quinta-feira, 31 de maio de 2012

O Mistério da Santíssima Trindade
As três pessoas da Santíssima Trindade é um só Deus em Três Pessoas distintas. O Pai, o Filho e o Espírito Santo, possuem a mesma natureza divina, a mesma grandeza, bondade e santidade. Apesar disso, através da história, a Igreja tem observado que certas atividades são mais apropriadas a uma pessoa que a outra. A Criação do mundo é mais apropriada ao Pai, a redenção ao Filho e a Santificação, ao Espírito Santo. Nenhuma das Três pessoas Trinitárias exerce mais ou menos poder sobre as outras. Cada uma delas tem toda a divindade, todo poder e toda a sabedoria. E justamente, nesta breve dissertação, constatamos a profundidade do mistério da Santíssima Trindade, ante a complexidade em assimilar a magnitude de Três pessoas distintas formando um só Deus. Trata-se, portanto, de um grande mistério, central da fé cristã. As Escrituras são claras a respeito da Santíssima Trindade, desde o antigo, até o novo Testamento.
A festa da Santíssima Trindade é um dos dias mais importantes do ano litúrgico. Nós, como cristãos a celebramos convictos pelos ensinamentos da Igreja, que possui a plenitude das verdades reveladas por Cristo. É dogma de fé estabelecido, a essência de um só Deus em Três Pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. É um mistério de difícil interpretação, impossível, de ser assimilado pelas limitações humanas.
Há séculos a Santa Igreja ensina o mistério de Três Pessoas em um só Deus, baseada nas claras e explícitas citações bíblicas. Mas desaconselha a investigação no sentido de decifrar tão grande mistério, dada a complexidade natural que avança e se eleva para as coisas sobrenaturais.
Santo Agostinho de Hipona, grande teólogo e doutor da Igreja, tentou exaustivamente compreender este inefável mistério. Certa vez, passeava ele pela praia, completamente compenetrado, pediu a Deus luz para que pudesse desvendar o enigma. Até que deparou-se com uma criança brincando na areia. Fazia ela um trajeto curto, mas repetitivo. Corria com um copo na mão até um pequeno buraco feito na areia, e ali despejava a água do mar; sucessivamente voltava, enchia o copo e o despejava novamente. Curioso, perguntou à criança o que ela pretendia fazer. A criança lhe disse que queria colocar toda a água do mar dentro daquele buraquinho. No que o Santo lhe explicou ser impossível realizar o intento. Aí a criança lhe disse: “É muito mais fácil o oceano todo ser transferido para este buraco, do que compreender-se o mistério da Santíssima Trindade”. E a criança, que era um anjo, desapareceu...
Santo Agostinho concluiu que a mente humana é extremante limitada para poder assimilar a dimensão de Deus e, por mais que se esforce, jamais poderá entender esta grandeza por suas próprias forças ou por seu raciocínio. Só o compreenderemos plenamente, na eternidade, quando nos encontrarmos no céu com o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Ao participarmos da Santa Missa observamos que, desde o início, quando nos benzemos, até o momento da bênção trinitária final, constantemente o sacerdote invoca a Santíssima Trindade, particularmente durante a pregação eucarística. As orações que o padre pronuncia após a consagração, que por certo são dignas de serem ouvidas com atenção e recolhimento, são dirigidas a Deus Pai, por mediação de Jesus Cristo, em unidade com o Espírito Santo. E é na missa onde o cristão logra vislumbrar, pela graça do Espírito Santo, o mistério da Santíssima Trindade. Devemos, neste momento, invocar a Deus Trino, que aumente nossa fé, porque sem ela, será impossível crer neste mistério, mistério de fé no sentido estrito. Mesmo sem conseguir penetrar na sua essência o cristão deverá, simplesmente, crer nele.
O mistério da Santíssima Trindade é uma das maiores revelações feita por Nosso Senhor Jesus Cristo. Os judeus adoram a unicidade de Deus e desconhecem a pluralidade de pessoas e a sua unidade substancial. Os demais povos adoram a multiplicidade de deuses. O cristianismo é a única religião que, por revelação de Jesus, prega ser Deus uno em três pessoas distintas:

DEUS PAI – Não foi criado e nem gerado. É o “princípio e o fim, princípio sem princípio”; por si só, é Princípio de Vida, de quem tudo procede; possui absoluta comunhão com o Filho e com o Espírito Santo. Atribui-se ao Pai a Criação do mundo.
DEUS FILHO – Procede eternamente do Pai, por quem foi gerado, não criado. Gerado pelo Pai porque assumiu no tempo Sua natureza humana, para nossa Salvação. É Ele Eterno e consubstancial ao Pai (da mesma natureza e substância). Atribui-se ao Filho a Redenção do Mundo.
DEUS ESPÍRITO SANTO – Procede do Pai e do Filho; é como uma expiração, sopro de amor consubstancial entre o Pai e o Filho; pode-se dizer que Deus em sua vida íntima é amor, que se personaliza no Espírito Santo. Manifestou-se primeiramente no Batismo e na Transfiguração de Jesus; depois no dia de Pentecostes sobre os discípulos. Habita nos corações dos fiéis com o dom da caridade. Atribui-se ao Espírito Santo a Santificação do mundo.
O Pai é pura Paternidade, o filho é pura Filiação e o Espírito Santo, puro nexo de Amor. São relações subsistentes, que em virtude de seu impulso vital, saem um ao encontro do outro em perfeita comunhão, onde a totalidade da Pessoa está aberta à outra distintamente. Este é o paradigma supremo da sinceridade e liberdade espiritual a que devem ter as relações interpessoais humanas, num perfeito modelo transcendente, só assim, compreensível ao entendimento humano. É desta forma que devemos conhecer a mensagem a Santíssima Trindade, mesmo sem alcançar os segredos do seu mistério. Desta maneira, devemos nos comprometer a adquirir certas atitudes nas nossas relações humanas. A Igreja nos convida a “glorificar a Santíssima Trindade”, como manifestação da celebração. Não há melhor forma de fazê-lo, senão revisando as relações com nossos irmãos, para melhorá-las e assim viver a unidade querida por Jesus: “Que todos sejam um”.

sábado, 26 de maio de 2012

AVISOS PAROQUIAIS



1 – Devido a Festa do Milho, serão canceladas as missas deste domingo na Igreja São Francisco, Perpétuo Socorro, Alexandria e Santa Teresinha. Haverá missa somente na Igreja São Judas e São José, às 8h00, na Igreja Matriz às 08h30, às 10h00 (missa da família e em seguida Coroação de Nossa Senhora) e às 18h00.



2 – TREZENA DE SANTO ANTÔNIO: Terá início no dia 29 de maio, terça-feira, às 15h00 na Igreja Matriz.



3 – RECITAÇÃO DAS MIL AVE-MARIAS: Será dia 31 de maio, quinta-feira, a partir das 13h00 na Igreja Matriz.



4 – MISSA DA SANTÍSSIMA TRINDADE: Será no próximo domingo, dia 03 de junho, às 08h00 na própria comunidade.



5 – FORMAÇÃO PARA OS CATEQUISTA: Será no próximo domingo, dia 03 de junho, às 08h30 no CPP.

quinta-feira, 24 de maio de 2012


Igreja Matriz Paróquia Nossa das Dores Divulga

Programação da Trezena de Santo Antônio 2012

Santo Antônio, doutor da Igreja, nasceu em Lisboa, em 1195, e morreu nas vizinhanças da cidade de Pádua, na Itália, em 1231, por isso é conhecido como Santo Antônio de Lisboa ou de Pádua. O nome de batismo dele era Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo. Ainda jovem pertenceu à Ordem dos Cônegos Regulares, tanto que pôde estudar Filosofia e Teologia, em Coimbra, até ser ordenado sacerdote. Não encontrou dificuldade nos estudos, porque era de inteligência e memória formidáveis, acompanhadas por grande zelo apostólico e santidade. Aconteceu que em Portugal, onde estava, Antônio conheceu a família dos Franciscanos, que não só o encantou pelo testemunho dos mártires em Marrocos, como também o arrastou para a vida itinerante na santa pobreza, uma vez que também queria testemunhar Jesus com todas as forças.  Ao ir para Marrocos, Antônio ficou tão doente que teve de voltar, mas providencialmente foi ao encontro do "Pobre de Assis", o qual lhe autorizou a ensinar aos frades as ciências que não atrapalhassem os irmãos de viverem o Santo Evangelho. Neste sentido, Santo Antônio não fez muito, pois seu maior destaque foi na vivência e pregação do Evangelho, o que era confirmado por muitos milagres, além de auxiliar no combate à Seita dos Cátaros e Albigenses, os quais isoladamente viviam uma falsa doutrina e pobreza. Santo Antônio serviu sua família franciscana através da ocupação de altos cargos de serviço na Ordem, isto até morrer com 36 anos para esta vida e entrar para a Vida Eterna.

 
Santo Antônio, rogai por nós!

 
1º Dia da Trezena de Santo Antônio: 29 de maio, terça-feira, às 15h00.
Tema: “Radiosa Infância de Santo Antônio”.

2º Dia da Trezena de Santo Antônio: 1º de junho, sexta-feira, às 14h30.
Tema: “Vocação Franciscana de Santo Antônio”.

3º Dia da Trezena de Santo Antônio: 02 de junho, sábado, às 15h00.
Tema: “Humildade de Santo Antônio”.

4º Dia da Trezena de Santo Antônio: 03 de junho, Domingo, às 15h00.
Tema: “Obediência de Santo Antônio”.

5º Dia da Trezena de Santo Antônio: 04 de junho, segunda-feira, às 15h00.
Tema: “Zelo Apostólico de Santo Antônio”.

6º Dia da Trezena de Santo Antônio: 05 de junho, terça-feira, às 15h00.
Tema: “Caridade de Santo Antônio”.

7º Dia da Trezena de Santo Antônio: 06 de junho, quarta-feira, às 14h30.
Tema: “Fervor de Santo Antônio”.

8º Dia da Trezena de Santo Antônio: 07 de junho, quinta-feira, às 15h00.
Tema: “Favores Concedidos a Santo Antônio”.

9º Dia da Trezena de Santo Antônio: 08 de junho, sexta-feira, às 15h00.
Tema: “Esperança de Santo Antônio”.

10º Dia da Trezena de Santo Antônio: 09 de junho, sábado, às 15h00.
Tema: “Abstinência de Santo Antônio”.

11º Dia da Trezena de Santo Antônio: 10 de junho, domingo, às 15h00.
Tema: “A Castidade de Santo Antônio”.

12º Dia da Trezena de Santo Antônio: 11 de junho, segunda-feira, às 15h00.
Tema: “Prudência de Santo Antônio”.

13º Dia da Trezena de Santo Antônio: 12 de junho, terça-feira, às 15h00.
Tema: “Glorificação de Santo Antônio”.


Missa de Encerramento da Trezena de Santo Antônio com a Bênção dos Pães e dos Lírios: Será dia 13 de junho, quarta-feira, às 15h00.



Venha rezar conosco, e traga sua família e amigos!!!



 

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Neste final de semana, dias 26 e 27 de maio, acontecerá a tradicional Festa do Milho da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Cândido Mota, já em sua 4ª edição.
Todos os anos o evento é promovido pelo Conselho Administrativo Paroquial, e conta com a participação de todas as Comunidades, Movimentos e Pastorais no preparo e na venda dos alimentos.


Será oferecido na Festa, diversos pratos típicos, dentre eles:


 
Pamonha – Comunidades São Francisco, São José, N.Sra. do Perpétuo Socorro, Sagrada Família, Pastoral do Idoso e Pastoral, da Criança.

Bolos, doces e trufas – Comunidade Santa Teresinha.

Pastel – Comunidade Santíssima Trindade  e Juventude.

Espetinho – Comunidade São Benedito, Porto Almeida e São Judas.

Frango assado e bolinho de bacalhau – Comunidade da Pinguela.

Fathae – ECC.

Croquete, milho cozido, curau e quentão – Comunidade do Frutal, Catequese, Irmãs de São Caetano e Pascom.

Feijoadinha – Pastoral Familiar e ECC.

Bolo de milho doce e salgado – Comunidade do Santuário Santa Clara.

Bebidas (Chopp, cerveja, refrigerante e água) – Responsável pelas vendas: Rogério de Oliveira.



Para animar ainda mais a 4ª Festa do Milho haverá várias atrações musicais e diversos brinquedos para a garotada!!!





Participe e traga toda sua família!!!



segunda-feira, 21 de maio de 2012

Pentecostes: “Vinde, Espírito Santo!”

O que é Pentecostes? Era para os judeus uma festa de grande alegria, pois era a festa das colheitas. Ação de graças pela colheita do trigo. Vinha gente de toda a parte: judeus saudosos que voltavam a Jerusalém, trazendo também pagãos amigos e prosélitos. Eram oferecidas as primícias das colheitas no templo. Era também chamada festa das sete semanas por ser celebrada sete semanas depois da festa da páscoa, no qüinquagésimo dia. Daí o nome Pentecostes, que significa "qüinquagésimo dia". No primeiro pentecostes, depois da morte de Jesus, cinqüenta dias depois da páscoa, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo; todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas (At 2,1-4).
As primícias da colheita aconteceram naquele dia, pois foram muitos os que se converteram e foram recolhidos para o Reino. Quem é o Espírito Santo? O prometido por Jesus: "…ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem a realização da promessa do Pai a qual, disse Ele, ouvistes da minha boca: João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo dentro de poucos dias" (At 1,4-5). Espírito que procede do Pai e do Filho: "quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade que vem do Pai, ele dará testemunho de mim e vós também dareis testemunho…" (Jo 15 26-27). O Espírito Santo é Deus com o Pai e com o Filho. Sua presença traz consigo o Filho e o Pai. Por Ele somos filhos no Filho e estamos em comunhão com o Pai.
Qual é sua missão?
Introduzir-nos na comunhão do Filho com o Pai, santificando-nos e fazendo-nos filhos com Jesus. Fortalecer-nos para a missão de testemunhar e anunciar Jesus ao mundo. Para isso recebemos a plenitude de seus dons bem como a capacidade de proclamar a todos a quem somos enviados o Evangelho de Jesus. O Espírito Santo é o AMOR do Pai e do Filho derramado em nossos corações.O amor é fogo que arde, é chama que aquece e é força que aproxima e une.
O milagre das línguas é este: tomados pelo amor de Deus os homens passam a viver uma profunda comunhão e entre eles se estabelece a concórdia e a paz destruída pelo orgulho de Babel, raiz da discórdia e da confusão das línguas. Guiar a Igreja nos caminhos da história para que ela permaneça fiel ao Senhor e encontre sempre de novo os meios de anunciar eficazmente o Evangelho. E isto o Espírito Santo o faz assistindo os pastores, derramando seus carismas sobre todo o Povo e a todos sustentando na missão de testemunhar o Evangelho. É pelo Espírito Santo que Jesus continua presente e atuante na sua Igreja.
Quem O recebe?
Todos os que são batizados e crismados.
Quem dele vive?
Somente aqueles que procuram guardar a Palavra do Senhor no esforço de conversão, na oração e no empenho em testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus. Quem crê no Espírito Santo e procura viver Dele, é feliz. Amém.

(Dom Eduardo Benes Bispo diocesano de Lorena/SP)

sábado, 19 de maio de 2012

 

AVISOS PAROQUIAIS



1 - A Equipe de voluntários da Pastoral da Criança da Paróquia Nossa Senhora das Dores, agradece os doadores e participantes do bazar realizado no dia 06 de maio, e informa que o resultado foi muito satisfatório.



2 –    REUNIÃO DA TOPADA:  Será neste domingo, dia 20 às 09h00 no CPP.     


3 –   REUNIÃO DA PASTORAL DA CRIANÇA: Será terça-feira, dia 22 às 19h30 no CPP.



4 –  MISSA DE SANTA RITA DE CÁSSIA: Será quinta-feira, dia 24, às 19h30, na residência de Maria AP. Cavina Flauzino, Rua Adolfo Cavina, 262.


5 – No próximo final de semana, dias 26 e 27 de maio na Praça da Igreja Matriz acontecerá a tradicional Festa do Milho, toda a Comunidade está convidada a participar.


6 – FRANGO ASSADO NO FORNO A LENHA DA PINGUELA: Os interessados poderão adquirir o vale-frango na Secretaria Paroquial no valor de R$ 15,00 somente esta semana.



7 – Devido a Festa do Milho, serão canceladas as missas do sábado dia 26 na Igreja Sagrada Família, Santuário Santa Clara e Frutal. Haverá somente missa na Igreja Matriz às 18h00.
No domingo, dia 27, serão canceladas as missas na Igreja São Francisco, Perpétuo Socorro, Alexandria e Santa Teresinha. Haverá missa somente na Igreja São Judas e São José, às 8h00, na Igreja Matriz às 08h30, às 10h00 (missa da família e em seguida Coroação de Nossa Senhora) e às 18h00.

sexta-feira, 18 de maio de 2012


O Dia Mundial das Comunicações surgiu no Concilio Vaticano II, em 1963. Este ano o 46º Dia Mundial foi anunciado no dia 24 de janeiro, no dia do patrono dos jornalistas que é São Francisco e Sales. Este ano será celebrado no dia 20 de Maio em vários países e sempre um domingo antes de Pentecoste. 
Parece contraditório, mas o silêncio é o tema central do próximo Dia Mundial das Comunicações: “Silêncio e palavra: caminho de evangelização”. Numa sociedade onde existe uma overdose de estímulos, fluxos constantes de comunidades virtuais, palavras, imagens e sons... Será que o silencio é um toque de recolher, e nesse recolhimento podemos chegar à essência, e ter uma nova visão no horizonte contemporâneo?
O Papa diz que: “Quando as imagens e a informação são abundantes, torna-se essencial o silêncio para discernir o que é importante daquilo que é inútil ou acessório”. E acrescenta: “O silêncio é parte integrante da comunicação e, sem ele, não há palavras densas de conteúdo. No silêncio, escutamo-nos e conhecemo-nos melhor a nós mesmos, nasce e aprofunda-se o pensamento, compreendemos com maior clareza o que queremos dizer ou aquilo que ouvimos do outro, discernimos como exprimir-nos. Calando, permite-se à outra pessoa que fale e se exprima a si mesma, e permite-nos a nós não ficarmos presos, por falta da adequada confrontação, às nossas palavras e ideias. Deste modo abre-se um espaço de escuta recíproca e torna-se possível uma relação humana mais plena. É no silêncio, por exemplo, que se identificam os momentos mais autênticos da comunicação entre aqueles que se amam: o gesto, a expressão do rosto, o corpo enquanto sinais que manifestam a pessoa. No silêncio, falam a alegria, as preocupações, o sofrimento, que encontram, precisamente nele, uma forma particularmente intensa de expressão”.
“A sociedade da comunicação, com sua sobreabundância de estímulos, evidencia um valor que, à primeira vista, poderia parecer contrário a ela”, destaca o Papa Bento XVI..
E acrescenta: “Por isso é necessário criar um ambiente propício, quase uma espécie de «ecossistema» capaz de equilibrar silêncio, palavra, imagens e sons”. Concluiu dizendo: “... silêncio e palavra são elementos essenciais e integrantes da ação comunicativa da Igreja para um renovado anúncio de Jesus Cristo no mundo contemporâneo. A Maria, cujo silêncio «escuta e faz florescer a Palavra», confio toda a obra de evangelização que a Igreja realiza através dos meios de comunicação social”.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

5º PLANO DIOCESANO DE PASTORAL

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS DORES – CÂNDIDO MOTA
Para a Assembléia Regional, 17 de maio de 2012 – Vila Glória - Assis
Quanto às duas prioridades solicitadas, rumo ao 5º Plano Diocesano de Pastoral, houve praticamente uma unanimidade nos encontros dos grupos de pastoral e de movimentos da Paróquia, unanimidade sempre baseada no Documento de Aparecida.
1. Na linha da Missão:
O conteúdo do Capítulo IX: Família, pessoas e vida. Todos os grupos consideraram que a realidade principal que deve ser evangelizada no momento, é a família. A desestruturação da família parece ser a origem dos grandes males que a nossa sociedade enfrenta hoje. A queda dos valores familiares; o ataque e a agressão que a família sofre diariamente na mídia; a irresponsabilidade dos pais, que leva à perda do sentido da hierarquia e à falta do respeito; as facilidades legais, cada vez mais ampliadas pelo poder público, em favor da separação; a confusão dos gêneros (dois do mesmo gênero podem formar uma família e adotar filhos); o desconhecimento da sacramentalidade dos laços familiares, são alguns dos pontos negativos que levam à desestruturação da família. Destruida a família, está destruída a sociedade primária onde a criança aprende a socializar-se com os laços do amor, da solidariedade, das boas maneiras, do respeito que leva à idéia de cidadania, e,  em conseqüência da falta destes aspectos da educação, que devem ser transmitidas no tempo certo, não se chega também ao sentimento de moralidade, tornando tudo permissível. Os pais perdem sua função na educação, sem a autoridade para impor os limites sadios, a adolescência fica então à deriva, perde-se o valor da dignidade da mulher e da vida, e consequentemente,  segue com facilidade a  dissolução da juventude nos vícios do sexo, do álcool e da droga. Por isso o ponto principal da missão deve ser o resgate dos valores da família.
2. Na Linha do Discipulado:
Na linha do discipulado, também foi praticamente unânime a escolha dos elementos do Capítulo VI do Documento de Aparecida, principalmente o conteúdo dos números 128 a 133. A preocupação de Jesus foi a formação dos seus discípulos. Além do chamado a segui-lo, neste próprio chamado Jesus incluíu a missão. Mas esta missão parte de uma compreensão de quem é Jesus. O conhecimento de Jesus e de sua missão é essencial para o discípulo. Isto a história demonstra muito claramente no exemplo dos Apóstolos: segundo Marcos 16, 19-20: vendo que Jesus tinha sido arrebatado “... saíram a pregar por toda parte, agindo com eles o Senhor”, e nos Atos dos Apóstolos 1, 11: dois anjos disseram: “Homens da Galiléia, por que estais a olhar para céu”? O elemento principal que se percebeu nas aspirações dos grupos é o conhecimento de Jesus. No modo como se expressaram descobre-se o que se entende por  catequese querigmática e permanente, com mais acompanhamento e zelo dos pastores, mais formação para os leigos que leve em conta não só o conhecimento, mas  uma adesão mais decidida e consciente a Cristo e sua Igreja, e uma espiritualidade mais forte. Deste conhecimento prático, o discipulado pode fluir mais facilmente. * 
 Nota: Os elementos contidos nestas duas prioridades escolhidas não foram inventadas pela equipe de análise e redação, mas apenas colocadas em ordem, quando as sugestões estavam dispersas nas diversas respostas dos grupos.

sexta-feira, 11 de maio de 2012


Uma Simples mulher existe que, pela imensidão de seu amor,
tem um pouco de Deus e pela constância de sua dedicação,
em muito de anjo; que, sendo moça pensa como uma anciã
e sendo velha , age com as forças todas da juventude .

Quando ignorante, melhor que qualquer sábio desvenda
os segredos da vida e, quando sábia, assume a simplicidade
das crianças; pobre, sabe enriquecer-se com a felicidade dos
que ama,e, rica, empobrecer-se para que seu coração não
sangre ferido pelos ingratos.

Forte, entretanto estremece ao choro de uma criancinha,
e, fraca, entretanto se alteia com a bravura dos leões;
viva, não lhe sabemos dar valor porque à sua sombra todas
as dores se apagam, e, quando não a temos tudo o que
somos e tudo o que temos daríamos para vê-la de novo,
e dela receber um aperto de seus braços,
uma palavra de seus lábios

Não exijam de mim que diga o nome desta
mulher se não quiserem que ensope de lágrimas
este álbum: porque eu a vi passar no meu caminho.

Quando crescerem seus filhos, leiam para eles esta página:
eles lhes cobrirão de beijos a fronte; e dirão que um pobre
viajante, em troca da suntuosa hospedagem recebida,
aqui deixou para todos o retrato de sua própria Mãe.

(Dom Ramon Angel Jara - Bispo de La Serena –Chile)

quarta-feira, 9 de maio de 2012

MENSAGEM É MAIS DO QUE UMA SIMPLES DOUTRINA

Pontos estudados na última formação dos catequistas da Paróquia em 06/05/12.

1.  Quando na catequese se fala de conteúdo, pensa-se logo, em geral  na doutrina. Mensagem é mais do que uma doutrina, ou de uma lista de pontos que levam  a um comportamento. Isto  pode-se  chamar de simples  comportamento moral. A catequese é mais que isso. Segundo João Paulo II, é uma mensagem: “Quem diz mensagem diz algo mais que doutrina. Quantas doutrinas de fato jamais chegaram a ser mensagem. A mensagem  não se limita  a propor idéias: ela exige uma resposta, pois é uma interpelação  ( isto é, uma provocação) entre pessoas, entre aquele que propõe e aquele que responde. A mensagem é vida. Cristo anunciou a Boa-Nova, a Salvação e a felicidade: ‘Felizes os pobres no espírito, felizes os mansos, felizes os perseguidos  por causa da justiça...’ (Pronunciamento do Papa João Paulo II em Porto Alegre em 5 de julho de l980). Nas bemaventuranças, Cristo não expõe simplesmente uma doutrina, como aliás em todo o Evangelho. Ao mesmo tempo que expõe, Ele propõe como uma provocação que exige uma resposta de vida.

2. Jesus Cristo não é uma doutrina. Ele é um fato que muda o destino do mundo e dos homens. Por fidelidade e obediência ao Pai que o enviou, Ele se entrega livremente à morte: torna-se o verdadeiro cordeiro que tira o pecado do mundo. Por isso é o Senhor Salvador e Filho de Deus quando ressuscita e vai morar à direita do Pai. Ele se torna o condutor de todos ao Pai. Chegar ao Pai é a nossa meta final. Só Jesus Cristo pode fazer isso: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém vai ao Pai, senão por mim (João 14, 6; 12,35). É Ele que revela o Espírito Santo e com o Pai Ele envia este Espírito, que por sua vez, nos une a Jesus e assim forma a Igreja, Povo de Deus, que somos nós, unidos por uma só fé e pelos sacramentos na Igreja que é o Corpo de Cristo, no qual Cristo é a Cabeça e nós os membros.

3. Contudo, a Igreja só é Igreja se for uma imagem verdadeira (ícone) desta Comunidade da Trindade. O mistério da Santíssima Trindade, revelado em Jesus Cristo, é um Deus-Comunhão do Pai, do Filho e do Espírito Santo conosco, formando a família de Deus. É por isso que nos amamos. Este é o Centro da fé  e da vida cristã. Como se vê,  é mais do que um ensinamento, uma simples doutrina. É vida. O convite a viver isso, é a mensagem  salvadora do Evangelho. Ao viver isso é que nos tornamos imagem e semelhança de Deus   (criados à imagem e semelhança de Deus). Isto deve ser sentido também na vida da família e da sociedade. A sociedade não cristã se não reflete nas suas relações esta realidade.

- Trabalho realizado em grupos:
 Foram lidos e discutidos  estes pontos em grupos que tentaram  verificar o quanto a catequese é capaz de transmitir isso aos catequizandos.                                                                                 

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Noite Festiva

Hoje dia 4 de maio, no salão paroquial, a partir das 19h30. Em prol da construção da Igreja da Santíssima Trindade.
Convites serão vendidos no local.
                                       Vamos Prestigiar!!!

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Quermesse

- Água da Pinguela dia 19 de maio, no barracão da Capela Santo Antonio, a partir das 19h30.

- Frutal dia 5 de maio, no tradicional salão paroquial, a partir das 20h. Realização Igreja São Sebastião.
                                      
                                                               Vamos prestigiar!!

Missa dia 1º de maio em Birigui






Missa de abertura da Trezena em louvor a Nossa Senhora de Fátima em Birigui. O querido Frei Ismael Martignago a convite da comunidade foi o celebrante.