sexta-feira, 31 de agosto de 2012




O mês de setembro é dedicado à Bíblia na Igreja Católica por causa de São Jerônimo que faleceu a 30 de setembro de 420, e que  teve um papel decisivo na difusão da Bíblia no Ocidente, com sua tradução da Bíblia direta do aramaico e do hebraico, quanto aos livros do Antigo Testamento,  e do grego, quanto aos livros do Novo Testamento, para o latim popular. A Bíblia traduzida em latim veio a ser chamada de Vulgata. Vulgo em latim significa povo. Chama-se então Vulgata a Bíblia traduzida por ele, para significar a “Bíblia traduzida em linguagem popular”. Ele fez esta tradução fiel para que o povo pudesse ler, em linguagem correta, mas de modo simples e popular a Palavra de Deus.
A palavra bíblia vem do grego biblon que significa livro. Bíblia  é o plural. Isto é, não se trata de um só livro, mas de uma coleção de livros que nos trazem a Palavra de Deus, e que foram inspirados pelo Espírito Santo para nos ensinar o caminho da verdade que nos leva ao contato com Deus que nos fala e nos leva à Salvação.
O que está escrito chegou até os homens em primeiro lugar pela tradição. O fundamento da fá está na Palavra revelada por Deus aos homens através dos acontecimentos narrados por homens inspirados divinamente e que também  comentaram esses acontecimentos, dando-lhes o verdadeiro sentido. O comentarista definitivo da  Palavra de Deus foi Jesus Cristo, que não só a comentou mas viveu  que a viveu também nos acontecimentos decisivos, na sua encarnação, paixão, morte e ressurreição.
A Palavra de Deus, em primeiro lugar, foi comunicada oralmente, e depois de uma longa tradição, passou a ser escrita. O Antigo Testamento começou a ser escrito depois do ano novecentos antes de Cristo e terminou quase um século depois do seu nascimento. Os evangelhos só começaram a ser escritos  depois do ano quarenta e oito após sua morte e ressurreição. Por isso a fé vem da Palavra de Deus que tem  duas fontes: a tradição e a escritura. Da tradição em primeiro lugar, e depois da escritura que perpetua entre os homens a Palavra de Deus.
É na Bíblia  que essencialmente encontramos o caminho da salvação. Tudo o que diz respeito à finalidade do homem e de sua salvação está na Bíblia. Daí ser essencial ao cristão conhecer  os ensinamentos bíblicos, quer lendo, quer escutando com atenção, o que Deus tem a dizer e ordenar para o nosso bem total e definitivo.
Frei Ismael Martignago - Pároco




Seja feliz! Conheça, leia e medite a Palavra de Deus.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

PROGRAMAÇÃO DA REINAUGURAÇÃO DA IGREJA SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS DE
CÂNDIDO MOTA



31/08/2012 – Sexta-feira: 19h00, carreata com a imagem da Santa com saída da Igreja Matriz até a Igreja Santa Teresinha, logo em seguida, às 19h30, missa solene e bênção do altar presidida pelo Bispo Diocesano Dom Simão.


01/09/2012 – Sábado: Missa às 19h30 (Ação de graças por todos os falecidos da Comunidade)

 

02/09/2012 – Domingo: Missa às 19h30 (Ação de graças por todas as famílias e empresas que contribuíram com as reformas)


"Passarei meu céu fazendo o bem na Terra. Farei cair uma chuva de rosas"

sábado, 25 de agosto de 2012

AVISOS PAROQUIAIS


1 – MISSA DA FAMÍLIA: Será neste domingo, dia 26, às 10h00 na Igreja Matriz.


2 – Os casais interessados em marcar seu casamento para o ano de 2013, poderão reservar as datas à partir de segunda-feira, dia 27 de agosto, na Secretaria Paroquial.


3 – CASAMENTO COMUNITÁRIO: A Pastoral Familiar de Cândido Mota comunica que estão abertas as inscrições para casais que pretendem regularizar a sua situação matrimonial. As inscrições podem ser feitas na Secretaria Paroquial ou com qualquer membro da Pastoral da Família.


4 – REUNIÃO DA PASTORAL DA CRIANÇA: Será quinta-feira, dia 30 às 20h00 no CPP.


5 – REINAUGURAÇÃO DA IGREJA SANTA TERESINHA: Sexta-feira, dia 31 de agosto, à partir das 19h00, haverá uma carreata que sairá da Igreja Matriz até a Igreja Santa Teresinha com a imagem da Santa, em seguida, às 19h30, missa solene com o Bispo Dom Simão. Sábado, dia 1º e domingo, dia 02 de setembro, haverá missa às 19h30. Toda Comunidade está convidada a participar.

26 de Agosto, Dia do Catequista!!!

Quando Jesus se sentava entre os amigos e os discípulos e lhes falava de Deus, quando se esquecia das horas passadas felizes debaixo da sombra das árvores para revelar a Boa Nova a todos, quando abria seu coração para ensinar a rezar, a cuidar da vida, a ser bom, a buscar a verdade e a justiça, a chamar Deus de Pai, Paizinho, Jesus era catequista.
Quando Maria, lá na sua casa de Nazaré, colocava Jesus menino em seus joelhos e lhe falava de Deus e lhe explicava a história do povo de Israel, quando juntos rezavam os salmos, quando ela abria seu coração e louvava ao Senhor, cantando como os anjos do céu, Maria era catequista.
Quando Ana, mãe de Maria, chamava a filha junto de si e lhe falava das promessas de Deus, quando lhe lembrava as profecias que anunciavam o Messias, quando rezavam juntas para que o Salvador viesse logo, Ana era catequista.
E a história vai longe no tempo passado e irá mais longe no tempo futuro, porque ser catequista é uma alegria muito grande, porque é transmitir a preciosíssima herança da fé, o bem mais importante que uma família pode legar a seus filhos, que uma comunidade pode dar a seus irmãos. Porque ser catequista é aceitar um dom de pura doação e felicidade, visto que só é possível falar da abundância do coração. Porque ser catequista é assumir também o testemunho de vida, visto que a palavra ensinada precisa ter o eco dos gestos e dos sentimentos, e dos atos e do olhar. Porque ser catequista é ser sempre discípulo e um pouco mestre, sempre disponível e missionário.
Mas a maior alegria de ser catequista é viver se sentindo como que junto a Jesus, debaixo das árvores, ouvindo-o falar de Deus. Naquelas horas de encontro, de partilha e pura felicidade, parece que Maria nos toma em seu colo de Mãe e os anjos se aproximam para louvar ao Senhor. Porque a catequese pode ser como que um pedacinho de Paraíso, espaço e tempo de busca e encontro de Deus.

Que Nosso Senhor Jesus Cristo e Nossa Senhora das Dores Abençoe todos os Catequistas de nossa Paróquia!!!

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O TEMA “A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA” MARCOU  O ENCERRAMENTO DA SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS DORES


O encerramento da Semana Nacional da Família aconteceu neste domingo, dia 19 de agosto com a tradicional carreata realizada por centenas de fiéis da Paróquia Nossa Senhora das Dores e logo em seguida houve missa solene às 19h30 na Igreja Matriz.

A celebração foi presidida por Frei Ismael Martignago, e após a leitura do evangelho, segundo Lucas 1,39-56 que relata a visita de ária a casa da prima Isabel o casal Romildo e Andréia, a convite da Pastoral Familiar, iniciou a homilia ressaltando a importância da família.
O casal destacou que o evangelho da noite era pertinente ao encerramento da Semana nacional da Família. “Maria, que foi mãe e deu todo seu carinho para Jesus é exemplo de mulher, que formou uma família ao lado de José e Jesus. Ela carregou no ventre o salvador do mundo que veio a terra para servir e não para ser servido. A primeira atitude de Maria que ainda era uma menina, foi ajudar a família, e para isso foi até a região montanhosa, onde morava sua prima Isabel, já idosa e grávida de seis meses. Com certeza foi para ajudá-la nos serviços de casa, nos dando um exemplo de humildade”...”A Semana Nacional da Família serve para que haja conscientização da importância da família para todos nós. A família é algo muito importante na vida de todos, pois Jesus enquanto humano precisou de uma família e conviveu  com Maria e José, recebendo amor, carinho e aprendendo muito com os pais”... “Não é necessário falar ao marido que este deve respeitar a esposa e vice versa; que os pais devem amar e educar seus filhos, ensinando a eles o melhor caminho a seguir, que é o de Jesus Cristo, isso deveria ser o dever de cada casal. Nada disso seria necessário se todos soubessem que a família é a base de tudo e principalmente para se criar os filhos. Ter uma família dá trabalho, e muitos de nós temos nossa vida profissional, na qual temos que cumprir metas, objetivos, e muitas vezes, damos conta, porém nos esquecemos de nossa família. Temos que arrumar tempo para investir nos valores familiares e cada um deve fazer sua parte. Temos que saber a importância da família na construção da tão sonhada paz”. Romildo e Andréia, encerraram a homilia citando a frase de Madre Tereza de Calcutá, em que, ao ser questionada sobre o que era preciso para se promover a paz no mundo, responde: “Voltem para seus lares e amem suas família”.


sábado, 18 de agosto de 2012

Tríduo e Missa Solene






A comunidade Santuário Santa Clara, agradece a todas as comunidades e todas as pessoas que participaram do tríduo e da missa solene em homenagem a Santa Clara.
AVISOS PAROQUIAIS


1 – SEMANA DA FAMÍLIA: Neste domingo dia 19, será o encerramento da Semana da Família. Haverá uma grande carreata em favor da Família saindo às 18h00 da Capela da Sagrada Família, seguindo até a Igreja Matriz, onde acontecerá a Missa da Família, às 19h30, com a participação de leigos na homilia da celebração.


2 – Neste domingo, dia 19, a coleta das missas é pelas Vocações Sacerdotais e serão destinadas à Diocese de Assis.


sábado, 11 de agosto de 2012

AVISOS PAROQUIAIS


1 – SEMANA DA FAMÍLIA: Terá início neste domingo dia 12, com missa na Igreja Matriz às 19h30 com o tema “A Família, o Trabalho e a Festa”. Durante a semana haverá várias ações na comunidade realizadas pela Pastoral Familiar. O encerramento será no domingo, dia 18, às 19h30 com a participação de leigos na homilia da celebração.

 
2 – REUNIÃO DO CONSELHO ADMINISTRATIVO: Será terça-feira, dia 14 às 19h30 no CPP.

 
3– REUNIÃO DOS COORDENADORES DO ECC: Será quarta-feira, às 20h00 no Salão Paroquial.



4 – O Grupo de Oração “Jesus te Chama” convida a todos para participar do Encerramento do 4º Cerco de Jericó, nesta segunda-feira, a partir das 19h30 na Igreja de Santa Teresinha, com a presença de Pe. Roberto da cidade de Bandeirantes.


 
5 – No próximo domingo, dia 18, a coleta das missas é pelas Vocações Sacerdotais e serão destinadas à Diocese de Assis.



P A I...

Pai nosso de todos os dias,
Imagem e semelhança
Daquele lá do céu.

Um ser especial,
um
companheiro fiel...
Fonte de
amor, de esperança e de sabedoria!

Tudo que sabemos e somos,
aprendemos contigo.

Ensinaste-nos dando exemplos, fazendo!

Assim
crescemos,
fazendo e aprendendo,

Sempre vendo em ti um modelo, um amigo.

De ti,
trazemos no sangue e no nome,
gotas e pedacinhos,

Verdadeiros símbolos de amor e de carinho,

Que se integraram à nossa vida,
fazem parte do nosso ser,
Ser pai é mais que missão,
É exercício pleno do amor,
através da entrega e da doação.

É dar a própria vida, para que os filhos possam viver!

Pai, obrigado pela VIDA!
 

Feliz dia dos Pais!!!

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

  
Semana Nacional da Família

Do dia 12 à 18 de agosto, acontece em todo
o Brasil, o eventopromovido pela Comissão Episcopal Pastoralpara Vida e Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar


Evento anual que hoje faz parte do calendário de, praticamente, todas as Paróquias do Brasil, a Semana Nacional da Família teve início em 1992, como resposta ao desejo de se fazer alguma coisa em defesa e promoção da família, cujos valores vêm sendo agredidos sistematicamente em nossa sociedade. Escolheu-se, para isso, a semana seguinte ao dia dos pais, no mês de agosto, por ser o mês vocacional.

Em Cândido Mota para marcar o acontecimento, a Pastoral Familiar programou as seguintes ações:

a) No final de semana de 11 e 12/08 - Em todas as missas da Paróquia haverá um casal ligado a Pastoral Familiar que estará passando uma mensagem sobre família e convidando todos os fieis para participar de uma grande carreata em favor da família.

b) No dia 12/08 após a missa das 08h30 será liberado um terço içado por balões de gás na porta da frente da Matriz.

c) De 13 à 17/08 todos os programas da Ave Maria na Rádio Mensagem (87.9 FM) tratarão do tema "Família".

d) De 13 à 17/08 serão distribuídos aos alunos das escolas da cidade 5.000 panfletos com matéria sobre família. Serão distribuídas, também, uma carta aos professores de todas as escolas pedindo que incitem seus alunos a refletir sobre o tema.

e) No dia 19/08 haverá uma grande carreata em favor da Família saindo às 18h00 da Capela da Sagrada Família.

f) No dia 19/08 às 19h30 na Matriz, haverá Missa da Família com a participação de leigos na homilia da celebração.


A Pastoral Familiar de Cândido Mota conta com a participação de todos os fiéis nas atividades que estão sendo propostas!

sábado, 4 de agosto de 2012



AVISOS PAROQUIAIS

1 – FORMAÇÃO DOS CATEQUISTAS: Será neste domingo, dia 05, às 8h30 no Salão Paroquial.


2 – REUNIÃO DA PASTORAL FAMILIAR: Será segunda-feira, dia 06 às 20h00 no CPP


3– REUNIÃO DE LITURGIA: Será terça-feira, dia 07 às 19h30 no CPP.


4 – INÍCIO DO TRIDUO EM HONRA A SANTA CLARA: Será quarta-feira, dia 08 às 19h30 no Santuário.


5– REUNIÃO DOS MINISTROS DA COMUNHÃO SAGRADA: Será quinta-feira, dia 09 às 19h30 no CPP.



6 – Neste final de semana, dia 04 e 05 de agosto acontece a tradicional Festa do Santuário Santa Clara. Toda comunidade está convidada a participar.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

04 DE AGOSTO, DIA DO PADRE!




Vocês sabem o que significa a palavra padre? Significa “pai”, assim como o pai cuida de seus filhos o padre cuida daqueles que participam da nossa paróquia para que cresçam como verdadeiros filhos de Deus. Ser padre é ser abençoado e verdadeiramente escolhido por Deus. Sem dúvida nenhuma, somente alguém que tem Deus ao seu lado é capaz de realizar tantos feitos como celebrar a Eucaristia, pregar o Evangelho, acolher os pecadores, orientar e acompanhar como somente um pai pode fazer. Um pai espiritual dado pelo Senhor para nos guiar no caminho da salvação. O padre, como todos nós podemos ver, é o primeiro missionário de nossa comunidade. Ele está sempre conosco, atendendo as necessidades do povo, instruindo, confortando, visitando famílias, doentes, rezando missas, atendendo os pobres. Ser padre não é uma tarefa fácil! Deixar tudo é entregar-se completamente nas mãos do Senhor. Esta vocação pede força e fé. Por isso Deus chama para a vida sacerdotal quem tem um coração aberto para servir e se desapegar de tantas coisas que para nós, parecem tão importantes. A grande riqueza do padre é Jesus que ele escolheu seguir por toda a vida. O padre precisa de nós tanto quanto nós dele. Precisa do nosso apoio, colaboração e compreensão; precisa do nosso amor, da nossa amizade e de nossas orações, para que Deus lhe dê animo e coragem para seguir confiante e com alegria em sua missão. Ter um padre em nossas comunidades é uma benção de Deus e isto precisa ser celebrado com muito amor e alegria.


Parabéns a todos os Padres, que Deus renove diariamente a belíssima vocação a que foram chamados e a qual disseram SIM.
Deus os abençoe e guarde! Especialmente os Padres da Paróquia Nossa Senhora das Dores: Frei Ismael Martignago, Frei José de Oliveira, Frei Luiz Gonzaga dos Santos Filho e Frei Anderson de Oliveira.


Neste final de semana, dia 04 e 05 de agosto acontece a tradicional Festa do Santuário Santa Clara. Participe deste maravilhoso evento com sua família e amigos!


PROGRAMAÇÃO LITÚRGICA

Quarta-feira (08/08) às 19h30 – Missa com a participação das Comunidades: Matriz, São José, Comunidades Rurais e Nova Alexandria.
Tema: ”CLARA, ESPELHO DE VIDA NA EUCARISTIA”


Quinta-feira (09/08) às 19h30 – Missa com a participação das Comunidades: São Francisco, Sagrada Família e Perpétuo Socorro.
Tema: “CLARA E FRANCISCO, MESTRES NA ESPIRITUALIDADE”


Sexta-feira (10/08) às 19h30 – Missa com a participação das Comunidades: Santíssima Trindade, São Judas, Santa Teresinha e Irmãs de São Caetano.
Tema: “CLARA, FRATERNIDADE E OLHAR DE AMOR PELA CRIAÇÃO E PELAS CRIATURAS”


MISSA SOLENE EM AÇÃO DE GRAÇAS AO DIA DE SANTA CLARA, SERÁ NO SÁBADO, DIA 11 DE AGOSTO, ÀS 20H00.


Santa Clara de Assis, rogai por nós!