sábado, 29 de setembro de 2012


AVISOS PAROQUIAIS


1 – FESTA DE SANTA TERESINHA: Será segunda-feira, dia 1º de outubro, às 20h00 na própria Comunidade.

2 – TRÍDUO DE SÃO FRANCISCO: Acontecerá nos dias 02, 03 e 04 de outubro às 19h30 na própria comunidade: Dia 02, terça-feira, missa de abertura do tríduo; dia 03, quarta-feira missa e celebração do trânsito (morte) de São Francisco e dia 04, quinta-feira, missa solene em honra do padroeiro.

3 – REUNIÃO DE LITURGIA: Será dia 02, terça-feira, às 19h30 no CPP.

4 – REUNIÃO DOS COORDENADORES DOS COROINHAS: Será dia 03, quarta-feira, às 19h30 no CPP.

5 – REUNIÃO DO CONSELHO DE PASTORAL PAROQUIAL: Não haverá reunião do CPP nesta quinta-feira dia 04 de outubro devido a Festa de São Francisco de Assis

6 – FORMAÇÃO DA CATEQUESE: Será sábado, dia 06, às 15h00 no CPP.

7 – O Informativo Paroquial será entregue logo após a Santa Missa.
 



MISSAS E COMPROMISSOS DA SEMANA
De 1º A 05 DE OUTUBRO DE 2012.

01 - Segunda-feira
18h00: Ave Maria IRMÃS DE SÃO CAETANO
18h30: Terço – LEIGOS
20h00: Missa na Santa Teresinha - FREI ALONSO

 02 - Terça-feira
09h30: Missa no Asilo – FREI JOSÉ
18h30: Terço – FREI ALONSO
19h00: Missa na Matriz – FREI ALONSO
19h30: Reunião de Liturgia – FREI ALONSO
19h30: Missa na São Francisco – FREI LUIZ

 03 - Quarta-feira
15h00: Novena de N. Senhora Aparecida – FREI ISMAEL
18h30: Terço – FREI ISMAEL
19h00: Missa na Matriz – FREI LUIZ
19h30: Reunião dos Coordenadores dos Coroinhas -
19h30: Missa na São Francisco – FREI JOSÉ

 04 - Quinta-feira
18h30: Terço – FREI ALONSO
19h30: Missa na Matriz – FREI JOSÉ
19h30: Missa na Pinguela – FREI ALONSO
19h30: Missa na São Francisco – FREI ISMAEL

 05 - Sexta-feira
15h00: Missa do Sagrado Coração de Jesus – FREI JOSÉ
18h30: Terço – LEANDRO
19h00: Missa na Matriz – FREI LUIZ ou FREI ISMAEL
19h30: Missa na Pirapitinga – FREI ALONSO

sábado, 22 de setembro de 2012

AVISOS PAROQUIAIS



1 – MISSA DA FAMÍLIA: Será neste domingo, dia 23, às 10h00 na Igreja Matriz.



2 – MISSA DO DIZIMISTA: Será dia 27, quinta-feira, às 19h30 na Igreja Matriz. Serão sorteadas 35 passagens entre todos os fiéis contribuintes da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Cândido Mota para uma excursão à  Aparecida do Norte promovida pela Pastoral do Dízimo.
Lembramos ainda que além das passagens serão sorteados  nesta noite, vários prêmios para os dizimistas que se fizerem presentes nessa Santa Missa. A Pastoral do Dízimo conta com a participação de todas as comunidades!



3 – TRÍDUO DE SANTA TERESINHA: Terá início na sexta-feira, dia 28, às 19h30 na própria Comunidade.



MISSAS E COMPROMISSOS DA SEMANA
De 24 A 28 DE SETEMBRO DE 2012.


24 - Segunda-feira
18h00: Ave Maria IRMÃS DE SÃO CAETANO
18h30: Terço – LEIGOS


25 - Terça-feira
18h00: Missa nas Irmãs – FREI JOSÉ
18h30: Terço – FREI ALONSO
19h00: Missa na Matriz – FREI ALONSO


26 - Quarta-feira
15h00: Novena de N. Senhora Aparecida – FREI ALONSO
18h30: Terço – LEIGOS
19h00: Missa na Matriz – FREI LUIZ


27 - Quinta-feira
18h30: Terço – FREI ISMAEL
19h30: Missa na Matriz (Dizimistas)– FREI ISMAEL


28 - Sexta-feira
18h00: Missa nas Irmãs – FREI JOSÉ
18h30: Terço – LEANDRO
19h00: Missa na Matriz – FREI LUIZ
19h30: Missa no São Benedito – FREI ALONSO
19h30: Missa na Santa Teresinha (1º dia do Tríduo) – PADRE RUI
20h00: Matriz (Casamento) – FREI ANDERSON

terça-feira, 18 de setembro de 2012

MISSA EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA PADROEIRA REUNI CENTENAS DE FIÉIS NA IGREJA MATRIZ


“NOSSA SENHORA DAS DORES, DEFENSORA DOS OPRIMIDOS, VITÓRIA DOS QUE LUTAM!”


Após visitar todas as Igrejas urbanas da Paróquia, de 07 à 15 de setembro, data em que comemoramos o dia de Nossa Senhora das Dores, a Imagem seguiu em carreata do Santuário Santa Clara até a Igreja Matriz, onde houve uma missa solene, em honra a Padroeira e aos 85 anos de emancipação Paroquial.

Em sua homilia, Frei Ismael ressaltou a importância das pessoas lutarem para mudar o mundo atual e não ficarem se lamentando e viver de saudosismo, pois a vida segue. “Não adianta viver de saudosismo, dizendo que tudo era melhor quando se era jovem. Devemos tentar mudar a atualidade para que o mundo se transforme em algo melhor e mais fraterno. Não podemos apenas esperar que Deus nos faça tudo, e ficarmos de braços cruzados, temos que ir a luta e assumir nossas responsabilidades. Se não fizermos nada, ninguém, nem Deus poderá nos fazer. Que sejamos como Maria, de atitude forte”.

Nossos sinceros agradecimentos a todos os fiéis que participaram e colaboraram na organização das celebrações em honra a nossa Padroeira!!!












Que Nossa Senhora das Dores abençoe a todos os candidomotenses!!!

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

As 7 Dores de Nossa Senhora


A primeira dor de Maria Santíssima:
PROFECIA DE SIMEÃO


E uma espada traspassará a tua própria alma (Luc. 2,35)
O Senhor usa esta compaixão conosco, de não nos deixar ver as cruzes que nos esperam, as espadas que atravessarão nossos corações, afim de que tenhamos de sofrer uma só vez. Maria Santíssima, ao contrário, depois da profecia de São Simeão, tinha sempre diante dos olhos e padecia continuamente todas as penas que a esperavam na Paixão do Filho. Mas se Jesus e Maria, inocentes, tanto padeceram por nosso amor, como ousamos lamentar-nos nós, que somos pecadores, quando temos de padecer um pouco pelo amor deles? - E crescia Jesus em sabedoria, em idade e em graça, junto de Deus e junto dos homens (Lc. 2,52) - [Ah! Filho meu, eu te aperto entre os meus braços, porque muito te amo; mas quanto mais te amo, tanto mais para mim Tu te transformas em ramalhetes de mirra e de dor, pensando em tuas penas!] Enquanto o rei se assentava à sua mesa, dava o meu nardo o seu cheiro. O meu amado é para mim como um ramalhete de mirra, que repousa entre os meus seios. (Ct. 1,12-13)


A segunda dor de Maria Santíssima:
FUGA PARA O EGITO


Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito (Mt. 2,13)
A profecia de São Simeão acerca da Paixão de Cristo e das dores de Maria Santíssima começou logo a realizar-se na fuga que teve de fazer para o Egito a Sagrada Família, afim de subtrair o Filho a perseguição de Herodes. Pobre Mãe! Quanto não devia ela sofrer tanto na viagem como durante a sua permanência naquele país entre os infiéis. Vendo a Sagrada Família na sua fuga, lembrando-nos que nós também somos peregrinos sobre a terra. Para sentirmos menos os sofrimentos do exílio, à imitação de São José, tenhamos conosco no coração Jesus e Maria. - Porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a vindoura (Hb. 13,14)


A terceira dor de Maria Santíssima:
PERDA DE NOSSO SENHOR NO TEMPO


Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos (Lc. 2,48)
A dor de Maria pela perda de Jesus foi sem dúvida uma das mais acerbas; porque ela então sofria longe do Filho, e a humildade fazia-lhe crer que Ele se tinha apartado dela por causa de alguma negligência sua. Sirva-nos esta dor de conforto nas desolações espirituais; e ensine-nos o modo de buscarmos a Deus, se jamais para nossa desgraça viermos a perdê-lo por nossa culpa. Lembremo-nos, porém, de que quem quiser achar a Jesus, não o buscar entre os prazeres e delícias, mas no pranto, entre as cruzes e mortificações, assim como Maria o procurou cheia de humildade. - Vistes, porventura, aquele a quem ama a minha alma? (Ct. 3,3) - O menino não aparece; e eu, aonde irei? (Gn. 37,30)- Vós não sois meu povo, e eu nem serei mais vosso (Os. 1,9)


A quarta dor de Maria Santíssima:
ENCONTRO COM NOSSO SENHOR CARREGANDO A SANTA CRUZ


Quando olhávamos para ele, nenhuma beleza víamos (Is. 53,2)
Consideremos o encontro que no caminho do calvário teve o Filho com sua Mãe. Jesus e Maria olham-se mutuamente, e estes olhares são como outras tantas setes que lhes transpassam o Coração amante. Se víssemos uma leoa que vai após seu filhote conduzido à morte, aquela fera havia de inspirar-nos compaixão. E não nos moverá à ternura ver Maria Santíssima que vai após Jesus Cristo, o seu Cordeiro Imaculado, enquanto o conduzem à morte por nós? Tenhamos compaixão dela, e procuremos também acompanhar a seu Filho e a ela, levando com paciência a cruz que nos dá o Senhor. - Não há quem a console entre todos os seus queridos (Jr. 1,2)


A quinta dor de Maria Santíssima:
MORTE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO


E a tua vida estará como em suspenso diante de ti (Dt. 28,66)
Contemplemos a acerba dor de Maria Santíssima no Calvário, obrigada a assistir a Jesus moribundo, a ver todas as penas que ele padecia, sem contudo lhe poder dar alívio. Então a aflita Mãe não cessou de oferecer a vida do Filho à Divina Justiça pela nossa salvação. Lembremo-nos que pelo merecimento de suas dores cooperou para nos fazer nascer para a vida da graça. Por isso tudo nós somos seus filhos. Ó como a Virgem exerceu sempre e ainda exerce bem o ofício de Mãe! Mas como nos havemos nós com o Filho? - Olhei, mas não havia ninguém para me ajudar! Eu estava consternado, mas não havia quem me sustivesse! Contudo, o meu braço veio em meu socorro e o meu furor me sustentou (Is. 63,5) - Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? (Mt. 27, 46) - Mulher, eis aí o teu filho. (Jô. 19,26)

  
A sexta dor de Maria Santíssima:
DESCIDA DE NOSSO SENHOR DA CRUZ


Tirou da cruz o corpo (Mc. 15,46)
Consideremos como, depois da morte do Senhor, dois de seus discípulos, José e Nicodemos, O descem da cruz e o depõe nos braços da aflita Mãe, que com ternura O recebe e O aperta contra o peito. Se Maria fosse ainda capaz de dor, que pena sentiria vendo que os homens, tendo visto seu Filho morto por amor deles, continuam a maltratá-lO com os seus pecados? Não atormentemos mais a nossa aflita Mãe, e se pelo passado nós também a temos afligido com as nossas culpas, voltemos arrependidos ao Coração aberto de seu Filho e Nosso Senhor, Jesus Cristo. - [O meu Filho era branco e vermelho] O meu amado é cândido e rubicundo (Ct. 5,10) - Infiéis, lembrai-vos disto: voltai ao coração [ferido do meu Filho], voltai arrependidos (Is. 46,8)


A sétima dor de Maria Santíssima:
SEPULTURA DE NOSSO SENHOR


Envolveu-o no pano e o depositou num sepulcro aberto em rocha (Mc. 15,46)
Consideremos como a Mãe dolorosa quis acompanhar os discípulos que levaram Jesus morto à sepultura. Depois de O ter acomodado com suas própria mãos, diz um último adeus ao Filho e ao Seu sepulcro, e volta para casa, deixando o Coração sepultado com Jesus. Nós também, à imitação de Maria, encerremos o nosso coração santo Tabernáculo, onde reside Jesus, já não morto, mas vivo e verdadeiramente como está no céu. Para isso é mister que o nosso coração esteja desapegado de todas as coisas da terra. - Onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. (Lc. 12,34)

 Que Nossa Senhora das Dores Abençoe todos os Fiéis de Nossa Paróquia!
AVISOS PAROQUIAIS



1 – REUNIÃO DOS COORDENADORES DO ECC: Será quarta-feira, dia 19, às 20h00 no Salão Paroquial.


2 – MISSA DA FAMÍLIA: Será no próximo domingo, dia 23, às 10h00 na Igreja Matriz.



3 – A Pastoral do Dízimo realizará uma Noite Festiva no dia 20/09/2012 no Salão Paroquial à partir das 20h00 em prol de uma viagem a Aparecida do Norte, oferecida aos dizimistas. Serão sorteadas 35 passagens entre todos os fiéis contribuintes da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Cândido Mota.
Este sorteio será realizado após a missa do dia 27/09/2012 em ação de graças a todos os fiéis dizimistas da nossa cidade.
Lembramos ainda que além das passagens serão sorteados  nesta noite, vários prêmios para os dizimistas que se fizerem presentes nessa Santa Missa. A Pastoral do Dízimo conta com a participação de todas as comunidades!


MISSAS E COMPROMISSOS DA SEMANA
De 17 A 21 DE SETEMBRO DE 2012.


17 - Segunda-feira
18h00: Ave Maria IRMÃS DE SÃO CAETANO
18h30: Terço – LEIGOS


18 - Terça-feira
18h00: Missa nas Irmãs – FREI JOSÉ
18h30: Terço – FREI ALONSO
19h00: Missa na Matriz (Crisma)– DOM SIMÃO / FREI ISMAEL


19 - Quarta-feira
15h00: Novena de N. Senhora Aparecida – FREI ALONSO
18h30: Terço – LEIGOS
19h00: Missa na Matriz (Ação de Graças – Aposentadoria de Vera Rampazzo)– FREI LUIZ
19h30: Reunião com os Coordenadores da Festa de São Sebastião – FREI ISMAEL
20h00: Reunião dos Coordenadores do ECC – FREI LUIZ


20 - Quinta-feira
18h30: Terço – LEIGOS
19h00: Missa na Matriz (Crisma) – DOM SIMÃO / FREI ISMAEL


21 - Sexta-feira
18h00: Missa nas Irmãs – FREI JOSÉ
18h30: Terço – LEANDRO
19h00: Missa na Matriz (Crisma)– DOM SIMÃO / FREI ISMAEL


VOTAR BEM NA DIOCESE DE ASSIS
EM VISTA DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2012




Orientações básicas aos fiéis cristãos católicos quanto a participação consciente e responsável no processo político-eleitoral dos municípios que integram a diocese de Assis-SP em vista das eleições a prefeitos e vereadores em outubro de 2012. Os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores são pessoas que exercem poder público, são o governo do município. São pessoas que se candidatam, democraticamente são eleitas pela população para ela prestarem serviços públicos.


1.O poder político emana do povo. Votar é um exercício importante de cidadania, por isso, não deixe de participar das eleições e de exercer bem esse poder. Lembre-se que seu voto contribui para definir a vida política do município.

2.O exercício do poder é um serviço ao povo. Verifique se os candidatos estão comprometidos com as grandes questões que requerem ações decididas das funções de prefeito e vereadores: a superação da pobreza, a promoção de uma economia voltada para a
criação de postos de trabalho e melhor distribuição da renda, educação de qualidade para todos, transporte, saúde pública, creches, asilos, moradia, saneamento básico,laser, respeito à vida e defesa do meio ambiente.

3.Governar é promover o bem comum. Veja se os candidatos e seus partidos estão comprometidos com a justiça e a solidariedade social, a segurança pública, a superação da violência, a justiça no campo,  a dignidade da pessoa, os direitos humanos de forma irrestrita, a cultura da paz e o respeito pleno pela vida humana desde a fecundação até o seu término natural. A vida, seus direitos e sua qualidade devem ser defendidas em toda e qualquer circunstância de sua existência. Desde a condição de zigoto, embrião e feto até o seu final quando todos os recursos médicos e hospitalares convencionais esgotarem seus recursos disponíveis. São valores fundamentais irrenunciáveis, inegociáveis, para o bom convívio social. Isso também supõe o reconhecimento à legítima posse de bens e à dimensão social da propriedade.

4.O bom governo está voltado para todos. Observe se os candidatos representam apenas os interesses próprios, de um grupo específico ou se pretendem promover políticas que beneficiem a sociedade como um todo, levando em conta, especialmente, as camadas sociais mais frágeis e necessitadas da atenção do poder público.

5.A pessoa pública deve ser capacitada e portadora de idoneidade moral. Dê seu voto apenas a candidatos com ficha limpa, pessoas honradas, publicamente honestas, dignas de confiança, capazes de governar com sabedoria, prudência e equidade e de fazer leis boas e justas para o bom convívio social no município.

6.Voto não é mercadoria. Fique atento à prática da corrupção eleitoral, ao abuso do poder econômico, à compra de votos e ao uso indevido da máquina administrativa na campanha eleitoral. Fatos como esses devem ser denunciados imediatamente, com testemunhas, às autoridades competentes. Questione também se os candidatos estão dispostos a administrar ou legislar de forma transparente, aceitando mecanismos de controle por parte da sociedade. Candidatos com um histórico de corrupção ou má gestão dos recursos públicos não devem receber nosso apoio nas eleições.

7.Voto consciente não é troca de favores, mas uma escolha livre. Procure conhecer os candidatos, sua história pessoal, suas idéias e as propostas defendidas por eles e os partidos aos quais estão filiados. Vote em candidatos que representem e defendam, depois de eleitos, as convicções que você também defende.

8.A religião pertence à identidade de um povo. Vote em candidatos que respeitem a liberdade de consciência, as convicções religiosas dos cidadãos, seus símbolos religiosos e a livre manifestação de sua fé.

9.A família é um patrimônio da humanidade e um bem insubstituível para a pessoa. Ajude a promover, com seu voto, a proteção da família contra todas as ameaças à sua missão e identidade natural. A sociedade que descuida da família destrói as próprias bases.

10.Votar é importante, mas ainda não é tudo.Acompanhe, depois das eleições,as ações e decisões políticas e administrativas do prefeito e vereadores, para cobrar deles a coerência para com as promessas de campanha e apoiar as decisões democraticamente acertadas.


Essas orientações básicas devem ser publicadas em nossos meios de comunicação e devem ser amplamente lidas, discutidas e divulgadas em nossas comunidades eclesiais, pastorais, movimentos, associações de fiéis e organismos da Diocese de Assis-SP.

                                                          Dom José Benedito Simão Bispo diocesano de Assis/SP