terça-feira, 30 de abril de 2013




Uma das orações mais comuns da Igreja Católica é a Ave Maria. Grande parte dos devotos, ao rezar o Pai Nosso, acrescenta imediatamente a Ave Maria. A primeira parte desta oração de saudação e de pedido a Nossa Senhora, é tirada inteirinha do Evangelho de São Lucas. Ou tomam-se as palavras do anjo,  ou de Isabel, sua prima, que saudou a Maria, porque estava repleta do Espírito Santo. Portanto, trata-se da Palavra de Deus. E nós a repetimos com muito amor e devoção.
A segunda parte é composta pelo povo, mas com palavras e expressões dentro da mais pura doutrina da Igreja e da Tradição. Nós aclamamos em primeiro lugar que Maria é Mãe de Deus. Na compreensão desta afirmação, pode entrar um pouco de confusão. Como Maria pode ser chamada de Mãe de Jesus, o Filho de Deus, se ele é eterno e goza de todos os atributos infinitos do Pai e do Espírito Santo?  Esta dificuldade não vem de hoje. Em 428 depois de Cristo, Nestório, Bispo e Patriarca  de Constantinopla, hoje Istambul, uma cidade muito importante para o mundo daquele tempo e para a Igreja,  começou a ensinar ao povo a doutrina de que Maria não era Mãe de Jesus Cristo enquanto Deus, mas era mãe simplesmente da parte humana. Isto significava que Nestório admitia em Cristo duas pessoas. O que é um absurdo. Foi então convocado um Concílio para resolver este problema, em 431, na cidade de Êfeso. Aí foi proclamado que em Cristo há duas naturezas, a humana que começou existir no tempo e a divina que é eterna. Ele tem uma só pessoa que é divina e eterna. Contudo só se pode ser mãe da pessoa e não de uma natureza. Portanto, Maria, por uma atribuição, gerando a natureza humana de Cristo, tornou-se Mãe de Deus. É a decisão dogmática conciliar, assinada pelo Papa Celestino I.
O restante da oração está tudo conforme a doutrina da Igreja. A gente diz a Maria: “Rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte”. A gente nunca diz: “Maria, perdoai nossos pecados”. Ela não tem este poder. Isto é só para Deus. Mas é a nossa primeira e principal intercessora junto de seu Filho. Esta é a mais bela e a mais válida oração que podemos fazer à Nossa Senhora.
                                                                                    Frei Ismael Martignago - Pároco



“ACASO A DEVOÇÃO MARIANA OFENDE A DEUS?”
Meus irmãos e irmãs, durante este mês de maio, vamos refletir sobre a DEVOÇÃO MARIANA em nossa Igreja. “Nós. Católicos, adoramos somente a Deus e a Ele prestamos  culto (Lc 4,8; Dt 3,13). Reconhecemos que só Jesus é o nosso Salvador, o único Senhor. Ele é o “autor e realizador de nossa fé” (Hb 12,2). Mas, acreditamos também, como nos diz o Concílio Vaticano II, que Maria tem um posto especial na comunhão dos Santos. Ela ocupa o lugar único, mais perto de Cristo e  mais perto de nós. Por isso, podemos rezar para ela, contar com sua intercessão, pedir sua proteção e auxílio e entregar-nos nas suas mãos. A graça que Maria nos dá não vem dela e ela nada segura para si. Tudo vem de Deus e para Deus volta. Quando chamamos Maria de Nossa Senhora, fazemos isso com delicadeza e afeto, reconhecimento e gratidão. Mas não podemos colocá-la no mesmo nível de Jesus. Ele é o nosso Senhor. Maria aprendeu de Jesus  a ser serva, a prestar serviço a toda humanidade (Mt 20,28). Só Jesus é a luz (Jo 1,9)...Maria, como um espelho, reflete e transmite a graça de Deus (Rm 3,18). No seu manto de luz, tão belo e radiante, ela transmite  a luz amorosa de Deus “(cf. CNBB, Com Maria Rumo ao Novo Milênio, Paulus, 1997).O primeiro tema da nossa reflexão é:

Deus fez uma digna Mãe para seu Filho

Deus, sendo onipotente, não “precisa” de nada e não está limitado a qualquer necessidade ou procedimento. Mas Ele “quis precisar” da livre cooperação da Virgem Maria na obra da Redenção, como Mãe de seu filho Jesus. E deste modo, criou Maria e a preparou para ser digna Mãe de seu Filho. Assim. “Maria não é mãe somente da parte humana de Jesus Cristo, mas de toda a sua pessoa de Filho de Deus encarnado”, porque Jesus devia vir ao mundo através de uma virgem, para provar aos homens que o Messias é verdadeiramente Deus entre nós (Is 7,14). O Pai de  Jesus é o próprio Deus. Tudo o que nela se realizou foi por obra e ação do Espírito Santo (Lc. 1,35)
Para os judeus, sequer tocar alguém impuro já transmitia a impureza. O que dizer então do grau de comunhão  que o filho tem com a mãe no ventre materno?
A carne e o sangue de Jesus foram feitos a partir da carne e do sangue de Maria (Lc 1,28s). Se Maria tivesse a mancha do pecado original, Jesus teria sempre “uma tal  ou qual mancha”, ou seja: a de ser descendente de uma pecadora.
Era perfeitamente possível a Deus livrar Maria da mancha do pecado. E Jesus nasceu dela, sendo feito da mesma carne e do mesmo sangue que ela, recebendo dela natureza humana, “fazendo-se tomar a forma de escravo”, “igual a nós  em tudo, menos no pecado”, como nos lembra o apóstolo São Paulo.
Podemos crer que a mãe do Filho de Deus não foi somente escolhida, mas sim criada especialmente com a finalidade de ser a  mãe de Jesus. Sabemos que Deus fez cada pessoa segundo a finalidade que Ele queria: “antes de seres gerado no ventre materno, eu te chamei pelo nome” (Jr. 1,5).
Assim, o Filho de Deus “fez-se homem, de modo a ser concebido do Espírito Santo sem o auxílio de homem algum e a nascer de Maria pura, santa e sempre virgem” (M. Lutero), por isso, Maria “é digna de suprema honra na maior medida” (art. IX da apologia da Confissão de fé de Augsburg – documento-texto muito importante  do Luteranismo) e, sendo assim, “não podemos reconhecer  as bênçãos que nos trouxe Jesus, sem reconhecer ao mesmo tempo quão imensamente Deus honrou e enriqueceu Maria, ao escolhe-la para Mãe de Deus”(Calvino).

Frei Alonso Aparecido Pires

sexta-feira, 26 de abril de 2013

AVISOS PAROQUIAIS
 


1 – Missa da Catequese: Neste domingo, dia 28 de abril, às 10h00, na Igreja Matriz.


2 – Formação dos Catequistas: No próximo domingo, dia 05 de maio, às 08h30 no CPP.



3 Inscrições para a Topada: Os interessados poderão fazer suas inscrições na Secretaria Paroquial até o dia 18 de maio.



4 – Dia 19 de maio a Pastoral da Criança e o Clube das Gestantes realizará um Bazar da Pechincha, à partir das 09h00, na Escola Olga Breve. Pede-se doações de roupas, calçados, utensílios, tudo em bom estado. Entregar nas Igrejas ou na Secretaria Paroquial.



5 – Vale Frango da Pinguela: Os interessados em adquirir seu Vale Frango, assado no forno à lenha, deverão entrar em contato com os Coordenadores das Comunidades, com os membros do Conselho Administrativo ou na Secretaria Paroquial. Os frangos serão entregues no domingo, dia 26 de maio, das 09h00 às 15h00 na Barraca da Pinguela que estará presente na 5ª Festa do Milho.


MISSAS E COMPROMISSOS DA SEMANA
De 29 DE ABRIL À 03 DE MAIO DE 2013

29 - Segunda-feira
18h00: Ave Maria – IRMÃS DE SÃO CAETANO
18h30: Terço – LEIGOS
30 - Terça-feira
18h00: Missa nas Irmãs – FREI JOSÉ
18h30: Terço – FREI ALONSO
19h00: Missa na Matriz – FREI ALONSO
01 - Quarta-feira – Feriado (Dia do Trabalho)
15h00: Novena de Nossa Sra. Aparecida – TEREZA JABUR
18h30: Terço – FREI ISMAEL
19h00: Missa na Matriz FREI ISMAEL
02 - Quinta-feira
18h30: Terço – FREI ISMAEL
19h00: Missa na Matriz – FREI JOSÉ
19h30: Missa na Pinguela – FREI ALONSO
03 - Sexta-feira
15h00: Missa do Sagrado Coração de Jesus – FREI JOSÉ
18h30: Terço – LEANDRO
19h00: Missa na Matriz – FREI LUIZ
19h30: Missa na Pirapitinga – FREI ALONSO

sábado, 20 de abril de 2013

AVISOS PAROQUIAIS



1 – Missa da Catequese: Domingo dia 28 de abril, às 10h00, na Igreja Matriz.

2 – Casais do ECC: No próximo sábado, dia 27, haverá a 29ª Assembléia Regional Sul I, do Encontro de Casais com Cristo. Todos os casais que já fizeram o Encontro, estão convidados a participar da Missa de Abertura, às 08h00 da manhã, na Basílica São Vicente de Paulo – Vila Xavier, Assis.


3 – Dia 19 de maio a Pastoral da Criança e o Clube das Gestantes realizará um Bazar da Pechincha, à partir das 09h00, na Escola Olga Breve. Pede-se doações de roupas, calçados, utensílios, tudo em bom estado. Entregar nas Igrejas ou na Secretaria Paroquial.


MISSAS E COMPROMISSOS DA SEMANA
De 22 À 26 DE ABRIL DE 2013

22 - Segunda-feira
18h00: Ave Maria – IRMÃS DE SÃO CAETANO
18h30: Terço – LEIGOS
23 - Terça-feira
18h00: Missa nas Irmãs – FREI JOSÉ
18h30: Terço – FREI ALONSO
19h00: Missa na Matriz – FREI ALONSO
24 - Quarta-feira
15h00: Novena de Nossa Sra. Aparecida – FREI ALONSO
18h30: Terço – FREI ISMAEL
19h00: Missa na Matriz FREI ISMAEL
19h30: Missa na Pinguela – FREI JOSÉ
25 - Quinta-feira
18h30: Terço – FREI ALONSO
19h00: Missa na Matriz – FREI LUIZ
 
26 - Sexta-feira
18h00: Missa nas Irmãs – FREI ALONSO
18h30: Terço – LEANDRO
19h00: Missa na Matriz – FREI JOSÉ
19h30: Missa no São Benedito – FREI LUIZ

 

quinta-feira, 18 de abril de 2013


Acontecerá neste final de semana, na Igreja Matriz, missas em Ação de Graças aos Dizimistas!!!
Sábado: 19h00
Domingo: 08h30 e 19h30

Já foram realizadas missas em algumas Igrejas da Paróquia e em breve a Pastoral do Dízimo divulgará as datas das missas nas demais Comunidades.






sábado, 13 de abril de 2013


AVISOS PAROQUIAIS
 

1 – Formação dos Coroinhas: Domingo dia 14 de abril, à partir das 08h30, no CPP.

2 – Conselho Administrativo: Terça-feira dia 16 de abril, às 19h30, no CPP, reunião com o Conselho Administrativo.




3 – Coordenadores do ECC: Terça-feira, dia 16 de abril, às 20h00 no Salão Paroquial, reunião com os Coordenadores do ECC.


4 – Pastoral da Criança: Sexta-feira, de 14 de abril, às 19h30 no CPP, reunião da Pastoral da Criança.

MISSAS E COMPROMISSOS DA SEMANA

De 15 À 19 DE ABRIL DE 2013

15 - Segunda-feira – Frei Alonso – Votuporanga
18h00: Ave Maria – IRMÃS DE SÃO CAETANO
18h30: Terço – LEIGOS









16 - Terça-feira
18h00: Missa nas Irmãs – FREI JOSÉ
18h30: Terço – FREI ALONSO
19h00: Missa na Matriz – FREI ALONSO
19h30: Reunião do Conselho Administrativo – FREI ISMAEL
20h00: Reunião dos Coordenadores do ECC – Pe. JUNINHO

 

17 - Quarta-feira
15h00: Novena de Nossa Sra. Aparecida – FREI ALONSO
18h30: Terço – FREI ISMAEL
19h00: Missa na Matriz FREI ISMAEL
19h30: Jornal – FREI ALONSO

 

18 - Quinta-feira
18h30: Terço – FREI ISMAEL
19h00: Missa na Matriz – FREI LUIZ
20h00: Reunião do Regional na Catedral – FREI ISMAEL E FREI ALONSO


19 - Sexta-feira
18h00: Missa nas Irmãs – FREI JOSÉ
18h30: Terço – LEANDRO
19h00: Missa na Matriz – FREI LUIZ
19h30: Reunião da Pastoral da Criança – FREI ISMAEL

sexta-feira, 12 de abril de 2013


A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida e a Família Henriques convidam para a ORDENAÇÃO PRESBITERAL E PRIMEIRA MISSA DE FREI ANDRÉ LUIZ DA ROCHA HENRIQUES, (OFMCconv.)

Ordenação Presbiteral
27 de abril de 2013, às 17h00
Bispo Ordenante
Dom Luciano Bergamin, CRL
Bispo de Nova Iguaçu - RJ
Primeira Missa
28 de abril de 2013, às 08h30
Local
Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Nilópolis - RJ
“É necessário que Ele cresça e eu diminua” (Jo 3,30)




Filho de Luiz Firmino Henriques e de Conceição Aparecida da Rocha Henriques,Frei André Luiz da Rocha Henriques, nasceu no dia 05 de março de 1984 em Ilha Solteira – SP. Mudou-se com os pais e com os irmãos Flávia Marcela da Rocha Henriques e Clovis Assis da Rocha Henriques para Cândido Mota no ano de 1996. Trabalhou na Secretaria Paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Dores e foi nesse período que decidiu ingressar para a Ordem dos Frades Menores Conventuais (OFMConv.), que aconteceu no dia 08 de janeiro de 2005. Sua Vestição ocorreu na cidade de Rodeio – SC, bem como sua Profissão Solene, dia 06/08/2011. A Santa Missa de Ordenação Diaconal, foi realizada em Petrópolis – RJ, no dia 09/05/2012. Frei André, durante seus estudos, desenvolveu trabalhos missionários em algumas localidades, tais como Rodeio – SC, Ituporanga – SC, Campo Largo – PR, Curitiba – PR, Agudos – SP e Nilópolis – RJ, onde reside atualmente e após sua Ordenação assumirá como Pároco na Paróquia Nossa Senhora Aparecida.
A Paróquia Nossa Senhora das Dores de Cândido Mota deseja muitas bênçãos em seu Ministério Sacerdotal e, com São Francisco, lhe deseja fraternalmente Paz e Bem!!!