sexta-feira, 31 de maio de 2013

PROGRAMAÇÃO DATREZENA DE SANTO ANTÔNIO 2013
IGREJA MATRIZ NOSSA SRA. DAS DORES

1º Dia da Trezena de Santo Antônio, Missa de abertura: 1º de junho, sábado, às 15h00.
Tema: “Radiosa Infância de Santo Antônio”.

2º Dia da Trezena de Santo Antônio: 02 de junho, domingo, às 14h00.
Tema: “Vocação Franciscana de Santo Antônio”.

3º Dia da Trezena de Santo Antônio: 03 de junho, segunda-feira, às 15h00.
Tema: “Humildade de Santo Antônio”.

4º Dia da Trezena de Santo Antônio: 04 de junho, terça-feira, às 15h00.
Tema: “Obediência de Santo Antônio”.

5º Dia da Trezena de Santo Antônio: 05 de junho, quarta-feira, às 14h00.
Tema: “Zelo Apostólico de Santo Antônio”.

6º Dia da Trezena de Santo Antônio: 06 de junho, quinta-feira, às 15h00.
Tema: “Caridade de Santo Antônio”.

7º Dia da Trezena de Santo Antônio: 07 de junho, sexta-feira, às 14h00.
Tema: “Fervor de Santo Antônio”.

8º Dia da Trezena de Santo Antônio: 08 de junho, sábado, às 15h00.
Tema: “Favores Concedidos a Santo Antônio”.

9º Dia da Trezena de Santo Antônio: 09 de junho, domingo, às 15h00.
Tema: “Esperança de Santo Antônio”.

10º Dia da Trezena de Santo Antônio: 10 de junho, segunda-feira, às 15h00.
Tema: “Abstinência de Santo Antônio”.

11º Dia da Trezena de Santo Antônio: 11 de junho, terça-feira, às 15h00.
Tema: “A Castidade de Santo Antônio”.

12º Dia da Trezena de Santo Antônio: 12 de junho, quarta-feira, às 14h00.
Tema: “Prudência de Santo Antônio”.

13º Dia da Trezena de Santo Antônio, Missa de encerramento com a bênção dos pães e dos lírios: 13 de junho, quinta-feira, às 15h00.
Tema: “Glorificação de Santo Antônio”.

terça-feira, 28 de maio de 2013


A Festa de Corpus Christi, surgida no século XII, mais precisamente, no ano de 1258, é a celebração em que solenemente a Igreja comemora a instituição do Santíssimo Sacramento da Eucaristia; sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às nossas ruas.
Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.
É nesta festa que os fiéis, publicamente, agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma. A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo.
 Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” (Jo 13,1). A Eucaristia é o testemunho deste amor, por isso é chamado o SACRAMENTO DO AMOR. Jesus quis deixar uma prova de seu amor dando-nos como alimento sua carne imolada e seu sangue derramado, feitos pão e vinho para a Vida. Os cristãos reconhecem que o Pão e o Vinho consagrados são o Corpo e Sangue do Senhor. É seu alimento. Neles reverenciam e adoram o Senhor. Em seu amor procuraram sempre novos modos de manifestar sua fé: O sacrário no qual permanecem as Hóstias consagradas, as visitas ao Santíssimo, a adoração e a procissão pelas ruas numa manifestação de fé.
Comungar é entrar em comunhão no Corpo e Sangue (pão e vinho consagrados) do Senhor. Entrar em comunhão é assumir em si a Vida de Jesus, sua missão, sua mentalidade e sentimentos. É continuar seu sacrifício que não é sofrimento, mas entrega de vida. Seu Corpo é dado em ação de graças. Nesta ceia celebra o Sumo Sacerdote Jesus Cristo, no seu Sangue. A Páscoa de Jesus e a Páscoa celebrada pelos discípulos são uma só. É a mediação permanente entre Deus e seu povo em Jesus. Por isso rezamos: “Que possamos colher os frutos da redenção” (Oração). Repartir e partilhar a Ceia do Senhor é continuar sua missão de dar vida, partilhando-a.
No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.
A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.
A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.
Frei Alonso Ap. Pires

sábado, 25 de maio de 2013

AVISOS PAROQUIAIS
 


1 – Devido a 5ª Festa do Milho, neste domingo, serão canceladas as missas nas Comunidades São Francisco, Perpétuo Socorro, Alexandria e Santa Teresinha, as missas da parte da manhã acontecerão no horário de costume e a missa da Igreja Matriz será antecipada para as 18h00.
Às 10h00 na Igreja Matriz haverá a Missa da Catequese e logo após a Coroação de Nossa Senhora.


2 – Pastoral do Idoso: Palestra com o Padre Odeir, terça-feira, dia 28 às 19h30 no CPP.


3 – Solenidade de Corpus Christi: A Procissão sairá da Capela das Irmãs e percorrerá a Rua Ângelo Pípolo até a Igreja Matriz onde será realizada a Solene Missa às 19h00.


4 – Curso de Noivos: Os casais que ainda não fizeram o Curso de Noivos poderão fazer suas inscrições na Secretaria Paroquial. O Curso será realizado nos dias 15 e 16 de junho.


5 – Trezena de Santo Antônio: Terá início dia 1º de junho, sábado, às15h00 na Igreja Matriz.


6 – Formação para os Catequistas: Domingo, dia 02 de junho, às 08h30 no CPP.


7 – Hora de Adoração Eucarística: No próximo dia 02 de junho (domingo) às 15hs, na Igreja matriz, teremos, a pedido do papa Francisco, um momento especial de adoração eucarística pelo ano da fé e pela jornada mundial da juventude. Convidamos todos os irmãos e irmãs, especialmente os jovens, para este momento de adoração e benção com o Santíssimo Sacramento.


MISSAS E COMPROMISSOS DA SEMANA
De 27 À 31 DE MAIO DE 2013

27 - Segunda-feira
18h00: Ave Maria – IRMÃS DE SÃO CAETANO
18h30: Terço – LEIGOS









28 - Terça-feira
18h00: Missa nas Irmãs – FREI JOSÉ
18h30: Terço – FREI ISMAEL
19h00: Missa na Matriz – FREI ISMAEL


 


29 - Quarta-feira  
15h00: Novena de Nossa Sra. Aparecida – FREI ALONSO
18h30: Terço – FREI ALONSO
19h00: Missa na Matriz FREI ALONSO



 


30 - Quinta-feira – Corpus Christ
09h00: Frutal: Procissão e Missa de Corpus Christ – FREI ALONSO
17h00: Procissão e Missa de Corpus Christ - FREIS


 


31 - Sexta-feira
18h00: Missa nas Irmãs – FREI JOSÉ
18h30: Terço – FREI ISMAEL
19h00: Missa na Matriz – FREI ISMAEL


segunda-feira, 20 de maio de 2013



A Paróquia Nossa Senhora das Dores convida toda a comunidade de Cândido Mota para participar da 5ª Festa do Milho que acontece nos dias 25 e 26 de maio na praça da Igreja Matriz. Este ano a praça de alimentação será instalada na Rua Ângelo Pípolo (atrás da Igreja) e na Rua Augusto Gozzi ao lado da praça. Todas as Comunidades que compõem a Paróquia estão
envolvidas na preparação dos quitutes à base de milho, como a pamonha, o bolo de milho, o curau, entre outros petiscos muito apreciados como o bolinho de bacalhau, o churrasquinho e o tradicional frango assado da Comunidade da Água da Pinguela, que será vendido antecipadamente pelos membros da Paróquia. O  coordenador da Festa deste ano, José Roberto Borges, garantiu que milho não vai faltar para confeccionar todos os produtos que abastecerão as barracas, principalmente a de pamonha, eu este ano estará sob a responsabilidade de três equipes. A meta é conseguir produzir 10.000 mil unidades de pamonha. Todas as equipes estão trabalhando com espírito voluntário em torno de um objetivo único: levantar fundos para a Paróquia.

Venha participar junto com sua família dessa festa que já se tornou tradicional em nosso Município!

sábado, 18 de maio de 2013

AVISOS PAROQUIAIS
 
1 – Missa de Santa Rita de Cássia: Quinta-feira, dia 23 de maio, às 19h30, na residência de Maria Aparecida Flauzino. Rua Adolfo Cavina, 262.

2 – As pessoas que puderem colaborar na confecção das pamonhas para a 5ª Festa do Milho poderão entrar em contrato com a Secretaria Paroquial.

3 – A Coordenação da Catequese pede para que todas as catequistas compareçam no Asilo, terça-feira, dia 21, às 13h00, para ajudarem na confecção dos Croquetes para a Festa do Milho.


4 – Curso de Noivos: Os casais que ainda não fizeram o Curso de Noivos poderão fazer suas inscrições na Secretaria Paroquial. O Curso será realizado nos dias 15 e 16 de junho.


5 – Devido a 5ª Festa do Milho, serão canceladas as missas de sábado, dia 25 nas Comunidades Sagrada Família, Frutal e Santuário Santa Clara. Haverá missa somente na Igreja Matriz às 18h00. No domingo, dia 26, serão canceladas as missas nas Comunidades São Francisco, Perpétuo Socorro, Alexandria e Santa Teresinha, as missas da parte da manhã acontecerão no horário de costume e a missa da Igreja Matriz será antecipada para as 18h00.
Às 10h00 na Igreja Matriz haverá a Missa da Catequese e logo após a Coroação de Nossa Senhora.


6 – Vale Frango da Pinguela: Os interessados em adquirir seu Vale Frango, assado no forno à lenha, deverão entrar em contato com os Coordenadores das Comunidades, com os membros do Conselho Administrativo ou na Secretaria Paroquial. Os frangos serão entregues no domingo, dia 26 de maio, das 09h00 às 15h00 na Barraca da Pinguela que estará presente na 5ª Festa do Milho. Não haverá venda de frango domingo, dia 26. Adquirir antes o vale.


7 – Hora de Adoração Eucarística: No próximo dia 2 de junho (domingo) às 15hs, na Igreja matriz, teremos, a pedido do papa Francisco, um momento especial de adoração eucarística pelo ano da fé e pela jornada mundial da juventude. Convidamos todos os irmãos e irmãs, especialmente os jovens, para este momento de adoração e benção com o Santíssimo Sacramento.

MISSAS E COMPROMISSOS DA SEMANA
De 20 À 24 DE MAIO DE 2013

20 - Segunda-feira
18h00: Ave Maria – IRMÃS DE SÃO CAETANO
18h30: Terço – LEIGOS
21 - Terça-feira
18h00: Missa nas Irmãs – FREI JOSÉ
18h30: Terço – LEIGOS
19h00: Missa na Matriz – FREI LUIZ
22 - Quarta-feira  
15h00: Novena de Nossa Sra. Aparecida – TERESA JABUR
18h30: Terço – LEIGOS
19h00: Missa na Matriz FREI LUIZ
23 - Quinta-feira
18h30: Terço – FREI ALONSO
19h00: Missa na Matriz – FREI ALONSO
19h30: Missa de Santa Rita (Residência de Maria Flauzino) – FREI JOSÉ
24 - Sexta-feira
18h00: Missa nas Irmãs – FREI ALONSO
18h30: Terço – LEANDRO
19h00: Missa na Matriz – FREI JOSÉ
19h30: Missa no São Benedito – FREI LUIZ


quarta-feira, 15 de maio de 2013


A Festa de Pentecostes, bonita e significativa, foi herdada da liturgia judaica, uma festa de grande alegria e ação de graças para celebrar a colheita do trigo. Gente de todos os cantos acorria a Jerusalém para oferecer as primícias da colheita ao templo, símbolo da aliança entre Deus e o povo. “Era também chamada a festa das sete semanas por ser comemorada sete semanas depois da festa da páscoa judaica, no qüinquagésimo dia. Daí o nome Pentecostes, que significa cinqüenta dias”.
Depois da morte e ressurreição de Jesus, seus discípulos e Maria, provavelmente estavam reunidos numa sala celebrando esta festa e, neste clima de oração, expectativa e esperança, acontece algo extraordinário, como nos narra o Livro dos Atos dos Apóstolos:
1 Quando chegou o dia de Pentecostes, todos eles estavam reunidos no mesmo lugar. 2 De repente, veio do céu um barulho como o sopro de um forte vendaval, e encheu a casa onde eles se encontravam. 3 Apareceram então umas como línguas de fogo, que se espalharam e foram pousar sobre cada um deles. 4 Todos ficaram repletos do Espírito Santo, e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem.”
(At. 2,1-4).

No Pentecostes, o Espírito Santo, transforma, com sua presença e ação, a confusão em comunhão. Que linguagem é esta capaz de unir todas as diferenças; superar todas as divisões e acabar com a indiferença, o ódio e a violência? A linguagem do AMOR. É este o mistério revelado no Pentecostes: “o Espírito Santo ilumina o espírito humano e, revelando Cristo crucificado e ressuscitado, indica o caminho para nos tornarmos semelhantes a Ele, isto é, ser ‘expressão e instrumento do amor que d’Ele nasce e emana’” (Deus Caritas est 33).
O Pentecostes marca, ainda, o início da missão da Igreja no mundo. A Igreja católica é missionária desde sua origem. Sua mensagem de salvação, desde o inicio, é universal, de todos e para todos. Esta universalidade da missão fica evidente pelo elenco os povos e nações que ouvem o primeiro anúncio dos Apóstolos: “5 Acontece que em Jerusalém moravam judeus devotos de todas as nações do mundo. 6 Quando ouviram o barulho, todos se reuniram e ficaram confusos, pois cada um ouvia, na sua própria língua, os discípulos falarem. 7 Espantados e surpresos, diziam: «Esses homens que estão falando, não são todos galileus? 8 Como é que cada um de nós os ouve em sua própria língua materna? 9 Entre nós partos, medos e elamitas; gente da Mesopotâmia, da Judéia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, 10 da Frígia e da Panfília, do Egito e da região da Líbia vizinha de Cirene; alguns de nós vieram de Roma, 11 outros são judeus ou pagãos convertidos; também cretenses e árabes. E cada um de nós em sua própria língua os ouve anunciar as maravilhas de Deus12 Todos estavam admirados e perplexos, e cada um perguntava a outro: «O que quer dizer isso?»” (At. 2,5-12).
Temos consciência que o Espírito Santo nos renova, oriente e anima, nós que somos a Igreja viva de Jesus? Temos consciência que, como batizados e batizadas, somos membros de um único corpo e que é o mesmo Espírito que nos aquece, anima e conduz?
Reunida com Maria, como na sua origem, a Igreja hoje reza e pede:

- “Vem, Espírito de Luz, ilumina, esclarece e conscientiza. Faze-nos penetrar no interior das coisas. Sem tua presença,  tudo é sem sentido e a História sem rumo.
-Vem, Espírito Santo transformador, desperta, dinamiza, multiplica as energias do teu povo
- Vem, Espírito Criador, renova, constrói o nosso futuro. Sem tua coragem somos velhos e incapazes de atos novos e de ação transformadora.
- Vem, Espírito Unificador, arranca-nos de nossa solidão, ensina-nos a partilhar e a solidarizar. Sem tua ajuda somos egoístas e orgulhosos.
- Vem, Espírito Consolador, conforta os corações aflitos, sustenta os confortados. Sem tua ajuda, tudo é triste e sem vida.
- Vem, Espírito de Paz, move os jovens para assumirem os conflitos. Sem tua presença, a Paz é falsa e cheia de dominações.
- Vem, Espírito de Urgência, apressa os tempos. Cristo está à porta e bate; Vem e encaminha a História para o Reino.
-  Vem, Espírito escondido, Espírito dos profetas, de Jesus, de Maria; Espírito da Igreja nascente, dos mártires do Brasil, da América Latina e do mundo, de todos os batizados e batizadas.

DERRAMA  O TEU AMOR SOBRE NÓS E ACOMPANHA-NOS NA CAMINHADA COM O POVO QUE SE REÚNE E LUTA EM COMUNHÃO, PARA QUE OS PEQUENOS EMPOBRECIDOS, FILHOS PREDILETOS DO PAI, TENHAM VIDA EM ABUNDÂNCIA E ASSIM ESTEJA MAIS PERTO O REINO DE JUSTIÇA, DE PAZ E DE AMOR. AMÉM!”
Frei Alonso Aparecido Pires