quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

AVISOS PAROQUIAIS


1 Quarta-feira de cinzas, dia 05 de março, os horários de missas serão os seguintes:

06h00: Missa na Matriz
15h00: Missa na Matriz
19h30: Missa na Matriz
19h30: Missa no Frutal
19h30: Missa na Santa Teresinha
19h30: Missa no São Francisco
19h30: Celebração na Perpétuo Socorro
Obs: Na missa da matriz, às 19h30, será feita, também, a abertura da Campanha da Fraternidade 2014, participem.

2 – Quinta-feira, dia 06 de março, teremos missa com cinzas nas comunidades da Pinguela, Alexandria e Santuário Santa Clara, as 19h30.

3 A Pastoral da Criança promoverá um Bazar da Pechincha dia 06 de abril na Escola Olga Breve. As doações de roupas, calçados e utensílios domésticos poderão ser entregues na Secretaria Paroquial.

4 – Pãezinhos de São José: Todos os domingos, após a missa das 08hs, a comunidade São José têm vendido pães deliciosos, feitos na própria comunidade, para ajudar na manutenção da Igreja. Virou uma tradição, tanto que sempre falta pão para os fiéis. Falta pão por duas razões:
1 – Porque o numero das voluntárias para confeccionar os pães é muito pouco e o trabalho é grande... Então, quem quiser ajudar na “fabricação” dos pães, entre em contato com a Ângela na igreja matriz...
2 – Porque a matéria prima para a “fabricação” ( farinha de trigo, óleo, leite)  é pouco.  Então, quem quiser e puder doar estes ingredientes, a comunidade agradece. Eles usam farinha de trigo da marca “ANACONDA”. Óleo e leite de qualquer marca.
Somos todos responsáveis pela nossa Igreja... Existem várias maneiras de participarmos de nossas comunidades... Esta é uma delas... Participe, então.
As doações podem ser entregues na própria comunidade, aos domingos as 8hs e aqui na secretaria da Igreja Matriz.
Obrigado.

Frei Alonso Ap. Pires

5 – O Ministério de devoção Mariana “TOTUS  TUUOS” convida todos os interessados para os estudos e formação nesse ano de 2014, favor comparecerem no Santuário Santa Clara no dia 06 de março às 19h30, pois será realizada a primeira reunião. Sua presença é muito importante.

6 – Os livrinhos da Campanha da Fraternidade 2014 já estão disponíveis na Secretaria Paroquial.



LISTA DE MISSAS, SÁBADO 1º E
DOMINGO 02 DE MARÇO

                                 SÁBADO
HORÁRIO
IGREJA
PADRE
INTENÇÃO

18h00

São Francisco

FREI ALONSO
Casamento

19h00

Matriz

FREI HAROLDO

19h00

Sagrada Família

FREI SAUL

19h30

Frutal

FREI JOSÉ

20h00

Santuário

FREI ALONSO

20h00

Matriz

FREI CLÁUDIO
Casamento


                                 DOMINGO
HORÁRIO
IGREJA
PADRE
INTENÇÃO

08h00

São José

FREI SAUL

08h00

São Judas

FREI JOSÉ

08h30

Matriz

FREI ALONSO

09h30

Matriz

FREI HAROLDO
Batizado
18h00
São Francisco
FREI HAROLDO

18h00
Perpétuo Socorro
FREI SAUL

19h00
Votuporanga
FREI ALONSO

19h30
Alexandria
FREI JOSÉ

19h30
Santa Teresinha
FREI HAROLDO

19h30
Matriz
FREI SAUL

                        
            
MISSAS E COMPROMISSOS DA SEMANA
03 À 07 DE MARÇO DE 2014


03 - Segunda-feira
18h00: Ave Maria – IRMÃS DE SÃO CAETANO
18h30: Terço – LEIGOS

04 - Terça-feira - Carnaval
09h30: Missa no Asilo – FREI JOSÉ
19h00: Missa na Matriz – FREI SAUL

05 - Quarta-feira - Cinzas
06h00: Missa na Matriz – FREI ALONSO
15h00: Missa na Matriz – FREI HAROLDO
18h30: Terço – RCC
19h30: Missa na Matriz – FREI ALONSO
19h30: Missa no Frutal – FREI HAROLDO
19h30: Missa na Santa Teresinha – FREI SAUL
19h30: Missa no São Francisco – FREI JOSÉ
19h30: Celebração na Perpétuo Socorro – JOÃO GAZOLA

06 - Quinta-feira
18h30: Terço – LEIGOS
19h00: Missa na Matriz – FREI JOSÉ
19h30: Missa na Pinguela (Cinzas) – FREI SAUL
19h30: Missa na Alexandria (Cinzas) – FREI ALONSO
19h30: Missa no Santuário (Cinzas) – FREI HAROLDO

07 - Sexta-feira
15h00: Missa do Sagrado Coração de Jesus – FREI JOSÉ
18h30: Terço – LEANDRO
19h00: Missa na Matriz – FREI HAROLDO
19h30: Missa na Pirapitinga (Cinzas) – FREI SAUL
20h00: CEDIPAS – FREI ALONSO


segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014


EDITORIAL

Irmãs e Irmãos... Paz e Bem!

A palavra quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem à festa maior do cristianismo: Páscoa – Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Ela faz memória de alguns fatos bíblicos importantes: quarenta dias de dilúvio, quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias que Jesus passou pelo deserto antes de iniciar o seu ministério...
A quaresma começa na quarta-feira de Cinzas (05 de março) e termina na Quinta-Feira Santa (17 de abril) com a solene celebração da missa do lapa-pés, Instituição da Eucarista e do Sacerdócio Ministerial.
A quaresma é um tempo de reflexão e oração; de proximidade com a Palavra de Deus e com o próximo; um tempo de conversão: “Convertei-vos e crede no Evangelho” ou, como nos lembra o profeta Joel, tempo de “rasgarmos o coração”, de “tirar de nosso peito um coração de  pedra e, no lugar, colocar um coração de carne”, como nos pede o apóstolo Paulo.
“Essencialmente, o período da quaresma deseja ser um grande retiro espiritual voltado à reflexão, de olhar para si mesmo, de preparar o coração para acolher o Cristo vivo e ressuscitado, na grande celebração da Vigília Pascal.
Enfim, a Igreja católica, com a quaresma, propõe, por meio do Evangelho proclamado e meditado na quarta-feira de cinzas três grandes atitudes para todos nós: a oração, a penitência e a caridade. Por isso, que neste tempo quaresmal  celebramos, todos os anos, a partir de 1963, a Campanha da Fraternidade, “ a maior campanha de solidariedade do mundo cristão”. Cada ano é escolhido um tema urgente e necessário. Neste ano estaremos refletindo sobre o tema do tráfico de pessoas, com o lema “Foi para a Liberdade que Jesus Cristo nos libertou”(Gal. 5,1). Seus objetivos permanentes são: “despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum; educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor: exigência central do Evangelho...em vista da sociedade justa e solidária”.
Que possamos aproveitar bem este tempo de graça e de benção.
Fraternalmente,

Frei Alonso Ap. Pires - pároco




RENOVAÇÃO  PAROQUIAL


É urgente que a paróquia se torne, cada vez mais, comunidade de comunidades vivas e dinâmicas de discípulos missionários de Jesus Cristo, pois é, a comunidade, o lugar privilegiado para as pessoas realizarem uma experiência concreta de encontro com Jesus Cristo. Viver em comunidade implica, “necessariamente, convívio, vínculos profundos, afetividade, interesses comuns, estabilidade e solidariedade nos sonhos, nas alegrias e nas dores” (134-136).
Quais atitudes são importantes para uma renovação paroquial?
1 – Integração: “Torna a comunidade mais rica em serviços, em ministérios e em testemunho... Isso se realiza pelo vínculo e pela partilha da caminhada, mas também pelo planejamento....” (166-167) Rever para Renovar para Crescer.
2 – Alegria: “A revitalização da comunidade consiste em estabelecer relações... que vençam o anonimato e a solidão. Exige que as pessoas tenham a alegria de se reunirem em torno da Palavra de Deus... Implica na capacidade de unir a fé e a vida, de viver e de celebrar, de se alegrar e de chorar com o outro, na atenção às pessoas e às suas necessidades” (caridade) (169)
3 – Conversão pastoral e pessoal: “Não há verdadeiro discípulo missionário sem o  vínculo efetivo e afetivo com a comunidade dos que descobriram o fascínio pelo mesmo Senhor... O Centro de toda a conversão é Jesus Cristo”.
4- Perdão e Acolhida: “A acolhida é uma atitude que toda comunidade renovada deve cultivar. Acolher melhor é uma tarefa urgente de todas as comunidades paroquiais... Muitas pessoas procuram a igreja em momentos difíceis. A comunidade cristã precisa acolhê-las com carinho para superar os desafios que despersonalizam o cidadão... Se as pessoas forem bem acolhidas, poderão retornar ou ingressar na vida comunitária”. (231-235). Perdão, a partir da prática d Jesus, significa: “apesar de... seguir em frente”: “...mas quando vocês entrarem numa cidade, e não forem bem recebidos, saiam pelas ruas e digam: até a poeira desta cidade, que se grudou em nossos pés, nós sacudimos contra vocês. Apesar disso,  saibam que o Reino de Deus está próximo”(Lc. 10,10-11).
Jesus sabe, todos nós sabemos, que as dificuldades, as tensões, os problemas existem na comunidade e são parte da missão.  Podemos, diante delas, ter duas atitudes: de acusações e lamentações, ou fazer como nos pede Jesus: “sacudir a poeira e dar a volta por cima”, pois a missão é mais importante, é mais urgente. APESAR DE... CONTINUAR A ANUNCIAR E TESTEMUNHAR, isso significa perdoar...

(Fonte: CNBB, Comunidade de comunidades, uma nova paróquia, coleção Estudos, nº 104.)

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

AVISOS PAROQUIAIS

1 Oficinas de Oração: Todas as terças-feiras, às 19h30 no CPP.

2 – Recepção da Imagem peregrina de Nossa Senhora de Caravaggio em nossa paróquia. A programação deste domingo é a seguinte: Às 15hs, oração do terço na matriz. Logo em seguida, às 16h30, a imagem peregrina seguirá para Santa cruz do Rio Pardo.

3A Pastoral da Criança promoverá um Bazar da Pechinha dia 06 de abril na Escola Olga Breve. As doações  de roupas, calçados e utensílios domésticos poderão ser entregues na Secretaria Paroquial.

4 Pastoral da Criança: A Coordenação da Pastoral da Criança convida todos os coordenadores, líderes e voluntários para uma reunião com a Coordenação Nacional e Diocesana da Pastoral da Criança na próxima quarta-feira, dia 26, às 19h30 no CPP.


LISTA DE MISSAS, SÁBADO 22 E
DOMINGO 23 DE FEVEREIRO
                         SÁBADO
HORÁRIO
IGREJA
PADRE
INTENÇÃO

19h00

Matriz

FREI SAUL
Nossa Sra. do Caravagio

19h00

Sagrada Família

FREI JOSÉ

19h30

Frutal

FREI ALONSO
Abertura da Catequese

20h00

Santuário

FREI HAROLDO



                                 DOMINGO
HORÁRIO
IGREJA
PADRE
INTENÇÃO

08h00

São José

FREI JOSÉ

08h00

São Judas

FREI ALONSO

08h30

Matriz

FREI SAUL

09h30

Porto Almeida

FREI HAROLDO

10h00

Matriz

FREI ALONSO
Abertura da Catequese
 1ª Eucaristia

10h30

Matriz

FREI SAUL
Curso de Noivos 
18h00
São Francisco
FREI SAUL

18h00
Perpétuo Socorro
FREI HAROLDO

19h30
Alexandria
FREI ALONSO

19h30
Santa Teresinha
FREI JOSÉ

19h30
Matriz
FREI HAROLDO

                                       
                                 CURSO DE NOIVOS NA PARÓQUIA


MISSAS E COMPROMISSOS DA SEMANA
24 À 28 DE FEVEREIRO DE 2014


24 - Segunda-feira – Frei Alonso em São Paulo
18h00: Ave Maria – IRMÃS DE SÃO CAETANO
18h30: Terço – LEIGOS

25 - Terça-feira
18h00: Missa nas Irmãs – FREI JOSÉ
18h30: Terço –  FREI SAUL
19h00: Missa na Matriz – FREI SAUL

26 - Quarta-feira
15h00: Novena de N Sra Aparecida – FREI SAUL
18h30: Terço – RCC
19h00: Missa na Matriz – FREI HAROLDO
19h30: Reunião da Pastoral da Criança – FREI HAROLDO

27 - Quinta-feira
18h30: Terço – FREI HAROLDO
19h00: Missa na Matriz – FREI HAROLDO

28 - Sexta-feira
18h00: Missa nas Irmãs – FREI JOSÉ
18h30: Terço – LEANDRO
19h00: Missa na Matriz – FREI ALONSO
19h30: Missa no São Benedito – FREI SAUL