quinta-feira, 28 de maio de 2015


A Festa de Corpus Christi, surgida no século XII, mais precisamente, no ano de 1258, é a celebração em que solenemente a Igreja comemora a instituição do Santíssimo Sacramento da Eucaristia; sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às nossas ruas.
Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.
É nesta festa que os fiéis, publicamente, agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma. A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo.
 “Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” (Jo 13,1). A Eucaristia é o testemunho deste amor, por isso é chamado o SACRAMENTO DO AMOR. Jesus quis deixar uma prova de seu amor dando-nos como alimento sua carne imolada e seu sangue derramado, feitos pão e vinho para a Vida. Os cristãos reconhecem que o Pão e o Vinho consagrados são o Corpo e Sangue do Senhor. É seu alimento. Neles reverenciam e adoram o Senhor. Em seu amor procuraram sempre novos modos de manifestar sua fé: O sacrário no qual permanecem as Hóstias consagradas, as visitas ao Santíssimo, a adoração e a procissão pelas ruas numa manifestação de fé.
Comungar é entrar em comunhão no Corpo e Sangue (pão e vinho consagrados) do Senhor. Entrar em comunhão é assumir em si a Vida de Jesus, sua missão, sua mentalidade e sentimentos. É continuar seu sacrifício que não é sofrimento, mas entrega de vida. Seu Corpo é dado em ação de graças. Nesta ceia celebra o Sumo Sacerdote Jesus Cristo, no seu Sangue. A Páscoa de Jesus e a Páscoa celebrada pelos discípulos são uma só. É a mediação permanente entre Deus e seu povo em Jesus. Por isso rezamos: “Que possamos colher os frutos da redenção” (Oração). Repartir e partilhar a Ceia do Senhor é continuar sua missão de dar vida, partilhando-a.
No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.
A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.
A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.
  
                                                                                                            Frei Alonso Aparecido Pires


AVISOS PAROQUIAIS


1 –Trezena de Santo Antônio: Terá início dia 1º de junho, segunda-feira, às 15h00 na Igreja Matriz.



2 – Solenidade de Corpus Christi: A Procissão sairá da Capela das Irmãs, quinta-feira, dia 04 de junho, às 17h00 e percorrerá a Rua Ângelo Pípolo até a Igreja Matriz onde será realizada a Solene Missa Campal às 18h00. No período a manhã, à partir das 09h00, haverá Procissão de Corpus Christi e logo em seguida Missa no Frutal do Campo.



3 – Vale Frango da Pinguela: Os interessados em adquirir seu Vale Frango, assado no forno à lenha, deverão entrar em contato com os Coordenadores das Comunidades, com os membros do Conselho Administrativo ou na Secretaria Paroquial. Os frangos serão entregues no Domingo, dia 07 de junho, das 09h00 às 15h00 na 7ª Festa do Milho. Não haverá venda de frango no domingo. Adquirir antes o Vale.



4 – Devido a 7ª Festa do Milho, serão canceladas as Missas de sábado, dia 06 nas Comunidades Sagrada Família, Santuário Santa Clara e Frutal. Haverá Missa somente na Igreja Matriz às 18h00. No domingo, dia 07, serão canceladas as Missas nas Comunidades São José, São Judas, Santíssima Trindade, São Francisco, Perpétuo Socorro, Alexandria e Santa Teresinha. Haverá Missa somente na Igreja Matriz às 08h30, Batizados às 09h30 da manhã e às 18h00.


LISTA DE MISSAS, SÁBADO 30

E DOMINGO 31 DE MAIO

                           SÁBADO
HORÁRIO
IGREJA
PADRE
INTENÇÃO

18h00

Alexandria

FREI ALONSO
Casamento

19h00

Matriz

FREI HAROLDO
1ª Eucaristia

19h00

Sagrada Família

FREI JOSÉ

19h30

Frutal

FREI SAUL

20h00

Santuário

FREI ALONSO



                       DOMINGO
HORÁRIO
IGREJA
PADRE
INTENÇÃO

08h00

São José

FREI JOSÉ

08h00

São Judas

FREI SAUL

08h30

Matriz

FREI HAROLDO

09h30

Santíssima Trindade

FREI ALONSO
Festa da Santíssima Trindade
18h00
São Francisco
FREI JOSÉ

18h00
Perpétuo Socorro
FREI HAROLDO

19h30
Alexandria
FREI HAROLDO

19h30
Santa Teresinha
FREI SAUL

19h30
Matriz
FREIS ALONSO E CARLINHOS
Encerramento da
Pré Missão
                      

MISSAS E COMPROMISSOS DA SEMANA

DE  01 À 05 DE JUNHO 

01 - Segunda-feira – Frei Haroldo em Santos até dia 05
15h00: Início da Trezena de Santo Antônio – LEIGOS
18h00: Ave Maria – IRMÃS DE SÃO CAETANO
18h30: Terço – LEIGOS
19h30: Terço dos Homens – RENATO VAL
19h30: Reunião com as  Equipes de Palestrantes e Circulo de Estudos do ECC – FREI SAUL
02 - Terça-feira
09h30: Missa no Asilo FREI JOSÉ
15h00: Trezena de Santo Antonio – FREI JOSÉ
18h30: Terço – ECC – FREI SAUL
19h00: Matriz – FREI ALONSO
19h30: Reunião com as Equipes de Liturgia e Vigília do ECC – FREI SAUL
03 - Quarta-feira
14h30: Trezena de Santo Antonio – LEIGOS
15h00: Novena de N. Sra. Aparecida – FREI ALONSO
18h30: Terço – RCC
19h00: Matriz – FREI ALONSO
19h30: Reunião com as Equipes de Sub coordenadores do ECC – FREI SAUL
04 - Quinta-feira – Corpus Christi
09h00: Frutal (Missa de Corpus Christi) – FREI ALONSO
15h00: Trezena de Santo Antonio – LEIGOS
17h00: Procissão e Missa de  Corpus Christ – FREIS
05 - Sexta-feira
14h30: Trezena de Santo Antonio – LEIGOS
15h00: Missa do Sagrado Coração de Jesus FREI JOSÉ
18h30: Terço LEANDRO
19h30: Matriz FREI SAUL
19h30: Pirapitinga –  FREI ALONSO


quarta-feira, 27 de maio de 2015



Nos próximos dias 06 e 07 de junho, acontece a 7ª Festa do Milho, da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Cândido Mota. A festa comunitária continua na Rua Ângelo Pípolo e vai contar com algumas novidades para melhor atender o público e oferecer um ambiente alegre, seguro e confortável. Para facilitar, este ano as barracas estarão identificadas pelos seus produtos. Nas barracas estarão as comunidades católicas, movimentos e pastorais oferecendo o que de melhor sabem fazer em quitutes e solidariedade. O cardápio, aprovado por aqueles que participaram das outras seis edições, servirá bolos salgado e doce, croquetes, curau, feijoadinha de milho, pamonha doce e salgada, risoto de milho, escondidinho de creme de milho, pastel de milho e milho cozido servido na palha e com manteiga. Acrescentado ao cardápio este ano, a novidade que valerá a pena experimentar será o crepe suiço. Para atender a todos os gostos vão ter também os tradicionais espetinhos de carne e os pastéis de carne e queijo. O chope, cervejas e refrigerantes  e água estarão bem gelados. A festa é para todos. E como festa do milho é momento fraterno entre famílias e amigos, haverá apresentações nos dois dias: desde danças, música e show de variedades, alegrando ainda mais o ambiente. A Paróquia de Cândido Mota convida as comunidades locais e regionais para participarem da festa de rua, que já se tornou tradicional na cidade.



Venha participar junto com sua família dessa festa que já se tornou tradicional em nossa Paróquia e em nosso Município!



        

quarta-feira, 20 de maio de 2015

AVISOS PAROQUIAIS


1 – Sexta-feira, dia 29, a Secretaria Paroquial estará fechada. Motivo: Nesse dia teremos Encontro Diocesano de Formação para Secretárias e Secretários Paroquiais, com o Bispo Diocesano em Assis.


2 – 49º ECC: Já está aberta a inscrição para os casais que queiram participar do 49º ECC (Encontro de Casais com Cristo) de Cândido Mota-SP, que será realizado nos dias 31 de julho e 01 e 02 de agosto de 2015. Os casais interessados em participar desses três dias de reflexão e valorização da família cristã, podem procurar a Secretaria Paroquial ou um dos casais dirigentes (Grupo do Cinco) ou ainda qualquer casal da família ECC.


3 – Curso de Noivos: Já está aberta a inscrição para o Curso de Noivos que será nos dias 13 e 14 de junho. As fichas podem ser retiradas na Secretaria Paroquial.


4 – Vale Frango da Pinguela: Os interessados em adquirir seu Vale Frango, assado no forno à lenha, deverão entrar em contato com os Coordenadores das Comunidades, com os membros do Conselho Administrativo ou na Secretaria Paroquial. Os frangos serão entregues no Domingo, dia 07 de junho, das 09h00 às 15h00 na 7ª Festa do Milho. Não haverá venda de frango no domingo. Adquirir antes o Vale.


5 – Encerramento do Mês de Maio: Sexta-feira, dia 29, às 19h30 na Igreja Matriz, Celebração de Encerramento do Mês de Maio, com Missa e Coroação de Nossa Senhora. Neste dia, não teremos a Missa às 19h00.


6 – Festa da Santíssima Trindade: No próximo domingo, dia 31, às 09h30, Missa Festiva na Comunidade Santíssima Trindade.

LISTA DE MISSAS, SÁBADO 23
E DOMINGO 24 DE MAIO

                        SÁBADO – TRAZER COLETAS
HORÁRIO
IGREJA
PADRE
INTENÇÃO

10h00

Matriz

FREI ALONSO
1 Batizado

19h00

Matriz

FREI JOSÉ

19h00

Sagrada Família

FREI SAUL

19h30

Frutal

FREI ALONSO

20h00

Santuário

FREI HAROLDO
Rito do Crisma


                        DOMINGO PENTECOSTES – TRAZER COLETAS
HORÁRIO
IGREJA
PADRE
INTENÇÃO

08h00

São José

FREI SAUL

08h00

São Judas

FREI HAROLDO

08h30

Matriz

FREI ALONSO
Coroinhas

09h30

Porto Almeida

FREI JOSÉ

10h00

Matriz

FREI ALONSO
Missa da Catequese
Coroação de Nossa Senhora
18h00
São Francisco
FREI HAROLDO

18h00
Perpétuo Socorro
FREI SAUL

19h30
Alexandria
FREI JOSÉ

19h30
Santa Teresinha
FREI HAROLDO

19h30
Matriz
FREI ALONSO
Acólitos
                      
MISSAS E COMPROMISSOS DA SEMANA
DE  25 À 29 DE MAIO

25 - Segunda-feira
18h00: Ave Maria – IRMÃS DE SÃO CAETANO
18h30: Terço – LEIGOS
19h30: Terço dos Homens – RENATO VAL
19h30: Reunião com as  Equipes de Secretaria e Visitação do ECC – FREI SAUL
26 - Terça-feira
18h00: Missa nas Irmãs FREI JOSÉ
18h30: Terço – ECC – FREI SAUL
15h00: Trezena de Santo Antonio – FREI JOSÉ
19h00: Matriz – FREI ALONSO
19h30: Reunião com as Equipes de Copa, Cozinha, Café, Compras e Mini Mercado do ECC – FREI SAUL
27 - Quarta-feira – Frei Alonso São Paulo
15h00: Novena de N. Sra. Aparecida – FREI HAROLDO
18h30: Terço – RCC
19h00: Matriz – FREI SAUL
19h30: Reunião com as Equipes de Sala e Ordem do ECC – FREI SAUL
28 - Quinta-feira – Frei Haroldo em Piracicaba
16h30: Assis Bonfim – FREI SAUL
18h30: Terço – LEIGOS
19h00: Matriz – FREI JOSÉ
29 - Sexta-feira – Frei Haroldo em Piracicaba
18h00: Missa nas Irmãs FREI JOSÉ
18h30: Terço LEANDRO
19h30: Matriz  (Coroação de Nossa Senhora) FREI ALONSO
20h00: Bodas de Ouro na Igreja Santíssima Trindade – FREI SAUL