É um santo muito lembrado no dia primeiro de Maio, quando se comemora internacionalmente o Dia do Trabalho.
Não há distinção entre o São José, personagem do Novo Testamento, descendente do rei Davi de Israel, pertencente a tribo de Judá que foi designado por Deus para se casar com Maria, a escolhida mãe de Jesus. Tornou-se extremoso e zeloso pai adotivo de Jesus e por essas qualidades é considerado o Padroeiro da Família.Segundo a Bíblia, era carpinteiro de profissão, ofício que teria ensinado ao Filho aprendiz e por isso também popularmente conhecido como “Padroeiro dos Trabalhadores”.
Simplesmente São José ou São José Operário é um dos santos mais populares da Igreja Católica e por ter protegido o Filho de Deus na terra também recebeu o título de Protetor da Igreja.
No calendário do dia do Santos da Igreja Católica é comemorado dia 19 de março.
Paulo Coelho e sua devoção a São José.
Neste ano, Paulo Coelho comemorou 25 anos consecutivos, o dia do seu santo de devoção, São José, padroeiro dos trabalhadores e da família.
Ele que nasceu enrolado no cordão umbilical, sobreviveu pela promessa de sua mãe que pediu a intercessão do santo. A promessa foi esquecida por ele até quando peregrinou no caminho de Santiago de Compostela. A divulgação de sua devoção se realiza emcomemoração ao dia do santo, cada ano num lugar do mundo, acompanhado de no máximo 150 convidados, na maioria amigos, funcionários das editoras que o publicam e pessoas com quem tem contatos mais freqüentes ou próximos.
Neste ano de 2012, morador de Genebra desde 2008, resolveu comemorar seu santo na própria Itália. Reuniu os amigos no Castello Superiore de Maróstica, em Veneto e dentre os convidados estava o amigo Rudolf Scherher, guitarrista do Scorpions, de quem ganhou uma guitarra com a qual tocou e entoou algumas músicas para seus convidados, como: Rock You like a Hurricane e Still Loving You.O ápice da festa realmente foi a oração repetida em várias línguas, devido as diferentes nacionalidades dos convidados presentes; pedindo a proteção a todos os desempregados e aos que necessitam de conforto, não importando a religião ou credo de cada um.
Christina Oiticica sua mulher e Paula Oiticica, sua sogra também participaram da comemoração.