quarta-feira, 17 de outubro de 2012


O Papa Bento XVI proclamou, para toda a Igreja, através da Carta Apostólica Porta Fidei, um “Ano da Fé”, em comemoração ao cinquentenário da abertura do Concílio Vaticano II e aos 20 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica. Este “Ano da Fé” começou no dia 11 de outubro deste ano e terminará no dia 24 de novembro de 2013 (Festa de Cristo Rei). O que foi o Concílio Vaticano II e o que representou a publicação do Catecismo para a Igreja Católica?
A - O Concílio Ecumênico Vaticano II foi convocado pelo Papa João XXIII no dia 25 de dezembro de 1961 e inaugurado no dia 11 de outubro de 1962 e teve como objetivo discutir a ação da Igreja nos tempos atuais, isto é, adaptar “a imutável verdade revelada da fé à compreensão do ser humano dos nossos tempos, tornando-a acessível ao homem moderno. Outra preocupação do Concílio foi abrir a igreja para nos novos desafios da modernidade”. Neste sentido, o Concílio quis ser:
·         Um Concílio Pastoral, isto é, falar da fé com linguagem compreensível e atualizada;

·         Um Concílio Doutrinário, isto é, de modo atualizado, apresentar a sempre válida doutrina da Igreja, deposito da fé e da revelação. Entre outras, procurou evidenciar os valores essenciais para a cristandade: “o papel central da pessoa de Jesus Cristo..., o caráter litúrgico e comunitário do culto divino, a Igreja como novo Povo de Deus, sentido de fraternidade, o diálogo e corresponsabilidade dentro da Igreja, a colegialidade dos dirigentes da Igreja, a inculturação da fé e a renovação das estruturas da Igreja”.

·         Um Concílio Ecumênico, isto é, envolver os bispos do mundo inteiro e favorecer, assim, a unidade dos cristãos.
B - Catecismo da Igreja Católica:em 1985 o Papa João Paulo II convocou um Sínodo (reunião de um grupo de Bispos do mundo todo) especial, para avaliar os 20 anos do Concílio Vaticano II. Na ocasião surgiu no coração dos Padres sinodais o desejo de um Catecismo ou compêndio que abordasse a doutrina católica de forma geral, servindo de referência para os catecismo ou compêndios a serem preparados em diversos lugares do mundo. Após o Sínodo, o papa João Paulo II assumiu para si este desejo e deu início ao trabalho de formulação do CIC, confiou ao Cardeal Joseph Ratzinger (hoje Papa Bento XVI) em 1986 a responsabilidade de presidir uma Comissão composta por doze cardeais e bispos para preparar um projeto para o catecismo. Depois de seis anos de trabalho, o Papa João Paulo II, no dia 11 de outubro de 1992, através da Constituição Apostólica Fidei Depositum, entregava aos fiéis de todo o mundo o Catecismo da Igreja Católica, apresentando-o como «texto de referência» para uma catequese renovada nas fontes vivas da fé” (cf. site: wiki.cancaonova.com).
O Catecismo da Igreja Católica (CIC) é uma exposição da fé católica e da doutrina da Igreja Católica, fiel e iluminado pela Sagrada Escritura, pela Tradição apostólica e pelo Magistério da Igreja... com o qual pode-se conhecer o que a Igreja professa e celebra, vive e reza em seu cotidiano. Ele foi organizado de maneira a expor em linguagem contemporânea os elementos fundamentais e essenciais da fé cristã. Ele está dividido em quatro partes, a saber:
·         A profissão de , baseada no Credo, cujo objeto é o mistério cristão.
·         A celebração do Ministério Cristão, que trata da sagrada Liturgia, especialmente a celebração dos sacramentos.
·         A vida em Cristo, baseada no Decálogo, apresenta o agir cristão.
·         A Oração Cristã, expressada no Pai-Nosso.
A forma do Catecismo inspira-se na grande tradição dos catecismos que articulam a catequese em torno de quatro pilares: a profissão da fé batismal (o Símbolo), os sacramentos da fé, a vida de fé (Mandamentos) e a oração”.
Celebremos, então, irmãos e irmãs, com muita alegria este ano dedicado à Fé. Que ele ajude a uma renovação da nossa fé. Amém!

Frei Alonso Aparecido Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário