quinta-feira, 3 de janeiro de 2013




Festa da Epifania do Senhor!


 "A festa da Epifania é a grande convocação que Deus faz, a fim de que todas as nações e raças encontrem forças para tornar humano e fraterno o nosso mundo. Essa é, no fundo, a expectativa de Deus que transparece em toda a Bíblia. Mas é em Jesus que ela toma corpo e forma, aparecendo como proposta oferecida a todos. Contudo, a ganância e o desejo de poder — presentes no Herodes do tempo de Jesus e nos Herodes de todos os tempos — tentam sufocar essa esperança. Porém, os homens de boa vontade têm uma "estrela", não cessam de "sonhar" um caminho alternativo, que não passa pelos poderosos, mas nasce do menino-pastor. Essa caminhada é cheia de dificuldades, mas é Deus quem a ilumina, gerando forças e vida nova.
I leitura (Is 60,1-6): Deus sustenta a caminhada da comunidade
O anúncio do profeta convida a cidade a levantar-se de sua prostração e resplandecer. Os vv. 1-3 repetem os termos luz, raiar, esplendor. A idéia é muito clara: enquanto no mundo inteiro só há trevas, Jerusalém é só luz e esplendor. O sol, portanto, não nasce mais no oriente, mas em Jerusalém, porque Javé, com sua presença, é o próprio esplendor da cidade da paz. A presença de Javé na cidade põe em movimento todas as nações, que começam a peregrinação para a cidade-luz. Tudo isso porque Javé se levanta sobre a cidade, manifestando aí sua glória.
Evangelho (Mt 2,1-12): Como se posicionar diante de Jesus?                 
Guiados pela estrela (vv. 9.10; note-se que ela só reaparece depois que se afastaram de Herodes e de Jerusalém), chegam a Belém e encontram o menino (vv. 9.11). Nesse "menino da periferia" reconhecem o Rei que faz justiça, e se prostram diante dele. De fato, os magos vêem "o menino e a mãe", prostram-se e oferecem tributos. A expressão "o menino e a mãe" faz pensar nos reis de Judá, quase sempre apresentados com sua mãe no dia da entronização. Os magos reconhecem, pois, a nova maneira de exercer a realeza e o poder. Aderem ao projeto de Deus que salva as pessoas a partir do pequeno e do pobre, e não a partir dos poderosos e violentos como Herodes.
O gesto de reconhecimento é acompanhado da oferta do que há de melhor em seus países: ouro, incenso e mirra. É possível ver aqui um eco do que diz o Salmo 72, que tem como eixo a pessoa do rei: "Que os reis de Társis e das ilhas lhe paguem tributos. Que os reis de Sabá e Seba lhe ofereçam seus dons. Que todos os reis se prostrem diante dele, e as nações todas o sirvam". Por que servir a esse rei e pagar-lhe tributo? Porque ele é o rei que faz justiça, defendendo os pobres do povo e salvando os filhos do indigente. Para os Padres da Igreja, essas riquezas simbolizam a realeza (ouro), a divindade (incenso) e a paixão de Jesus (mirra). Fato é que os magos — símbolo dos que aceitam o poder de Deus manifestado no menino Jesus — em primeiro lugar doam-se a serviço do Salvador (= prostram-se) e, em seguida, põem à disposição de Jesus o melhor do que possuem, seus dons.
II leitura (Ef 3,2-3a.5-6): O projeto de Deus é para todos              
Paulo não utiliza a palavra projeto de Deus. Prefere falar de mistério. Mas esse termo nada tem a ver com algo obscuro ou incompreensível. Pelo contrário, mistério corresponde à revelação do plano divino. Esse mistério se realizou através da prática e da pregação de Jesus, condensadas naquilo que Paulo chama de Evangelho. Pois bem, mediante esse Evangelho, todos são chamados à vida e à liberdade trazidas por Jesus. É disso que Paulo se torna anunciador e missionário, dedicando toda a vida à evangelização dos pagãos. Estes, pela adesão a Jesus, não são mais estrangeiros, mas concidadãos dos santos (os cristãos) e membros da família de Deus".

MISSAS E COMPROMISSOS DA SEMANA
De 07 À 11 DE JANEIRO DE 2013

07- Segunda-feira - Frei Alonso (São Paulo)
18h00: Ave Maria – IRMÃS DE SÃO CAETANO
18h30: Terço – LEIGOS



08 - Terça-feira - Frei Alonso (São Paulo)
18h30: Terço – LEIGOS
09h30: Missa no Asilo – FREI JOSÉ
19h30: Missa na Matriz – FREI JOSÉ



09- Quarta-feira - Frei Alonso (São Paulo)
15h00: Novena de N. Senhora Aparecida – TEREZA JABUR
18h30: Terço – LEIGOS
19h00: Missa na Matriz – FREI JOSÉ



10 - Quinta-feira
18h30: Terço – LEIGOS
19h00: Missa na Matriz – FREI ALONSO



11 - Sexta-feira
18h00: Missa nas Irmãs – FREI ALONSO
18h30: Terço – LEANDRO
19h00: Missa na Matriz – FREI JOSÉ
20h00: Matriz (Casamento) – FREI ALONSO

Nenhum comentário:

Postar um comentário