terça-feira, 26 de fevereiro de 2013



Frei José de Oliveira comemorou, em missa de Ação de Graças, realizada no sábado à noite, dia 23, na Matriz ‘Nossa Senhora das Dores’, 60 anos de vida sacerdotal. O religioso recebeu amigos e familiares vindos de outras cidades, o prefeito Zacharias Jabur e o vice, Antonio Carlos Bonini de Paiva, além das felicitações de centenas de pessoas, que lotaram a igreja para assistir à missa e a homenagem prestada pela Câmara Municipal outorgando-lhe o título de cidadão cândido-motense. A missa foi celebrada pelo homenageado, mas teve as presenças do Provincial da Ordem dos Frades Capuchinhos, Frei Airton Grigoleto, Frei Cláudio Messias e os Frades cândido-motenses, Frei Ismael Martignago, Frei Alonso Pires e Frei Luís Gonzaga.

O Pároco de Cândido Mota, Frei Ismael Martignago, fez a homilia ressaltando a importância do sacerdócio para a igreja, e destacando o grande trabalho que Frei José fez ao longo dos 14 anos em Cândido Mota, além dos outros 46 nas cidades por onde atuou.

“O grande gênio Santo Agostinho disse que é Cristo que age através do sacerdote, independe da santidade pessoal dele, é Cristo que age nele. Temos essa segurança que na pessoa do sacerdote está Jesus Cristo. São Francisco dizia que, se passasse na frente dele um sacerdote e um anjo, ele primeiro saudaria o sacerdote para depois saudar o anjo. Padre é o coração de Jesus agindo no meio do povo. Tudo isso é o significado do que estamos comemorando hoje, tão bem exercida pelo frei José; um grande e silencioso trabalho. Eu acredito que pelo menos dois terços das famílias cândido-motenses receberam a visita do Frei José”, declarou.

Em suas palavras, Frei José agradeceu as homenagens, vindas, inclusive, de cidades onde atuou antes de chegar a Cândido Mota, em 1999. “Agradeço ao Frei Ismael pela homilia que acaba de fazer e as palmas que eu interpreto como sendo a Jesus, sumo sacerdote porque desde que me conheço por gente, a divina providência encaminhou-me para a Ordem Franciscana Capuchinha. E aqui estou depois de tantos anos e, graças a Deus, me sinto muito feliz e com muita coragem de continuar meu trabalho em benefício da comunidade. Agradeço por me dar tantos anos de vida e trabalho sacerdotal e enquanto Ele me der vida e saúde quero continuar atuando. Agradeço a manifestação de amor e amizade pelos lugares por onde passei e aqui, as que vocês demonstraram hoje”, agradeceu.

No final da celebração, antes de Frei José receber o título de cidadão cândido-motense, o prefeito Zacharias Jabur enalteceu o trabalho realizado por ele, à frente da comunidade cândido-motense citando Bertold Brecht e o definindo como ‘o cara’. “Há aqueles que lutam um dia e, por isso, são bons. Há aqueles que lutam muitos dias e, por isso, são muito bons. Há aqueles que lutam anos e são melhores ainda. Porém, há aqueles que lutam toda a vida. Esses são imprescindíveis”, citou.
“O pregador do Evangelho será aquele que, mesmo à custa de renúncias e sacrifícios, busca sempre a verdade que deve ser transmitida aos demais. Não vende e nem dissimula a verdade pelo desejo de agradar aos homens, de causar assombro, nem por originalidade ou desejo de aparecer. Deus o abençoe”, finalizou.
 
A Vereadora Regina Jabur indica título de ‘cidadão’:

O título de cidadão cândido-motense, entregue a Frei José de Oliveira após a missa solene que comemorou 60 anos de vida sacerdotal ao religioso, foi indicado pela vereadora Regina Jabur (PMDB), aprovado por unanimidade em sessão ordinária. "Com muito orgulho, entregamos o título ao querido frei José de Oliveira. A vida de um religioso todos sabemos, não é fácil. Ele desapega-se totalmente de bens materiais, leva uma vida de muita clausura e deixa de conviver com os membros de sua família. Vivem como os primeiros apóstolos, que acompanharam Jesus e receberam a incumbência de divulgar os evangelhos e as palavras sagradas inspiradas pelo Espírito Santo, assim como frei José tem a importante missão de difundir a fé e fortalecer os membros da Igreja", disse a vereadora.

De acordo com Regina Jabur, ‘a importante vida religiosa de frei José é fortalecida ainda mais como orientador espiritual do Apostolado da Oração, da Legião de Maria e da Ordem Franciscana’. O mundo atual necessita cada vez mais do exemplo e da atuação de religosos tão abnegados como frei José. Agradeço, em nome de todos, o importante trabalho desenvolvido nessa paróquia. Rogamos a Deus e a Jesus, o Cristo, que continue inspirando-o nessa sublime missão. Continue tendo sempre muita força física, psíquica e espiritual", completou a parlamentar.
                                 (Fonte: O Diário do Vale)

Parabéns Frei José!!! Que Nosso Senhor Jesus Cristo e Nossa
 Senhora das Dores lhe abençoe e lhe conceda muitos anos vida
 para continuar sua missão em nossa Paróquia!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário