segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014


EDITORIAL

Irmãs e Irmãos... Paz e Bem!

A palavra quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem à festa maior do cristianismo: Páscoa – Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Ela faz memória de alguns fatos bíblicos importantes: quarenta dias de dilúvio, quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias que Jesus passou pelo deserto antes de iniciar o seu ministério...
A quaresma começa na quarta-feira de Cinzas (05 de março) e termina na Quinta-Feira Santa (17 de abril) com a solene celebração da missa do lapa-pés, Instituição da Eucarista e do Sacerdócio Ministerial.
A quaresma é um tempo de reflexão e oração; de proximidade com a Palavra de Deus e com o próximo; um tempo de conversão: “Convertei-vos e crede no Evangelho” ou, como nos lembra o profeta Joel, tempo de “rasgarmos o coração”, de “tirar de nosso peito um coração de  pedra e, no lugar, colocar um coração de carne”, como nos pede o apóstolo Paulo.
“Essencialmente, o período da quaresma deseja ser um grande retiro espiritual voltado à reflexão, de olhar para si mesmo, de preparar o coração para acolher o Cristo vivo e ressuscitado, na grande celebração da Vigília Pascal.
Enfim, a Igreja católica, com a quaresma, propõe, por meio do Evangelho proclamado e meditado na quarta-feira de cinzas três grandes atitudes para todos nós: a oração, a penitência e a caridade. Por isso, que neste tempo quaresmal  celebramos, todos os anos, a partir de 1963, a Campanha da Fraternidade, “ a maior campanha de solidariedade do mundo cristão”. Cada ano é escolhido um tema urgente e necessário. Neste ano estaremos refletindo sobre o tema do tráfico de pessoas, com o lema “Foi para a Liberdade que Jesus Cristo nos libertou”(Gal. 5,1). Seus objetivos permanentes são: “despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum; educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor: exigência central do Evangelho...em vista da sociedade justa e solidária”.
Que possamos aproveitar bem este tempo de graça e de benção.
Fraternalmente,

Frei Alonso Ap. Pires - pároco




RENOVAÇÃO  PAROQUIAL


É urgente que a paróquia se torne, cada vez mais, comunidade de comunidades vivas e dinâmicas de discípulos missionários de Jesus Cristo, pois é, a comunidade, o lugar privilegiado para as pessoas realizarem uma experiência concreta de encontro com Jesus Cristo. Viver em comunidade implica, “necessariamente, convívio, vínculos profundos, afetividade, interesses comuns, estabilidade e solidariedade nos sonhos, nas alegrias e nas dores” (134-136).
Quais atitudes são importantes para uma renovação paroquial?
1 – Integração: “Torna a comunidade mais rica em serviços, em ministérios e em testemunho... Isso se realiza pelo vínculo e pela partilha da caminhada, mas também pelo planejamento....” (166-167) Rever para Renovar para Crescer.
2 – Alegria: “A revitalização da comunidade consiste em estabelecer relações... que vençam o anonimato e a solidão. Exige que as pessoas tenham a alegria de se reunirem em torno da Palavra de Deus... Implica na capacidade de unir a fé e a vida, de viver e de celebrar, de se alegrar e de chorar com o outro, na atenção às pessoas e às suas necessidades” (caridade) (169)
3 – Conversão pastoral e pessoal: “Não há verdadeiro discípulo missionário sem o  vínculo efetivo e afetivo com a comunidade dos que descobriram o fascínio pelo mesmo Senhor... O Centro de toda a conversão é Jesus Cristo”.
4- Perdão e Acolhida: “A acolhida é uma atitude que toda comunidade renovada deve cultivar. Acolher melhor é uma tarefa urgente de todas as comunidades paroquiais... Muitas pessoas procuram a igreja em momentos difíceis. A comunidade cristã precisa acolhê-las com carinho para superar os desafios que despersonalizam o cidadão... Se as pessoas forem bem acolhidas, poderão retornar ou ingressar na vida comunitária”. (231-235). Perdão, a partir da prática d Jesus, significa: “apesar de... seguir em frente”: “...mas quando vocês entrarem numa cidade, e não forem bem recebidos, saiam pelas ruas e digam: até a poeira desta cidade, que se grudou em nossos pés, nós sacudimos contra vocês. Apesar disso,  saibam que o Reino de Deus está próximo”(Lc. 10,10-11).
Jesus sabe, todos nós sabemos, que as dificuldades, as tensões, os problemas existem na comunidade e são parte da missão.  Podemos, diante delas, ter duas atitudes: de acusações e lamentações, ou fazer como nos pede Jesus: “sacudir a poeira e dar a volta por cima”, pois a missão é mais importante, é mais urgente. APESAR DE... CONTINUAR A ANUNCIAR E TESTEMUNHAR, isso significa perdoar...

(Fonte: CNBB, Comunidade de comunidades, uma nova paróquia, coleção Estudos, nº 104.)

Um comentário:

  1. E é nesse espírito de oração que queremos nos envolver, nos preparando para celebrar a VIDA que é Jesus principalmente nos irmãos, obrigada Frei Alonso! Paz e Bem!

    ResponderExcluir