quarta-feira, 4 de junho de 2014

A Festa de Pentecostes, bonita e significativa, foi herdada da liturgia judaica, uma festa de grande alegria e ação de graças para celebrar a colheita do trigo. Gente de todos os cantos acorria a Jerusalém para oferecer as primícias da colheita ao templo, símbolo da aliança entre Deus e o povo. “Era também chamada a festa das sete semanas por ser comemorada sete semanas depois da festa da páscoa judaica, no qüinquagésimo dia. Daí o nome Pentecostes, que significa cinqüenta dias”.
Depois da morte e ressurreição de Jesus, seus discípulos e Maria, provavelmente estavam reunidos numa sala celebrando esta festa e, neste clima de oração, expectativa e esperança, acontece algo extraordinário, como nos narra o Livro dos Atos dos Apóstolos: “1 (At. 2,1-4).
No Pentecostes, o Espírito Santo, transforma, com sua presença e ação, a confusão em comunhão. Que linguagem é esta capaz de unir todas as diferenças; superar todas as divisões e acabar com a indiferença, o ódio e a violência? A linguagem do AMOR. É este o mistério revelado no Pentecostes: “o Espírito Santo ilumina o espírito humano e, revelando Cristo crucificado e ressuscitado, indica o caminho para nos tornarmos semelhantes a Ele, isto é, ser ‘expressão e instrumento do amor que d’Ele nasce e emana’” (Deus Caritas est 33).
O Pentecostes marca, ainda, o início da missão da Igreja no mundo. A Igreja católica é missionária desde sua origem. Sua mensagem de salvação, desde o inicio, é universal, de todos e para todos. Esta universalidade da missão fica evidente pelo elenco os povos e nações que ouvem o primeiro anúncio dos Apóstolos: “5 em Jerusalém judeus devotos de todas as nações do mundo. 6 ouviram o barulho, todos se reuniram e ficaram confusos, pois cada um ouvia, na sua própria língua, os discípulos falarem. 7 Espantados e surpresos, diziam: «Esses homens que estão falando, não são todos galileus? 8 Como é que cada um de nós os ouve em sua própria língua materna? 9 Entre nós partos, medos e elamitas; gente da Mesopotâmia, da Judéia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, 10 da Frígia e da Panfília, do Egito e da região da Líbia vizinha de Cirene; alguns de nós vieram de Roma, 11 outros são judeus ou pagãos convertidos; também cretenses e árabes. E cada um de nós em sua própria língua os ouve anunciar as maravilhas de Deus12 Todos estavam admirados e perplexos, e cada um perguntava a outro: «O que quer dizer isso?»” (At. 2,5-12).
Temos consciência que o Espírito Santo nos renova, oriente e anima, nós que somos a Igreja viva de Jesus? Temos consciência que, como batizados e batizadas, somos membros de um único corpo e que é o mesmo Espírito que nos aquece, anima e conduz?
Reunida com Maria, como na sua origem, a Igreja hoje reza e pede:
- “Vem, Espírito de Luz, ilumina, esclarece e conscientiza. Faze-nos penetrar no interior das coisas. Sem tua presença,  tudo é sem sentido e a História sem rumo.
-Vem, Espírito Santo transformador, desperta, dinamiza, multiplica as energias do teu povo
- Vem, Espírito Criador, renova, constrói o nosso futuro. Sem tua coragem somos velhos e incapazes de atos novos e de ação transformadora.
- Vem, Espírito Unificador, arranca-nos de nossa solidão, ensina-nos a partilhar e a solidarizar. Sem tua ajuda somos egoístas e orgulhosos.
- Vem, Espírito Consolador, conforta os corações aflitos, sustenta os confortados. Sem tua ajuda, tudo é triste e sem vida.
- Vem, Espírito de Paz, move os jovens para assumirem os conflitos. Sem tua presença, a Paz é falsa e cheia de dominações.
- Vem, Espírito de Urgência, apressa os tempos. Cristo está à porta e bate; Vem e encaminha a História para o Reino.
-  Vem, Espírito escondido, Espírito dos profetas, de Jesus, de Maria; Espírito da Igreja nascente, dos mártires do Brasil, da América Latina e do mundo, de todos os batizados e batizadas.

"DERRAMA  O TEU AMOR SOBRE NÓS E ACOMPANHA-NOS NA CAMINHADA COM O POVO QUE SE REÚNE E LUTA EM COMUNHÃO, PARA QUE OS PEQUENOS EMPOBRECIDOS, FILHOS PREDILETOS DO PAI, TENHAM VIDA EM ABUNDÂNCIA E ASSIM ESTEJA MAIS PERTO O REINO DE JUSTIÇA, DE PAZ E DE AMOR. AMÉM!”

Frei Alonso Aparecido Pires



AVISOS PAROQUIAIS

1 – Topada 2014: Já estão abertas as inscrições para a Topada, que será nos dias 18,19 e 20 de julho. As fichas podem ser retiradas na Secretaria Paroquial. Poderão se inscrever, os jovens com mais de 16 anos de idade.

2 – Curso de Noivos: Já estão abertas as inscrições para o Curso de Noivos, que será nos dias 14 e 15 de junho. As fichas podem ser retiradas na Secretaria Paroquial.

3 – Reunião de Liturgia: Terça-feira, dia 10, às 19h30 no CPP.

4 – Formação dos Catequistas: Quarta-feira, dia 11, às 19h30 no CPP.

5 – Reunião dos Ministros da Eucaristia: Quinta-feira, dia 12, às 19h30 no CPP.

6 – Festa de Santo Antônio: Missa e bênção dos Pães, dia 13, nos seguintes horários:
- 15h00 e 19h00: Missa na Matriz
- 19h30: Missa na Pinguela
- 19h30: Missa na Alexandria
 -19h30: Missa no Porto Almeida

7 – Festa da Santíssima Trindade: Será no próximo domingo, dia 15, às 09h30 na própria Comunidade.

LISTA DE MISSAS, SÁBADO 07 E
DOMINGO 08 DE JUNHO

                         SÁBADO
HORÁRIO
IGREJA
PADRE
INTENÇÃO

19h00

Matriz

FREI JOSÉ

19h00

Sagrada Família

FREI HAROLDO

19h30

Frutal

FREI ALONSO

20h00

Santuário

FREI SAUL




                                  DOMINGO
HORÁRIO
IGREJA
PADRE
INTENÇÃO

08h00

São José

FREI HAROLDO

08h00

São Judas

FREI JOSÉ

08h30
Matriz
FREI SAUL

09h30
Matriz
FREI SAUL
1 Batizado
10h00
São Benedito
FREI ALONSO

18h00
São Francisco
FREI HAROLDO

18h00
Perpétuo Socorro
FREI SAUL

19h30
Alexandria
FREI JOSÉ

19h30
Santa Teresinha
FREI HAROLDO

19h30
Matriz
FREI ALONSO
Missa Solene de Pentecostes
                        


MISSAS E COMPROMISSOS DA SEMANA
09 À 13 DE JUNHO DE 2014

09 - Segunda-feira
18h00: Ave Maria – IRMÃS DE SÃO CAETANO
18h30: Terço – LEIGOS
19h30: Reunião da Equipe de Trabalho do ECC –
10 - Terça-feira
09h00: Reunião do Conselho de Presbíteros – FREI SAUL
18h00: Missa nas Irmãs – FREI JOSÉ
18h30: Terço – ECC
19h00: Missa na Matriz – FREI HAROLDO
19h30: Reunião de Liturgia – FREI ALONSO
11 - Quarta-feira
15h00: Novena de Nossa Senhora Aparecida – FREI SAUL
18h30: Terço RCC
19h00: Missa na Matriz – FREI JOSÉ
19h30: Formação dos Catequistas – FREI ALONSO
12 - Quinta-feira
18h30: Terço – LEIGOS
19h00: Missa na Matriz – FREI ALONSO
19h30: Reunião dos Ministros da Eucaristia – FREI HAROLDO      
13 - Sexta-feira – Festa de Santo Antônio
15h00: Missa na Matriz (Solenidade de Santo Antônio) – TODOS OS FREIS (CONCELEBRADA)
18h30: Terço – LEANDRO
19h00: Missa na Matriz (Solenidade de Santo Antônio) – FREI JOSÉ
19h30: Missa na Pinguela (Solenidade de Santo Antônio) – FREI HAROLDO
19h30: Missa na Alexandria (Solenidade de Santo Antônio) – FREI SAUL
19h30: Missa no Porto Almeida (Solenidade de Santo Antônio) – FREI ALONSO
19h30: Reunião da Equipe de Trabalho do ECC –

Nenhum comentário:

Postar um comentário