quinta-feira, 28 de agosto de 2014




“Tua Palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho!”
(Salmo 119,105)

Jesus realizou diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. Estes sinais foram escritos para que vocês acreditem que Jesus é o Messias, o Filho de Deus. E para que, acreditando, vocês tenham a vida em seu nome. (Jo 20,30-31)
Setembro é o mês da Bíblia, desde 1971. Este mês foi escolhido pela Igreja porque no dia 30 de setembro é dia de São Jerônimo (ele nasceu no ano de 340 e faleceu em 420 dC). São Jerônimo foi um grande biblista e foi ele quem traduziu a Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim, que naquela época era a língua falada no mundo e usada na liturgia da Igreja.
A Bíblia é hoje o único livro que está traduzido em praticamente todas as línguas do mundo e que está em quase todas as casas. Serve de “alimento espiritual” para a Igreja e para as pessoas e ajuda o povo de Deus na sua caminhada em busca de construir um mundo melhor.
“Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça” (2Tm 3,16). A Bíblia foi escrita por pessoas chamadas e escolhidas por Deus e que foram inspiradas através do Espírito Santo. Ela revela o projeto de Deus para o mundo; serve para que todos possamos crescer na fé e levar uma vida de acordo com o projeto de Deus. Por isso, ela é a grande “Carta de Amor” de Deus à Humanidade.
A Palavra de Deus nos revela o rosto de Deus e seu mistério. Ela é a história do Deus que caminhou com seu povo e do povo que caminhou com seu Deus. A Bíblia tem uma longa história, desde nossos pais e mães da fé (Abraão e Sara, Isaac e Rebeca, Jacó Lia e Raquel) passando por Moisés, pelos Profetas, até a vinda do Messias, e por fim a morte do último dos Doze Apóstolos quando foi escrito o último livro da Bíblia (o Apocalipse, escrito no final do I século). A Palavra de Deus demorou em torno de dois mil anos para ser escrita. Muitas pessoas fizeram parte desta história: homens, mulheres, crianças, jovens, anciãos… Por isso, podemos dizer que a Bíblia é um livro feito em mutirão.
Mais do que história, a Bíblia é portadora de uma mensagem. Ela é capaz de denunciar e anunciar. Ela denuncia as injustiças, os pecados, as situações desumanas, de pobreza, exploração e exclusão em que vivem tantos irmãos nossos. Foi isso que fizeram os Profetas e também Jesus Cristo em algumas ocasiões, pois toda situação de injustiça e pecado é contrária ao projeto de Deus. Mas a Bíblia é, sobretudo, um livro de anúncio. Ela proclama a boa notícia vinda de Deus: Ele nos ama e nos quer bem! Ele é o Deus que caminha conosco, que está ao nosso lado e nos dá força e coragem! Foi Deus que enviou ao mundo seu Filho Jesus Cristo. Ele veio nos trazer a Boa Notícia do Reino; veio nos trazer a Salvação, o perdão dos pecados. É através da fé em Jesus Cristo que nos tornamos filhos de Deus.
Na verdade, todo mês devia ser Mês da Bíblia; todo dia devia ser Dia da Bíblia. Por isso, a Bíblia não pode ser apenas um ornamento em nossa casa. A Palavra de Deus deve ser o nosso alimento de cada dia e buscar nela o sustento para a nossa vida.
Termino lembrando um texto bonito de São Paulo: “Tudo o que se escreveu no passado foi para o nosso ensinamento que foi escrito, afim de que, pela perseverança e consolação, que nos dão as Escrituras, tenhamos esperança” (Rm 15,4). Que neste mês da Bíblia, a Palavra que vem da boca de Deus nos anime, dê força e coragem e com isso sejamos cristãos da Esperança!

MÊS DA BÍBLIA 2014

Discípulos Missionários a partir do Evangelho de Mateus é o tema proposto para o Mês da Bíblia de 2014, partindo das prioridades do Projeto de Evangelização “O Brasil na missão continental” e os aspectos fundamentais do processo de discipulado: o encontro com Jesus Cristo, a conversão, o seguimento, a comunhão fraterna e a missão.
O lema é “Ide, fazei discípulos e ensinai” (cf. Mt 28,19-20). Ele foi indicado pela Comissão Bíblico Catequética, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), juntamente com as Instituições Bíblicas, entre elas o Serviço de Animação Bíblica.
QUEM É O AUTOR DO EVANGELHO SEGUNDO MATEUS?
O Evangelho foi atribuído a Mateus, pela primeira vez, por um escritor cristão de nome Pápias, no II século D.C.. Pela tradição, Mateus era um publicano, foi um dos Doze Apóstolos (9,9; 10,3) e é identificado com o nome de Levi (Mc 2,14; Lc 5,27). Outros o consideram um escriba e o identificam com a frase presente em Mt 13,52. Porém, hoje sabemos que o Evangelho é fruto de um longo processo de redação e que foi atribuído a Mateus, por ser, certamente, uma pessoa importante para a comunidade.
Apesar disso, podemos recolher algumas características do autor,  nas entrelinhas do evangelho. Provavelmente, tenha sido um judeu-cristão, pois conhecia os costumes, rituais e os métodos judaicos de interpretação dos textos; tem uma grande familiaridade o Antigo Testamento (1,23; 2,6.15.18; 13,14-15) e utiliza expressões próprias da cultura judaica (18,20). Apesar de seguir várias passagens do Evangelho segundo Marcos, o autor tem um estilo mais sóbrio eliminando detalhes secundários, frases difíceis, expressões repetidas e evita as referências às emoções ou que possam transparecer os limites de Jesus ou dos seus discípulos. Ele também ressalta o aspecto catequético dos milagres.
O evangelho dirige-se, possivelmente, a uma comunidade proveniente do judaísmo, visto que os costumes judaicos não são explicados (15,2; 23,5), nem traduz as expressões aramaicas (5,22) e os temas escolhidos estão em sintonia com este contexto judaico, como: o Reino dos Céus, justiça, perfeição, entre outros.
QUANDO? ONDE FOI ESCRITO? COM QUAL FINALIDADE?
O Evangelho segundo Mateus, provavelmente foi escrito entre os anos 80 a 90 D.C. Muitos estudiosos afirmam que o autor conhecia o Evangelho segundo Marcos e se serviu do mesmo para elaborar o seu texto. Quanto ao local no qual o evangelho foi escrito, existia uma primeira proposta de situá-lo na Palestina, baseada na hipótese de um original em hebraico ou aramaico do Evangelho, porém é uma hipótese que vem sendo fortemente questionada. A segunda hipótese, praticamente aceita, é de situá-lo na Síria, em Antioquia.
O evangelho tem primeiramente a finalidade de demonstrar que Jesus é o Messias prometido pelos profetas e pelas promessas presentes no Antigo Testamento. Um segundo objetivo é de fortalecer a fé cristã das comunidades, nesse momento marcado por conflitos, tensões e de crise para aquelas e aqueles cristãos, que ainda estavam estruturalmente ligados à comunidade judaica.
ESTRUTURA DO EVANGELHO
A primeira parte inicia com a genealogia de Jesus, o relato da sua infância, a pregação de João Batista, o Batismo e as Tentações (1,1-4,11).
Na segunda parte, Jesus anuncia a finalidade da sua missão (4,12-16), o chamado e a missão dos quatro primeiros discípulos (4,18-25) e o “discurso da Montanha” (5-7).
A terceira parte, capítulos 8-10, relata várias curas intercaladas com outras narrativas e discursos como: as exigências da vocação apostólica (8,18-22), a vocação de Mateus, a discussão sobre os motivos que levam Jesus a participar das refeições com os pecadores e a polêmica sobre o jejum (9,9-17) e a compaixão por ver uma multidão“ cansada e abatida como ovelhas sem pastor” (9,35-38). Conclui-se com o chamado “discurso missionário” (10).
Entre as controvérsias sobre quem é Jesus, o autor revela a relação entre Jesus e o Pai (11,25-30), a opção pelos pequenos e sobre a verdadeira família de Jesus (12,46-50). Esta quarta parte é concluída com um discurso em forma de parábolas, tendo como tema o Reino dos Céus (13).
A quinta parte (14-20) traz novamente relatos de milagres, as multiplicações dos pães e as controvérsias com os fariseus, saduceus e cobradores de impostos. Esta parte é marcada por uma relação mais estreita com os discípulos e é quando Jesus trata sobre o grande desafio que é viver em comunidade (18) e os perigos que impedem um verdadeiro seguimento de Jesus. Apresenta, ainda, os três anúncios da Paixão (16,21; 17,22-23; 20,17-19) e a profissão de fé de Pedro (16,13-20).
Com a entrada de Jesus em Jerusalém inicia-se a sexta parte, marcada por conflitos entre Jesus, os chefes dos sacerdotes, os anciãos e os movimentos religiosos da época. Há ainda dois discursos: um sobre o comportamento dos escribas e fariseus e o não acolhimento dos profetas enviados por Deus (23,37-38) e o outro sobre o fim dos tempos, chamado discurso escatológico, em forma de parábolas.
A última ceia, paixão, morte e alguns relatos sobre a ressurreição, estão presentes na sétima parte, finalizando com o envio dos discípulos e a certeza da sua presença constante, até os fins dos tempos (26-28)”.
(Fonte: http://www.paulinas.org.br)

AVISOS PAROQUIAIS


1 Reunião de Revisão da 6ª Festa do Milho: Segunda-feira, dia 1º de setembro, às 19h30 no CPP. Todos os Coordenadores estão convidados a participar.

2 Reunião da Pastoral da Criança Diocesana: Será realizada uma Reunião com todos os líderes da Pastoral da Criança de Cândido Mota juntamente com a Pastoral da Criança Diocesana para a eleição da nova Coordenação, que acontecerá segunda-feira, dia 1º de setembro, às 19h30 no CPP.

3 Formação dos Catequistas: Quarta-feira, dia 03, às 19h30 no CPP.

4 Reunião da Pastoral da Pessoa Idosa: Sexta-feira, dia 05, às 19h30 no CPP.

5 Bazar da Pechincha: A Comunidade da Igreja  N. Sra. do Perpétuo Socorro está pedindo doações de roupas, calçados e utensílios domésticos para um Bazar da Pechincha em prol da Catequese da Comunidade. As doações poderão ser entregues na Secretaria Paroquial ou na Igreja N. Sra. do Perpétuo Socorro.

6 Almoço da Rádio Mensagem: Será realizado um Almoço em prol da Rádio Mensagem, dia 21 de setembro no Salão Paroquial. Os convites poderão ser adquiridos com a Diretoria da Rádio, com os casais da Família ECC e na Secretaria Paroquial ao preço de R$ 20,00. Colabore!

7 Festa de Nossa Senhora das Dores: No próximo domingo, dia 07 de setembro, iniciaremos a Novena em Comemoração ao Dia de Nossa Senhora das Dores. À partir das 15h00, acontecerá a Entronização da Imagem e Terço. Às 19h30 haverá Missa Solene , marcando o primeiro dia da Novena na Igreja Matriz. A Programação das Festividades Religiosas da Padroeira será divulgado no próximo final de semana.

LISTA DE MISSAS, SÁBADO 30
E DOMINGO 31 DE AGOSTO

PARABÉNS CATEQUISTAS!!!

DIA 31 DE AGOSTO: DIA DO(A) CATEQUISTA


Aqui na nossa Paróquia de Cândido Mota, vamos comemorar o dia do Catequista dia 03 de setembro à partir das 19h30 no CPP, com o Encontro de Formação com o Pe. Manoel e,  logo após o mesmo, uma ALEGRE CONFRATERNIZAÇÃO. Contamos com a sua presença!

Que este dia seja de alegria e, sobretudo de entrar em sintonia e comunhão com todos os catequistas do Brasil.
A missão do catequista é de gratuidade. É assim que cada catequista coloca em prática o ensinamento de Jesus, dedicando seu tempo para que adultos, jovens, adolescentes e crianças possam encontrar o caminho do discipulado missionário, a partir da experiência pessoal e comunitária com Jesus Cristo. É por isso que hoje queremos agradecer a Deus pelo ministério da catequese e dizer “obrigado” a cada um de vocês, pedindo ao Senhor que os abençoe porque vocês fizeram a opção de ser servidores do evangelho que gera Vida em abundância.
Que a experiência do encontro com Jesus Cristo, condição para exercer esse ministério, provoque sempre de novo o encantamento por esse fascinante caminho de discipulado, cheio de desafios que fazem crescer em “idade, sabedoria e graça”! 

Parabéns, Gratidão e bola pra frente!!!

                         SÁBADO
HORÁRIO
IGREJA
PADRE
INTENÇÃO

09h00

Matriz

FREIS
Confissões
Crismandos

11h00

Santa Teresinha

FREI ALONSO
Casamento

19h00

Matriz

FREI SAUL

19h00

Sagrada Família

FREI ALONSO

19h30

Frutal

FREI JOSÉ

20h00

Santuário

FREI HAROLDO



                          DOMINGO
HORÁRIO
IGREJA
PADRE
INTENÇÃO

08h00

Centro Vocacional

DIÁCONO ANATÓLI
Retiro dos Crismandos

08h00

São José

FREI SAUL

08h00

São Judas

FREI JOSÉ

08h30
Matriz
FREI HAROLDO

09h00
Sagrada Família
FREI ALONSO
Assis
18h00
São Francisco
FREI ALONSO

18h00
Perpétuo Socorro
FREI SAUL

19h30
Alexandria
FREI ALONSO

19h30
Santa Teresinha
FREI HAROLDO

19h30
Matriz
FREI JOSÉ

                       

MISSAS E COMPROMISSOS DA SEMANA
01 À 05 DE SETEMBRO DE 2014

01 - Segunda-feira  
18h00: Ave Maria – IRMÃS DE SÃO CAETANO
18h30: Terço – LEIGOS
19h30: Reunião de Revisão da 6ª Festa do Milho – FREI ALONSO 
02 - Terça-feira
09h30: Missa no Asilo – FREI JOSÉ
18h30: Terço – FREI SAUL
19h00: Missa na Matriz – FREI SAUL
19h30: Reunião com os Coord. do Leilão do Gado (Residência Vanderlei Vasques) – FREI ALONSO
 
03 - Quarta-feira
15h00: Novena de Nossa Senhora Aparecida – FREI HAROLDO
18h30: Terço RCC
19h00: Missa na Matriz – FREI SAUL
19h30: Formação dos Catequistas – PADRE MANOEL / FREI ALONSO 
04 - Quinta-feira
18h00: Terço – LEIGOS
19h00: Missa na Matriz – FREI HAROLDO
19h30: Missa na Pinguela – FREI ALONSO
19h30: Encontro de Pais e Padrinhos dos Catequizandos que serão Batizados – ROMILDO/ ANDRÉIA
 
05 - Sexta-feira
15h00: Missa do Sagrado Coração de Jesus – FREI JOSÉ
18h30: Terço – LEANDRO
19h00: Missa na Matriz FREI HAROLDO
19h30: Missa na Pirapitinga – FREI ALONSO
19h30: Reunião da Pastoral da Pessoa Idosa – FREI SAUL

Um comentário:

  1. João 14.6 Disse-lhe Jesus:Eu sou o caminho, a verdade e a vida.Ninguém vem ao Pai, senão por mim.Salmos115.4-8 Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens.Têm boca, mas não falam; olhos têm,mas não veem.Têm ouvidos , mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram.Têm mãos, mas não apalpam; pés têm , mas não andam; nem som algum sai da sua garganta.A eles se tornem semelhantes os que fazem, assim como todos os que neles confiam.Hora de despertamento...Jesus está voltando.

    ResponderExcluir