sexta-feira, 2 de janeiro de 2015


A Igreja celebra hoje a manifestação de Jesus ao mundo inteiro. Epifania significa isso, “o que aparece”, “manifestação”; e os Magos, ou os Reis magos, Baltazar, Melquior, Gaspar, representam os povos de todas as línguas e nações que se põem a caminho, que são chamados por Deus, para adorar Jesus.
Em outras palavras, é o que São Paulo nos lembra na segunda leitura da missa de hoje: “os gentios recebem a mesma herança que os judeus, pertencem ao mesmo corpo e participam da mesma promessa, em Cristo Jesus, por meio do Evangelho”. Em outras palavras: A salvação de Deus é para todas as pessoas... Ou, ainda, como nos lembra o profeta Isaias, na primeira leitura:  para a terra, que estava envolvida em trevas, apareceu uma LUZ; a glória do Senhor se manifestou e os povos agora caminham iluminados por esta LUZ. Tudo se enche de alegria, a esperança foi renovada”.
Compreender esta manifestação. Entender esta presença salvadora de Jesus, exige de nós três atitudes importantes:
1. Caminharmos e sermos perseverantes na justiça, no amor, na solidariedade. Quando nos pautamos por estes valores, a estrela está a nossa frente, nos guiando. Quando buscamos outros valores, perdemos o rumo e a direção (Herodes). O caminho proposto por Jesus é o da simplicidade, do serviço... Por isso, devemos hoje dar graças a Deus por nossa vocação cristã: de ser, no meio do mundo, sinal do amor misericordioso e bondoso de Deus que deseja salvar toda a humanidade.
2. Conversão:  depois do encontro com Jesus, os magos voltaram por outro caminho. O encontro com Jesus renova, transforma a nossa vida, ou deve transformar a nossa vida... Que mudanças a palavra de Deus exige de nós, hoje? No campo pessoal, familiar, social, político, ecológico... Viver a Epifania é assumir o evangelho e a prática de Jesus como estrela guia, regra, luz que ilumina toda a nossa vida e nossa maneira de ser. Quem encontra Jesus Cristo muda de caminho. Toma outro caminho. Um caminho novo, o caminho de Jesus Cristo que se apresenta como o Caminho que nos conduz ao Pai (Jo 14,6).
3. Ouro, incenso, mirra. Ouro: realeza. Incenso: divindade. Mirra: sofrimento, o testemunho de que Ele se fizera homem para a redenção do mundo.
Por fim, meus irmãos e irmãs, A Epifania é a festa da fé e do apostolado da fé. Como cristãos e seguidores de Jesus, somos chamados a ser manifestação do Deus que é amor, justiça e esperança. Sejamos, então, fiéis à nossa vocação cristã! Todo cristão autêntico está sempre a caminho no próprio e pessoal itinerário de fé e, ao mesmo tempo, com a pequena luz que traz dentro de si, pode e deve servir de ajuda para quem se encontra ao seu lado e, talvez, sente dificuldade de encontrar a estrada que conduz a Cristo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário