sexta-feira, 8 de junho de 2012

DÍZIMO NA IGREJA CATÓLICA

Apesar de ser bíblico, é sempre difícil falar do dízimo para os fiéis da Igreja Católica. É que a Igreja Católica não trata desse assunto com ameaças e punições divinas, fala do amor e da generosidade que deve existir dentro do coração de cada católico que realmente sente orgulho de ser católico. E também isso acontece pela falta de informação e formação dos católicos neste ponto, produzindo-se assim preconceitos contra o dízimo, como por exemplo, o que se ouve por vezes: o dízimo é para o padre. Isso não é verdade. O dízimo é para a Igreja e reverte em bem que nós mesmos usufruímos.

Há muitos católicos em todas as comunidades que contribui com a Canção Nova, TV Aparecida, Divino Pai Eterno... isto não é mal, mas há um dever que antecede a tudo isto que é o de prover as necessidades da comunidade local.

Nós participamos das missas e de outras atividades religiosas em nossa cidade; nossas crianças freqüentam o catecismo em nossas salas, construídas e conservadas com os recursos providos do dízimo. Encontramos a igreja sempre limpa, iluminada, decorada, com serviço de som, podendo ainda enumerar outra centena de benefícios que recebemos.

Mas tudo isto tem um custo e este custo se eleva cada vez mais com a complexidade da economia. É tempo de perguntar: queremos ou não uma igreja católica melhor? Isto depende de nós.

As igrejas com suas salas, salões e todos os equipamentos são nossos. O sarcedote só vem para servir por um tempo, depois é enviado a outros lugares porque é missionário como os apóstolos, ou como o próprio Jesus. Dele mesmo não tem nada, tudo é da comunidade. Devemos sim tratar o sarcedote com carinho porque ele vem exclusivamente para servir o povo.


Por isso eu convido a cada um de vocês que ainda não contribui com o dízimo a ser um dizimista em sua comunidade, mas que seja um dizimista consciente, que esta colaboração seja feita com muito amor a Deus e a nossa igreja que é instrumento para a nossa Salvação.

Não importa a quantia que você contribui, mas faça com amor, receba bem a pessoa que arrecada seu dízimo. Deixe preparado para que essa pessoa não precise ir várias vezes à sua casa.

O dízimo é isto, uma quantia que você escolhe doar em um certo dia do mês, segundo sua consciência, para ajudar na pregação e na organização do Reino de Deus em nossa cidade.

Malaquias capitulo três, versículo 10 e 11 diz: “Pagai o dízimo integralmente ao tesouro do templo, para que aja alimento em minha casa. Fazei a experiência diz o Senhor dos exércitos e vereis se não vos abro os reservatórios do céu e se não derramo a minha benção sobre vós muito além do necessário”.

A pastoral do dízimo está realizando um trabalho de organização e conscientização do dízimo em nossa cidade. A organização é para facilitar o trabalho de todas as comunidades. Ainda estamos no início desse trabalho mas já notamos uma significativa diferença no valor do dízimo. Isto é resultado do empenho comunitário do qual você faz parte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário