terça-feira, 11 de setembro de 2012

"Benditos os pés, as mãos, os olhos, a voz, o
 sorriso que evangelizam e anunciam a boa notícia
do evangelho, se tornando luz que ilumina os nossos
caminhos, sal que dá sabor á vida e nos envia para a
missão".


Cheguei à cidade de Cândido Mota no dia 30 de janeiro, para compor a Fraternidade Nossa Senhora das Dores de Cândido Mota, juntamente com os demais frades Ismael Martignago, José de Oliveira e Luiz Gonzaga dos Santos Filho. Já tive a graça de conhecer Cândido Mota em outras oportunidades como na Ordenação Sacerdotal do Frei Geraldo dos Santos e na 1ª Missa de Frei Décio Pacheco Bezerra, e um pouco mais agora que já se passaram sete meses. Sempre gostei de cidades pequenas, pois nestas o povo é bem acolhedor, aqui em Cândido Mota não foi diferente.  Nem havia chegado direito e já me sentia parte de vocês, agora então depois de setes meses, participando das alegrias e tristezas desse povo tão acolhedor sinto-me mais ainda.


A vida é sempre feita de escolhas e nela escolhi ser missionário e como nos diz Dom Hélder Câmara é: Partir, caminhar, deixar tudo, sair de si, quebrar a crosta do egoísmo que nos fecha no nosso Eu. É parar de dar voltas ao redor de nós mesmos, como se fôssemos o centro do mundo e da vida. É não se deixar bloquear nos problemas do pequeno mundo a que pertencemos: a humanidade é maior. Missão é sempre partir, mas não devorar quilômetros. É, sobretudo abrir-se aos outros como irmãos, descobri-los e encontrá-los. E, se para encontrá-los e amá-los é preciso atravessar os mares e voar lá nos céus, então Missão é partir até os confins do mundo.”


Nossa vida de frades capuchinos é essa, estar sempre em missão. Já faz um tempo nossa Província, dos Capuchinos de São Paulo me deu a oportunidade de viver o carisma missionário, em uma casa de missão no Norte do México, lá temos uma casa em Tres Ojitos, outra em Yécora, outra em Durango, e uma em Monterrey onde vou morar a partir do dia doze de Outubro e contribuir na construção do reino de Deus entre nós.  Agora depois de fazer a experiência desse nosso Deus tão maravilhoso presente em cada um de nós, de uma forma especial em todas as cidades que passei aqui no Brasil e pude me fortalecer na fé, na esperança e no amor. É tempo de partir novamente. Quem parte deixa saudades, quem fica mais ainda, mas o que importa mesmo é que o coração não muda de lugar, sendo assim, estaremos sempre juntos em oração.


Que Nossa Senhora das Dores, São Francisco e Santa Clara nos ajudem a sermos sinais da graça e do bem de Deus entre nós. E que ele derrame sobre cada um de vocês, as graças necessárias para bem viver a fé, a esperança e o amor.
Obrigado a todos os cândido-motenses, a todas as pastorais, a todos os funcionários da Paróquia e aos meus irmãos de ordem Frei Ismael Martignago, Frei José de Oliveira e Frei Luiz Gonzagados Santos Filho pela  partilha de vida, por cada sorriso, cada abraço, cada bom dia, cada boa tarde, cada boa noite em fim por toda acolhida. Que Deus os abençoe, proteja e guarde sempre, com muita saúde, paz e vida em abundância.

OBRIGADOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!

Frei Anderson Luis de Oliveira. 
e-mail: freiestilo@yahoo.com.br



Como diz um trechinho daquela música, Tocando em Frente, “um dia a gente chega, no outro vai embora”. Assim vai acontecendo a história de cada um. Sempre marcada por uma sucessão de chegadas e de despedidas.




Durante esses sete meses, Frei Anderson, com sua simplicidade, sua alegria e seus ensinamentos, soube cativar a todos os Candidomotenses.
Saiba que sentiremos muito a sua falta, mas sabemos que a sua ida é a continuidade da missão que abraçou quando da sua ordenação. Entregou a sua vida a Deus para se dedicar à vida dos homens. Por isso, temos a certeza que tudo correrá bem, nesse novo caminho, nessa nova etapa de sua vida, com os irmãos mexicanos.



A despedida hoje é emocionante. Este é um momento especial! É hora de olhar para trás e ver tudo o que passou. É hora de valorizar a amizade e os laços de afetividade que foram criados. E por isso intercedemos a Deus que lhe dê muita saúde e que o nosso testemunho possa ser o conforto e incentivo para continuar.



Seja sempre essa pessoa amiga e alegre que sempre foi. Por onde andar, lembre-se que deixou aqui pessoas que lhe querem bem e torcem pelo seu sucesso. Distribua a todos esse sorriso constante que sempre alegra seu rosto de felicidade e que conforta quem o rodeia.
Por estas razões e muitas mais é difícil dizer adeus, é triste ver ir embora uma pessoa, a quem temos muita consideração.



Que Nosso Senhor Jesus Cristo, Nossa Senhora das Dores, São Francisco e Santa Clara guie seus passos e abençoe sua nova missão!

Nunca se esqueça...

Um comentário:

  1. Saudades sentiremos mas ficamos felizes pelo senhor estar seguindo os passos de Cristo . E e como diz saudades sentimos do que e bom e o senhor foi e sempre sera um presente de Deus em nossas vidas. Que os ventos do destino soprem sempre em seu favor te levando cada dia mais perto do ceu. Bjs. Adriana. Gabriela e Alice comunidade Sao Judas Candido Mota

    ResponderExcluir