segunda-feira, 29 de julho de 2013



Vocês sabem o que significa a palavra padre? Significa “pai”, assim como o pai cuida de seus filhos o padre cuida daqueles que participam da nossa paróquia para que cresçam como verdadeiros filhos de Deus. Ser padre é ser abençoado e verdadeiramente escolhido por Deus. Sem dúvida nenhuma, somente alguém que tem Deus ao seu lado é capaz de realizar tantos feitos como celebrar a Eucaristia, pregar o Evangelho, acolher os pecadores, orientar e acompanhar como somente um pai pode fazer. Um pai espiritual dado pelo Senhor para nos guiar no caminho da salvação. O padre, como todos nós podemos ver, é o primeiro missionário de nossa comunidade. Ele está sempre conosco, atendendo as necessidades do povo, instruindo, confortando, visitando famílias, doentes, rezando missas, atendendo os pobres. Ser padre não é uma tarefa fácil! Deixar tudo é entregar-se completamente nas mãos do Senhor. Esta vocação pede força e fé. Por isso Deus chama para a vida sacerdotal quem tem um coração aberto para servir e se desapegar de tantas coisas que para nós, parecem tão importantes. A grande riqueza do padre é Jesus que ele escolheu seguir por toda a vida. O padre precisa de nós tanto quanto nós dele. Precisa do nosso apoio, colaboração e compreensão; precisa do nosso amor, da nossa amizade e de nossas orações, para que Deus lhe dê animo e coragem para seguir confiante e com alegria em sua missão. Ter um padre em nossas comunidades é uma benção de Deus e isto precisa ser celebrado com muito amor e alegria.
  
Parabéns a todos os Padres, que Deus renove diariamente a belíssima vocação a que foram chamados e a qual disseram SIM.
Deus os abençoe e guarde! Especialmente os Padres da Paróquia Nossa Senhora das Dores: Frei Ismael Martignago, Frei José de Oliveira, Frei Luiz Gonzaga dos Santos Filho e Frei Alonso Aparecido Pires.


Nós que somos da Igreja Católica, já ouvimos muitas vezes falar de vocação. Vocação também  já nos suficientemente explicado que é um chamado. Existe vocação para um projeto especial e existe vocação para uma vida comum. Vocação especial na Bíblia, é a dos patriarcas, dos profetas, dos apóstolos de Jesus Cristo que implantaram sua Igreja. Neste caso o vocacionado, o que foi chamado por Deus, dá um corte radical em sua vida. Deixa seu projeto pessoal e se entrega nas mãos de Deus, sem ligação com família, com negócios particulares, só par viver sob a inspiração de Deus. A vocação comum  é a dos que seguem  o que é a condição normal da vida humana, casando-se ou não, ocupados no governo e no governo direto  do mundo e da humanidade, mas fazendo sua profissão de fé no Evangelho, que passa a ser a inspiração debaixo da qual age e transforma o mundo.
Mas uma coisa é indispensável para todos: a santidade de Jesus Cristo. A finalidade essencial é uma só, como nos diz a introdução da Carta aos Efésios: “Em Cristo Ele nos escolheu antes da fundação do mundo, para sermos  santos e irrepreensíveis diante dele no amor” (cfr. Ef  1,4). Todos são chamados a serem  filhos de Deus por meio de Jesus Cristo. Ser filho de Deus é participar de sua natureza divina pela graça. Nisto consiste a santidade.
Para melhor pensarmos e atualizarmos estas coisas sublimes de que participamos desde o batismo e na vivência dos sacramentos, a Igreja pastoralmente dedica cada semana do mês de agosto,  às modalidades diversas de nossa vocação. Presbítero, religioso(a) missionário(a), leigos(as), consagrados(as) ou não, casados. O importante é que todos podem ter acesso à santidade universal  a que são chamados sem exceção. Mas que seja para este mundo atual. Como disse João Paulo II: “Quero ver jovens santos vestidos de jeans”.
Frei Ismael Martignago - Pároco

sábado, 27 de julho de 2013

AVISOS PAROQUIAIS



1 – Missa de Ação de Graças a todos os Motoristas em Comemoração ao dia de São Cristóvão: Será no próximo domingo, dia 28, às 08h30 na Igreja Matriz. Em seguida, à partir das 09h30, bênção dos veículos na Avenida da Saudade.


2 – Reunião do Conselho da Pastoral Paroquial: Quinta-feira, dia 1º de agosto, às 19h30, no CPP, reunião com os Coordenadores de Grupos, Movimentos, Pastorais, Comunidades, Liturgia e Canto para tratarmos dos seguintes assuntos: Semana da Família, Novena da Padroeira e Cerco de Jericó.


3 – Formação para os Catequistas: Será no próximo domingo, dia 04, às 08h30 no CPP.


4 – Festa de Santa Clara: Acontecerá nos dias 03 e 04 de agosto. Todos estão convidados a participar.


5 – Casamento Comunitário: Já estão abertas as inscrições para o Casamento Comunitário. Os casais que já vivem juntos e desejam se casar na Igreja, poderão fazer suas inscrições na Secretaria Paroquial.


MISSAS E COMPROMISSOS DA SEMANA
29 DE JULHO À 02 DE AGOSTO DE 2013


29 - Segunda-feira – Frei Alonso: São Paulo – Comissão Pré-Capitular
18h00: Ave Maria – IRMÃS DE SÃO CAETANO
18h30: Terço – LEIGOS


30 - Terça-feira
18h00: Missa nas Irmãs – FREI JOSÉ
18h30: Terço – FREI ISMAEL
19h00: Missa na Matriz – FREI JOSÉ
19h30: ECC – FREI ALONSO

 
31 - Quarta-feira – Freis Luiz e Alonso: Londrina (exames)
15h00: Novena de Nossa Sra. Aparecida – FREI ISMAEL
18h30: Terço – FREI ALONSO
19h00: Missa na Matriz FREI ALONSO

 
01 - Quinta-feira
18h30: Terço – LEIGOS
19h00: Missa na Matriz – FREI JOSÉ
19h30: Missa na Pinguela FREI ISMAEL
19h30: Reunião com todos os Movimentos, Pastorais, Liturgia e Grupos de Canto FREI ALONSO

 
02 - Sexta-feira
15h00: Missa do Sagrado Coração de Jesus – FREI JOSÉ
18h30: Terço – LEANDRO
19h00: Missa na Matriz – FREI LUIZ
19h30: Missa na Pirapitinga – FREI ISMAEL
19h30: Coroinhas: FREI ALONSO

 

sábado, 20 de julho de 2013

AVISOS PAROQUIAIS


1 – Missa da CatequeseNão haverá a Missa da Catequeze no próximo domingo, dia 28, na Igreja Matriz.


2 – Missa de Ação de Graças a todos os Motoristas em Comemoração ao dia de São Cristóvão: Será no próximo domingo, dia 28, às 08h30 na Igreja Matriz. Em seguida, à partir das 09h30, bênção dos veículos na Avenida da Saudade.

3 – Pastoral da Criança: sexta-feira, dia 26, às 19h30, reunião da Pastoral da Criança, no CPP




MISSAS E COMPROMISSOS DA SEMANA
De 22 À 26 DE JULHO DE 2013


22 - Segunda-feira
18h00: Ave Maria – IRMÃS DE SÃO CAETANO
18h30: Terço – LEIGOS




23 - Terça-feira
18h00: Missa nas Irmãs – FREI ALONSO
18h30: Terço – FREI ISMAEL
19h00: Missa na Matriz – FREI ISMAEL
20h00: Reunião no Salão Paroquial (Pós Encontro ECC) – FREIS LUIZ/ ALONSO




24 - Quarta-feira
15h00: Novena de Nossa Sra. Aparecida – FREI ISMAEL
18h30: Terço –  LEIGOS
19h00: Missa na Matriz FREI ISMAEL



25 - Quinta-feira
18h30: Terço – LEIGOS
19h00: Missa na Matriz – FREI LUIZ
19h30: Missa na Água do Macuco FREI ALONSO



26 - Sexta-feira
18h00: Missa nas Irmãs – FREI ALONSO
18h30: Terço – LEANDRO
19h00: Missa na Matriz – FREI LUIZ

 

quinta-feira, 18 de julho de 2013


O 47º E.C.C.  ACONTECERÁ NESTE FINAL DE SEMANA, DIAS 19, 20 E 21 DE JULHO NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS DORES


Que Deus abençoe todos os casais que irão participar deste maravilhoso encontro!!!!


O QUE É O ECC?
O Encontro de Casais com Cristo – ECC – é um serviço da Igreja, em favor da evangelização das famílias. Procura construir o Reino de Deus, aqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo. Para isto, busca compreender o que é "ser Igreja hoje" e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a Justiça Social. A evangelização do matrimônio e da família é missão de toda a Igreja, em que todos os fiéis devem cooperar segundo as próprias condições e vocação. Deve partir do conceito exato de matrimônio e de família, à Luz da Revelação, segundo o Magistério da Igreja (Orientações pastorais sobre o matrimônio – CNBB Doc. Nº 12) (DN-pág. 13)

COMO NASCEU?
Nasceu da inquietude de um sacerdote (Pe. Alfonso Pastore) que dedicou sua vida sacerdotal à Pastoral Familiar, à Pastoral da Saúde e à Pastoral Carcerária. Teve início em 1970, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Pompéia, em São Paulo-SP. Como disse textualmente o seu fundador: "Começou porque Deus quis, e a presença e atividade do ECC no Brasil são a prova da ação de Deus na humanidade"

O ECC HOJE
O ECC atualmente é uma realidade no Brasil inteiro, de norte a sul, de leste a oeste, estando presente e atuando em 223 (Arqui)Dioceses. Está estruturado nos 16 Regionais (divisão geográfica da CNBB).
O ECC contribui de forma efetiva para que as famílias se constituam como
“Igrejas Domésticas”,
“Formadoras de Pessoas”,
“Educadoras na Fé” e
“Promotoras do Desenvolvimento”,
tendo seu lugar insubstituível no anúncio e vivência do Evangelho,
pois o “FUTURO DA HUMANIDADE PASSA PELA FAMÍLIA”.


OBJETIVOS PASTORAIS DO ECC
O Encontro de Casais com Cristo – ECC - é um SERVIÇO da Igreja para evangelizar a família, primeiro núcleo de inculturação e da evangelização, “Igreja Doméstica” e “santuário da vida”, e para despertar os casais para as pastorais paroquiais, devidamente integrados na Pastoral de Conjunto da (Arqui)Diocese.

DESENVOLVIMENTO
O ECC foi idealizado pelo Pe. Alfonso Pastore para ser desenvolvido em três etapas distintas, indispensáveis, inter-relacionadas entre si, cada uma com características e finalidades próprias. Uma etapa prepara a outra e deve ser observada a partir de um crescimento de seus integrantes e de sua comunidade.


1ª ETAPA
É o momento evangelizador e missionário, é o despertar, é o chamamento aos casais afastados da Igreja. Esta etapa visa, principalmente: despertar os casais para que vivam seu casamento de uma maneira cristã, a partir dos valores humanos e cristãos do casamento, das graças do Sacramento do Matrimônio e da Espiritualidade Conjugal, Familiar e Apostólica; inspirar um maior relacionamento entre os cônjuges e demais membros da família; levar os casais da paróquia a atuar nos seus diversos setores, abrindo-lhes possibilidades de doação e, por meio do Pós-Encontro, dar-lhes motivação para se engajarem; criar a convivência fraterna nas paróquias como o grande apelo, a grande missão do ECC.

2ª ETAPA
Esta etapa pretende levar o casal a refletir sobre o verdadeiro sentido da fé batismal, para que ele viva plenamente a mensagem de Jesus Cristo; visa ainda a dar conhecimento aos casais dos Documentos da Igreja e das Diretrizes da Ação Evangelizadora, mostrando, finalmente, o que é “ser Igreja no mundo de hoje”.

3ª ETAPA
Esta etapa vai propor aos casais uma reflexão profunda, séria e adulta do homem que vive numa sociedade cheia de injustiças, de opressão, de miséria, de egoísmo, de dominação e de marginalização; leva os casais a refletirem sobre a dignidade da pessoa humana, criada à imagem e semelhança de Deus, e seu relacionamento com os outros homens, bem como as injustiças sociais que o impedem de ser “pessoa” e viver como cristão; preparar os filhos para a realidade do dia-a-dia, para o “ser” e não para o “ter”.

ESPÍRITO DO ECC
O ECC é um serviço-escola. Não é um movimento. Não visa prender a si os casais, nem os casais devem querer ficar presos ao ECC. Apresenta-se como um “SERVIÇO DA IGREJA ÀS FAMÍLIAS DA PARÓQUIA”. É essencialmente paroquial. Esta é a característica fundamental. Pe. Alfonso Pastore chega a dizer que “quem lhe retirar essa característica (paroquialidade) arranca-lhe a alma”. O ECC é feito de casais para casais. É ainda um serviço que procura apresentar aos casais uma visão da Igreja, por meio de seus Documentos e Encíclicas, e de sua Doutrina Social.
Espiritualidade - É a tônica do ECC e se fundamenta em 5 pontos básicos:
a) DOAÇÃO – essência da vida cristã;
b) POBREZA – atitude evangélica fundamental para se colher o Reino de Deus;
c) SIMPLICIDADE – atitude que se traduz num estilo simples, espontâneo e autêntico no relacionamento com os outros.
d) ALEGRIA – nasce da certeza da vitória do bem e é experimentada no encontro, na partilha, na doação, na comunhão com o outro.
e) ORAÇÃO – é uma relação pessoal do homem com Deus em Jesus Cristo.
Juntam-se as estes valores a FRATERNIDADE, a GRATUIDADE e a MISSIONARIEDADE.


SAIBA MAIS SOBRE O FUNDADOR DO ECC NO BRASIL
O fundador do Encontro de Casais com Cristo – ECC – no Brasil foi o padre Alfonso Pastore. Nascido em Soledade, pequeno município ao norte do Rio Grande do Sul, em 8 de novembro de 1932, era o quinto filho de uma família de sete irmãos. Seus pais, José Pastore e Maria Ranzolim Pastore, eram agricultores e muito religiosos.
Ainda criança, sua família mudou-se para Iomerê, SC. Encorajada pelos pais, a única filha do casal decidiu ser freira. Com a irmã no Juvenato, aos 14 anos, Alfonso foi para o Seminário Camiliano de Iomerê, também com o apoio dos pais.
Dois anos depois, foi cursar o ginásio em São Paulo, na Vila Pompéia. O noviciado foi feito em Jaçanã, distrito de São Paulo. Foi então que conheceu um padre francês, com quem aprendeu o valor da preparação religiosa de namorados e noivos. Conviveu também com o casal Moncau e Nancy, das Equipes de Nossa Senhora, e com o casal Solero e Lia, animadores do Movimento Familiar Cristão (MFC) em toda São Paulo.
Depois de um ano em Jaçanã, ingressou no curso de Filosofia e, três anos depois, no curso de Teologia, em São Paulo. No 4º ano de teologia, foi ordenado Padre, no dia 29 de junho de 1958. De volta ao sul do país, no Paraná, Padre Alfonso dedicou-se à Pastoral Familiar e acompanhou o surgimento da Pastoral da Criança, na Diocese de Londrina.
Em abril de 1970, voltou a São Paulo, para a paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Vila Pompéia, onde se dedicou a organizar os grupos do Movimento Familiar Cristão (MFC) e as Equipes de Nossa Senhora. A partir deste trabalho, sentiu a necessidade de desenvolver um trabalho mais forte com as famílias. Levou a idéia do ECC ao Frei Lucas Moreira Neves, então Cardeal, Prefeito da Sagrada Congregação dos Bispos, o terceiro homem na hierarquia da Igreja e Assistente Estadual do MFC. Frei Lucas pediu-lhe que levasse tal idéia ao Frei Gorgulho, assessor bíblico de Dom Arns, na época, Arcebispo de São Paulo. A resposta de Frei Gorgulho chegou 20 dias depois: "Deus abençoe a proposta".
E assim, no mês de abril de 1970 foi realizado o 1º Encontro de Casais com Cristo, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Pompéia, com a presença de 20 casais. De São Paulo, o ECC foi para o Rio de Janeiro, expandindo-se para todo o país.
Padre Alfonso foi também provincial da Ordem Camiliana no Brasil. Em São Paulo, atuou na formação de seminaristas e foi capelão de hospitais. Depois iniciou seu trabalho como padre diocesano. Atuou em Vitória-ES, Paracatu-MG, Arinos-MG, dentre outras comunidades. Trabalhou com menores de rua, mães solteiras, atendia leprosários, manicômios, sanatórios psiquiátricos e presos. Além disso, publicou 16 livros, dos quais se destacam “Eu também não acreditava no amor e no poder de Jesus”, “Acolhimento”, “O Iníquio Sistema Carcerário” e “Missa de Cura e Testemunho”.
Por onde passou, Padre Alfonso deixou saudade do seu costumeiro "Viva", marcado de fé, dedicação, esperança e amor. Morreu em 2000, em Vitória, ES, aos 67 anos, às vésperas do ECC completar 30 anos, em 17 de março de 2000, devido a um câncer generalizado.
Biografia baseada no livro de Pe. Alfonso Pastore, “Construir a Fraternidade: o grande desafio. Onde está a fraqueza da Igreja”, e no texto de Éber e Vânia (Secretaria Nacional do Encontro de Casais com Cristo do ano 2000).

 

sábado, 13 de julho de 2013


Nascido em Santa Bárbara D’Oeste, em 15 de Julho, de 1938, filho de Dante Martignago e Olinda Carpin Martignago.
Entrou, em 1951, para o Seminário São Fidelis, de Piracicaba. Seguiu para a Ordem dos Frades Capuchinhos, em Taubaté, onde em dezembro 1958, fez a profissão temporária (3anos). Em dezembro de 1961, com o curso o curso de Filosofia já concluído, fez a profissão perpétua, na cidade de Mococa.
Sua Ordenação Sacerdotal foi imposta pelas mãos de Dom Evaristo de Paula (falecido), na Igreja Imaculada Conceição em São Paulo, em 27 de junho de 1965 e celebrou sua primeira missa, dois dias depois, em sua cidade natal.
Bacharelou-se em Ciências Teológicas pela Faculdade de Teologia Assunção, cursou o Instituto de Canto Gregoriano e se formou jornalista pela Faculdade Cásper Libero. Em 1976 tornou mestre em Teologia Moral pela Universidade Lateranense, de Roma.
Na Ordem dos Capuchinhos e à Igreja prestou serviços na cidade de São Paulo como Vigário Paroquial da Igreja Imaculada Conceição, Secretário da Província e Executivo da Conferência dos Capuchinhos do Brasil e Vigário Paroquial, na Igreja São José Operário. Foi redator chefe do Jornal “O São Paulo”, da Arquidiocese de São Paulo, Vigário Provincial e Ministro Provincial da Província dos Capuchinhos de São Paulo, (1987-1992).
Já pelo interior do estado foi Pároco de Votuporanga, Vigário Paroquial da Basílica de N.Sra. Aparecida, de Rio Preto; na Paróquia Sto Antonio, em Sto André; em Pereira Barreto. Foi Superior da Fraternidade e Pároco da Paróquia Imaculada Conceição, em Birigui (1996-2007) e professor de Moral Social no Curso de teologia, Presidente do Conselho dos Presbíteros da Diocese de Araçatuba, Professor de Teologia Moral, no Curso Integrado, em Nova Veneza.
Ocupou o cargo de Presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil, na IV Assembléia Latino-Americana, (ALAC), no Peru; Presidente do Secretariado dos Capuchinhos para a América latina (SECAL). Nomeado Presidente da Comissão Internacional para redação dos Estatutos das Conferências dos Superiores Maiores e participou da redação de dois capítulos gerais da Ordem dos Frades Capuchinhos, em Roma.
É professor de Teologia Moral na Faculdade João Paulo II, em Marília e na Escola de Teologia para leigos, em Piracicaba.
Está como pároco em Cândido Mota, na Paróquia N.Sra. das Dores, desde, 2008 aonde chegou incentivando e valorizando o trabalho dos leigos nas comunidades.
Admirador da Dra. Zilda Arns apoiou desde sua chegada as pastorais já existentes e incentivou a formação de novas pastorais. Suas visitas nas Celebrações da Vida (Dia do Peso) são esperadas com alegria pelas coordenadoras e mães da Pastoral da Criança.
Percebeu com muita sensibilidade o talento agrícola da cidade e idealizou a já tradicional e popular Festa do Milho, onde há quatro anos os paroquianos vivenciam ações de solidariedade, caridade e confraternização.
É um dedicado orientador da Pastoral Catequética, ministra mensalmente a formação para os catequistas da paróquia, orienta os ministros da Eucaristia e equipes litúrgicas.
Frei Ismael é um catequista incansável, por onde passa deixa a marca de pastor acolhedor. Com maravilhosas homilias arrebanha e evangeliza suas ovelhas. Apresenta Cristo e seus mandamentos para nossa vida cotidiana. O Cristo humano e divino que nos quer mais santos a cada dia, no amor ao próximo.
Seus editoriais no Jornal Paróquia em Ação são outra fonte de conhecimento evangélico e litúrgico.
É atencioso no recebimento de seus irmãos de Ordem, de amigos que o visitam em sua casa e está sempre disposto para auxiliar os que lhe procuram.

Parabéns Frei Ismael, que Deus o proteja sempre com Suas bênçãos!

AVISOS PAROQUIAIS


1 – Semana Missionária Diocesana: Convidamos a Comunidade e, especialmente a juventude para participarem da Missa de abertura da Semana Missionária Diocesana, terça-feira, dia 16 às 19h00 na Catedral de Assis, e do encerramento desta semana, dia 20, sábado, às 17h00 na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Vila Prudenciana em Assis. Neste dia será feito o envio dos jovens para a Jornada Mundial da Juventude.
MISSAS E COMPROMISSOS DA SEMANA
De 15 À 19 DE JULHO DE 2013

15 - Segunda-feira – Aniversário do Frei Ismael
18h00: Ave Maria – IRMÃS DE SÃO CAETANO
18h30: Terço – LEIGOS


16 - Terça-feira
18h00: Missa nas Irmãs – FREI JOSÉ
18h30: Terço – FREI ALONSO
19h00: Missa na Matriz – FREI ALONSO


17 - Quarta-feira
15h00: Novena de Nossa Sra. Aparecida – FREI ALONSO
18h30: Terço – LEIGOS
19h00: Missa na Matriz FREI JOSÉ
20h00: Vigília no Santuário (Encontristas - ECC) FREI ALONSO

18 - Quinta-feira
18h30: Terço – FREI ISMAEL
19h00: Missa na Matriz – FREI ISMAEL
20h00: Missa na Matriz (Missa de Entrega do ECC) – FREI ALONSO

19 - Sexta-feira – ECC na Paróquia
18h00: Missa nas Irmãs – FREI JOSÉ
18h30: Terço – LEANDRO
19h00: Missa na Matriz – FREI LUIZ