sábado, 13 de julho de 2013


Nascido em Santa Bárbara D’Oeste, em 15 de Julho, de 1938, filho de Dante Martignago e Olinda Carpin Martignago.
Entrou, em 1951, para o Seminário São Fidelis, de Piracicaba. Seguiu para a Ordem dos Frades Capuchinhos, em Taubaté, onde em dezembro 1958, fez a profissão temporária (3anos). Em dezembro de 1961, com o curso o curso de Filosofia já concluído, fez a profissão perpétua, na cidade de Mococa.
Sua Ordenação Sacerdotal foi imposta pelas mãos de Dom Evaristo de Paula (falecido), na Igreja Imaculada Conceição em São Paulo, em 27 de junho de 1965 e celebrou sua primeira missa, dois dias depois, em sua cidade natal.
Bacharelou-se em Ciências Teológicas pela Faculdade de Teologia Assunção, cursou o Instituto de Canto Gregoriano e se formou jornalista pela Faculdade Cásper Libero. Em 1976 tornou mestre em Teologia Moral pela Universidade Lateranense, de Roma.
Na Ordem dos Capuchinhos e à Igreja prestou serviços na cidade de São Paulo como Vigário Paroquial da Igreja Imaculada Conceição, Secretário da Província e Executivo da Conferência dos Capuchinhos do Brasil e Vigário Paroquial, na Igreja São José Operário. Foi redator chefe do Jornal “O São Paulo”, da Arquidiocese de São Paulo, Vigário Provincial e Ministro Provincial da Província dos Capuchinhos de São Paulo, (1987-1992).
Já pelo interior do estado foi Pároco de Votuporanga, Vigário Paroquial da Basílica de N.Sra. Aparecida, de Rio Preto; na Paróquia Sto Antonio, em Sto André; em Pereira Barreto. Foi Superior da Fraternidade e Pároco da Paróquia Imaculada Conceição, em Birigui (1996-2007) e professor de Moral Social no Curso de teologia, Presidente do Conselho dos Presbíteros da Diocese de Araçatuba, Professor de Teologia Moral, no Curso Integrado, em Nova Veneza.
Ocupou o cargo de Presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil, na IV Assembléia Latino-Americana, (ALAC), no Peru; Presidente do Secretariado dos Capuchinhos para a América latina (SECAL). Nomeado Presidente da Comissão Internacional para redação dos Estatutos das Conferências dos Superiores Maiores e participou da redação de dois capítulos gerais da Ordem dos Frades Capuchinhos, em Roma.
É professor de Teologia Moral na Faculdade João Paulo II, em Marília e na Escola de Teologia para leigos, em Piracicaba.
Está como pároco em Cândido Mota, na Paróquia N.Sra. das Dores, desde, 2008 aonde chegou incentivando e valorizando o trabalho dos leigos nas comunidades.
Admirador da Dra. Zilda Arns apoiou desde sua chegada as pastorais já existentes e incentivou a formação de novas pastorais. Suas visitas nas Celebrações da Vida (Dia do Peso) são esperadas com alegria pelas coordenadoras e mães da Pastoral da Criança.
Percebeu com muita sensibilidade o talento agrícola da cidade e idealizou a já tradicional e popular Festa do Milho, onde há quatro anos os paroquianos vivenciam ações de solidariedade, caridade e confraternização.
É um dedicado orientador da Pastoral Catequética, ministra mensalmente a formação para os catequistas da paróquia, orienta os ministros da Eucaristia e equipes litúrgicas.
Frei Ismael é um catequista incansável, por onde passa deixa a marca de pastor acolhedor. Com maravilhosas homilias arrebanha e evangeliza suas ovelhas. Apresenta Cristo e seus mandamentos para nossa vida cotidiana. O Cristo humano e divino que nos quer mais santos a cada dia, no amor ao próximo.
Seus editoriais no Jornal Paróquia em Ação são outra fonte de conhecimento evangélico e litúrgico.
É atencioso no recebimento de seus irmãos de Ordem, de amigos que o visitam em sua casa e está sempre disposto para auxiliar os que lhe procuram.

Parabéns Frei Ismael, que Deus o proteja sempre com Suas bênçãos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário