quarta-feira, 28 de agosto de 2013



O mês de setembro é dedicado à Bíblia na Igreja Católica por causa de São Jerônimo que faleceu a 30 de setembro de 420, e que teve um papel decisivo na difusão da Bíblia no Ocidente, com sua tradução da Bíblia direta do aramaico e do hebraico para o latim, quanto aos livros do Primeiro Testamento.  Como o Segundo Testamento foi escrito em grego, traduziu também este para o latim. Traduziu então a Bíblia toda para o latim.  Esta tradução de São Jerônimo chama-se Vulgata. Vulgus em latim significa povo. Vulgata então significa: “Bíblia traduzida em linguagem popular”. Ele fez esta tradução fiel para que o povo pudesse ler, em linguagem correta, mas de modo simples e popular a Palavra de Deus.
A palavra bíblia vem do grego biblon que significa livro. Bíblia é o plural. Isto é, não se trata de um só livro, mas de uma coleção de livros que nos trazem a Palavra de Deus, e que foram inspirados pelo Espírito Santo, para nos ensinar o caminho da verdade que nos leva ao contato com Deus que nos fala e nos leva à Salvação. Para os católicos a Bíblia é uma coleção de 73 livros, 46 do Primeiro Testamento e 27 do Segundo Testamento.
O que está escrito na Bíblia, em geral, chegou até os homens, em primeiro lugar pela tradição. Só depois o que a tradição oral transmitia, foi comunicado por escrito. Por exemplo: os quatro evangelhos primeiro foram vividos e comunicados oralmente nas comunidades. Somente depois recebeu sua elaboração por escrito. Por isso dizemos que as fontes da fé são duas: a Tradição e a Escritura.
 O fundamento da fé está na Palavra revelada por Deus aos homens através dos acontecimentos narrados por homens inspirados divinamente e que também comentaram esses acontecimentos, dando-lhes o verdadeiro sentido. O comentarista definitivo da Palavra de Deus foi Jesus Cristo, que não só a comentou mas que também a viveu  nos acontecimentos decisivos de sua vida, desde  sua encarnação, paixão, morte, ressurreição e ascensão ao céu.
É na Bíblia que essencialmente encontramos o caminho da salvação. Tudo o que diz respeito à finalidade do homem e de sua salvação, está na Bíblia. Daí ser essencial ao cristão conhecer  os ensinamentos bíblicos, quer lendo, quer escutando com atenção sua leitura, quer estudando ou ouvindo as explicações de quem sabe e está autorizado a comunicar o que Deus tem a dizer, para o nosso bem total e definitivo.
                                                        Frei Ismael Martignago - Pároco

Nenhum comentário:

Postar um comentário