quinta-feira, 10 de outubro de 2013

“SANTA MARIA, MÃE DE DEUS! ROGAI POR NÓS, 
QUE RECORREMOS A VÓS!”


“No terceiro dia, houve uma festa de casamento em Caná da Galiléia, e a mãe de Jesus estava aí. Jesus também tinha sido convidado para essa festa de casamento, junto com seus discípulos. Faltou vinho e a mãe de Jesus lhe disse: «Eles não têm mais vinhoJesus respondeu: «Mulher, que existe entre nós? Minha hora ainda não chegou5 A mãe de Jesus disse aos que estavam servindo: «Façam o que ele mandar.»” (Jo. 2,1-4)

Cada Evangelista, quando fala de Maria, procura destacar algumas qualidades da Mãe de Jesus.  João, ao falar de Maria, pergunta duas coisas: Qual é o lugar de Maria na missão de Jesus? Como ele contribui na comunidade dos discípulos de Jesus? A partir destas questões, ele nos apresenta as seguintes qualidades de Maria:
1 - Maria é uma mãe preocupada e atenta as necessidades de seus filhos. É a mãe que intercede junto a Jesus, seu filho, pelos seus filhos queridos: “Eles não tem mais vinho”. Era como se ela tivesse dito: “Não está vendo que todos estão aflitos, acabou o vinho e, sem vinho, não tem mais festa, acabou a alegria, faça alguma coisa.” Mãe é sinônimo de preocupação.  Está sempre preocupada com alguma coisa: se o filho ou a filha está bem; se está faltando alguma coisa; se a casa está arrumada ou não; se está tudo em ordem e assim vai... Maria também é assim, preocupada e atenta às necessidades de seus filhos e filhas.
É muito interessante notar que grande parte das aparições de Maria sempre se dá em momentos de agonia, aflição, sofrimento... É caso de Nossa Senhora Aparecida, nossa padroeira. “A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada por dois pescadores do Rio Paraíba do Sul, na região de  Guaratinguetá, estado de São Paulo, por volta do ano de 1717. Os pescadores Domingos Martins Garcia, João Alves e Filipe  Pedroso já pescavam há bastante tempo, sem que conseguissem tirar peixe algum das águas do rio. Foi quando João trouxe em sua rede a parte correspondente ao corpo da imagem e, depois, lançando a rede um pouco mais distante, trouxe nela a cabeça da Senhora. Dali por diante, a pescaria tornou-se copiosa e, receosos de que a quantidade de peixe trazida para os barcos ocasionasse um naufrágio, os três amigos voltaram para casa, trazendo a imagem e contando a todos o prodígio que haviam vivido.”
São inúmeros os títulos dado a Maria que relacionados ao sofrimento e a dor do povo e a certeza de que, rogando a Nossa Senhora, “ela não vai nos deixar na mão”, como diz o dito popular. Relacionei alguns títulos, só por curiosidade: Nossa senhora do Amparo; N.Sra. Auxiliadora; N.Sra. da Boa morte; N.Sra. da Boa viagem; N. Sra. Do Bom conselho; N. Sra. Do Sucesso; N. Sra. Dos Aflitos; N. Sra. Aparecida; N. Sra. Dos Desamparados; N. Sra. Desatadora de nós; N. Sra. da Cabeça; N. Sra. das dores; N. Sra. das Graças; N. Sra. da Guia; N. Sra. Medianeira de todas as graças; N. Sra. dos Navegantes;N. Sra. dos Necessidades; N. Sra. da Ajuda;  N. Sra. do Perpétuo Socorro; N. Sra. dos Pobres e dos Desamparados; N. Sra. do trabalho; N. Sra. do caminho; N. Sra. da vitória, dentre tantos outros...São mais de 1000 os títulos dado a Maria em todo o Mundo... Ela é a Nossa Senhora do Povo, do povo Brasileiro.
Neste mês de outubro, mês do Rosário de Nossa Senhora, mais uma vez, queremos recorrer à sua maternal intercessão, pelas nossas necessidades, pedindo a ela, que é Mãe de Deus e nossa mãe, que rogue por todos e cada um de nós junto a seu filho Jesus. Temos certeza de que quem faz o milagre é Jesus, “Deus verdadeiro de Deus verdadeiro” ,mas, recorremos à mãe de Deus para recebermos a graça de que mais necessitamos.
2 - Maria é aquela que confia em Jesus e nos leva até ele: “Façam tudo o que ele disser”. Estas palavras têm uma força muito grande. Ele está diretamente relacionada com uma outra frase de Maria no Evangelho de São Lucas: “Eis aqui a serva do Senhor,faça-se em mim segundo a sua vontade”. Maria, não só realiza a vontade de Deus em sua vida, como também nos orienta a fazer a mesma coisa. Perfeita discípula, seguidora de seu Filho, nos ensina a sermos verdadeiros e verdadeiras discípulos e discípulas de Jesus. Qual a vontade de Deus para nós? Ela continua nos dizendo ainda hoje: “Vale a pena buscar a vontade de Jesus, ouvir suas palavras, seguir seus ensinamentos, testemunhar seu evangelho”.
Queremos pedir a Maria  que ela nos ensine a ter confiança, esperança em Jesus, em todos os momentos e situações da nossa vida. Queremos rogar a Nossa Senhora, pedindo que ela nos ajude a compreender, da mesma forma que ela compreendeu, que Jesus é o EMANUEL, o Deus Conosco para sempre.

Frei Alonso Aparecido Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário