segunda-feira, 20 de julho de 2015

RITO DO MATRIMÔNIO FORA DA MISSA
Ritual Ordinário do Sacramento do Matrimônio fora da Missa a ser utilizado pelos noivos e cerimonialistas na Diocese de Assis



Diocese de Assis

1- A celebração do matrimônio deve ser uma verdadeira festa, tanto para os noivos como para seus familiares e convidados. Uma festa naturalmente de cunho religioso.
2- A ornamentação seja simples e de bom gosto. Evitem-se os gastos supérfluos e qualquer ostentação que não seja condizente com o espírito cristão. Caso haja mais que uma celebração do Matrimônio na mesma igreja ou oratório, procurem os noivos organizar os enfeites da igreja em comum acordo.
3- São estas as músicas que poderão ser executadas:
a)- Missas de matrimônio;
b)- Músicas para ocasiões avulsas;
c)- Músicas populares cuja mensagem esteja de acordo com a doutrina cristã referente ao matrimônio;
d)- Músicas selecionadas da Harpa de Sião;
e)- Músicas sacras;
f)- Marchas nupciais
g)- Músicas chamadas evocativas;
4- Não poderão ser executadas as seguintes músicas:
a)- Músicas de filmes eróticos;
b)- Músicas de trilhas sonoras que evoquem filmes ou novelas;
c)- Músicas populares de amor e das paradas de sucesso.
5- A critério do pároco, pode-se também celebrar casamentos nas capelas, tanto rurais como urbanas. Pode-se ainda ser concedida a transferência para a realização do matrimônio em outras paróquias.
6- O Decreto da Diocese de Assis-SP n° 567, registrado no livro 03, página 106, datado de 01 de outubro de 2010 estabelece que é “expressamente proibido a realização do Sacramento do Matrimônio fora do ambiente eclesial”. Portanto, não se celebrem casamentos em chácaras, sítios e clubes que não tenham capela aberta ao público, isto é, capela particular que não tenha comunhão integrante com a Comunidade Paroquial local.
7- Não se celebrem casamentos aos domingos. Nos outros dias, o último horário é normalmente às 18 horas. O pároco decida sobre a possibilidade de um horário depois das 18 horas.
8- A diocese permite a celebração ecumênica dos casamentos, dentro das normas estabelecidas no Diretório ecumênico da CNBB n° 21 desde que a recepção do consentimento matrimonial seja feita pelo pároco ou por quem faz as suas vezes.
9- Pelo Acordo firmado entre o Brasil e a Santa Sé, se tornou possível o efeito civil do casamento através da realização da celebração conforme as leis canônicas. (cf. Acordo entre a República Federativa do Brasil e a Santa Sé relativo ao estatuto jurídico da Igreja Católica no Brasil, art.12).
10- Exige-se ao menos duas testemunhas oficiais.
11- Realizado o matrimônio, este deve ser registrado no livro de casamentos da paróquia. Após as notificações feitas às paróquias de onde vieram as certidões de batismo, o processo seja arquivado na paróquia. Cuidem os párocos ao receberem as notificações, de inscrevê-las à margem do respectivo livro de batismo.
12- O consentimento dos pais é necessário para menores de 18 anos.
13- É proibida a realização deste sacramento no Sábado Santo.
14- Fica determinado que todos aqueles que prestam serviço como cerimonialistas na realização deste sacramento, devem seguir as orientações próprias do ritual do matrimônio. (anexo 2)

A - CELEBRAÇÃO DO MATRIMÔNIO
Fica estabelecido, como propôe o rito abaixo , quanto a celebração do matrimônio, o seguinte :
1 - Entradas : Padrinhos, Noivo, Noiva e alianças.  As demais entradas estão proibidas.
2 - Horário : Em respeito aos  que trabalham na Igreja (sacristão, padre, etc), aos padrinhos e convidados, exige-se pontualidade na cerimônia, com tolerância de 15 minutos de atraso.
3 -  Em respeito à igreja e a quem nela trabalha e participa ; Em respeito à natureza ; Para evitar acidentes : Fica proibido o uso de arroz, papel picado, etc, na porta e nas dependências da igreja durante e ao final da celebração do casamento.

B - RITO DO MATRIMÔNIO
- Entrada dos Padrinhos

Comentário Inicial.: Estimados amigos, com grande alegria viemos participar desta celebração do sacramento do Matrimônio. Vamos acolher o noivo N., Em seguida acolheremos a noiva N.,
Hoje N. e N. vêm confirmar diante de Deus e da Igreja aqui reunida, sua decisão de, em nome de Cristo Jesus, se unirem em Matrimônio. E todos nós, como povo de Deus reunido,  somos convidados a celebrar com os noivos o amor de Deus, manifestado a nós em Jesus Cristo, e esse amor é vivido e testemunhado pelos esposos cristãos.

- Entrada do Noivo
- Entrada da Noiva

SAUDAÇÃO DO PRESIDENTE

O Sacerdote diz:
Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
Ass: Amém!
O sacerdote voltado para o povo diz:
A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo
estejam convosco!

Ass: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
O ministro faz uma breve alocução aos  noivos e aos presentes, predispondo-os à celebração do Matrimônio, com estas palavras:
N. N., a Igreja participa da vossa alegria e vos recebe de coração, assim como a vossos pais, parentes e amigos, neste dia em que, diante de Deus, nosso Pai, ireis firmar entre vós uma aliança para toda a vida. Que o Senhor vos ouça neste dia de tanta felicidade, E vos mande o auxílio celeste, E assim vos conserve por muito tempo, E vos conceda muitas graças, segundo o vosso coração, e vos realize todas as vossas aspirações.

O ministro, de mãos estendidas, reza esta oração:
Ó Deus, que deste o princípio santificastes misteriosamente a união conjugal para prefigurar no casamento o mistério do Cristo e da Igreja, dai a N. e N. realizar em sua vida este grande sacramento. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, Na unidade do Espírito Santo.

Ass: Amém!

LITURGIA DA PALAVRA

Comentário : Vamos ouvir a Palavra de Deus. Antes de realizar o sacramento, a Igreja costuma lembrar o sentido do amor conjugal no plano de Deus, manifestado na História da Salvação e em Cristo Jesus.

1ª Leitura (opcional)
                       
Salmo responsorial  (opcional)

- Aclamação ao Evangelho

Evangelho (Escolher o texto)

Homilia
RITO SACRAMENTAL DO MATRIMÔNIO

Comentário: Neste momento, através do diálogo, os noivos manifestam sua disposição quanto às exigências do Matrimônio cristão para, então, exprimirem o seu consentimento.
Em seguida, estando todos de pé, o ministro se dirige aos noivos com estas palavras:
Caros noivos, N. e N., viestes a esta igreja para que, na presença do sacerdote e da comunidade cristã, a vossa decisão de contrair Matrimônio seja marcada por Cristo com um sinal sagrado. Cristo abençoa com generosidade o vosso amor conjugal.
Já vos tendo consagrado pelo batismo, vai enriquecer e fortalecer-vos agora com o sacramento do Matrimônio, para que sejais fiéis um ao outro por toda a vida  e possais assumir todos os deveres do Matrimônio.

DIÁLOGO ANTES DO CONSENTIMENTO

O ministro interroga-os quanto à liberdade, à fidelidade e à aceitação e educação dos filhos.
O ministro:
N. e N., viestes aqui para unir-vos em Matrimônio. Por isso, eu vos pergunto perante a Igreja:
é de livre e espontânea vontade que o fazeis?

Cada um dos noivos responde:
Sim

O ministro:
Abraçando o Matrimônio, ides prometer amor e fidelidade um ao outro. É por toda a vida que o prometeis?
Cada um dos noivos responde:
Sim
O ministro:
Estais dispostos a receber com amor os filhos que Deus vos confiar, educando-os na lei de Cristo e da Igreja?
Cada um dos noivos responde:
Sim
CONSENTIMENTO

O ministro convida os noivos a manifestar o seu consentimento:
Para manifestar o vosso consentimento em selar a sagrada aliança do matrimônio, diante de Deus e de sua Igreja, aqui reunida, dai um ao outro a mão direita.
O noivo diz:
Eu, N., te recebo, N., por minha esposa e te prometo ser fiel, amar-te e respeitar-te na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida.
A noiva diz:
Eu, N.,  te recebo, N., por meu esposo e te prometo ser fiel, amar-te e respeitar-te na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida.

ACEITAÇÃO DO CONSENTIMENTO

Acolhendo o consentimento, o ministro declara:
O Deus de Abraão, o Deus de Isaac, o Deus de Jacó, o Deus que abençoou os nossos primeiros pais no p
 araíso confirme e abençoe em Cristo este compromisso que manifestastes perante a Igreja.  Ninguém separe o que Deus uniu!
BENÇÃO E ENTREGA DAS ALIANÇAS

Comentário.: Acompanhemos, agora, a entrada, a bênção e a entrega das alianças. Elas simbolizam o amor recíproco e a fidelidade na união conjugal.

- Entrada das alianças

O ministro diz:
Ó Deus, que fizestes aliança conosco, abençoai as alianças de N. e N., para que estes vossos filhos permaneçam fiéis um ao outro e amem-se mutuamente em vossa paz. Por Cristo, nosso Senhor.

Ass.: Amém!

O ministro asperge e entrega as alianças aos esposos.
O esposo coloca a aliança no dedo anular da esposa, dizendo:
N., recebe esta aliança em sinal do meu amor e da minha fidelidade.
Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.

A esposa coloca a aliança no dedo anular do esposo, dizendo:
N., recebe esta aliança em sinal do meu amor e da minha fidelidade.
Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.

ORAÇÃO DOS FIÉIS

Quem preside convida a todos para as preces, dizendo:
Irmãos e irmãs em Cristo, lembrando a graça especial com que Deus quis abençoar e consagrar o amor destes nossos irmãos N. e N., vamos confiá-los ao Senhor.
- Para que estes nossos irmãos N. e N.,   agora santamente unidos em Matrimônio,   possam gozar de saúde e paz,  rezemos ao Senhor.
R.: Senhor, escutai a nossa prece

- Para que abençoe a sua união,   como abençoou as bodas de Caná,  rezemos ao Senhor.

- Para que Deus lhes dê o amor e a paz,   e assim testemunhem o nome de cristãos,  rezemos ao  Senhor.

- Por todo o povo cristão,   para que cresça sempre mais na santidade de vida,   e por todos os que passam dificuldades,   para que alcancem o auxílio da divina graça,  rezemos ao Senhor.

- Por todos os casais aqui presentes,   para que o Espírito Santo renove neles   a graça deste sacramento,  rezemos ao Senhor.

 ministro conclui, dizendo:
Infundi, Senhor, nos corações destes esposos O espírito do vosso amor, para que sejam um só coração e uma só alma, e nada possa separar os que unistes, nem afligir os que abençoastes. Por Cristo, nosso Senhor.

Ass.: Amém!

BÊNÇÃO NUPCIAL

Os esposos se ajoelham.
O ministro convida os presentes à oração:
Irmãos e irmãs em Cristo, peçamos a Deus por N. e N., que iniciam a vida matrimonial e se aproximam deste altar para participar do Corpo e do Sangue de Cristo, a fim de que permaneçam unidos no seu amor.

E todos rezam algum tempo em silêncio. Em seguida, de mãos estendidas sobre os esposos, prossegue com a oração:
Após a Bênção Nupcial : Oração do Pai Nosso
Após a Oração do Pai Nosso : Celebração do Casamento Civil (se houver)
ÓSCULO NUPCIAL
O ministro convida os noivos ao ósculo nupcial
Alegres por selarem entre si a aliança matrimonial, diante de Deus e da Igreja aqui reunida, convido o noivo para beijar a noiva.

BÊNÇÃO FINAL

O Senhor esteja convosco.
Ass: Ele está no meio de nós.
A todos vós, aqui reunidos, abençoe-vos Deus todo-poderoso,
Pai e Filho e Espírito Santo.
Ass: Amém!
E o ministro conclui:
Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe.
Ass.: Graças a Deus.

- Canto Final

Frei Alonso Aparecido Pires - pároco

Cândido Mota, 20 de julho de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário