quarta-feira, 1 de julho de 2015

SANTAS MISSÕES POPULARES FRANCISCANAS
21 à 28 de junho de 2015
         

Acabamos de realizar, de celebrar, em nossa cidade de Cândido Mota, em Nossa paróquia de Nossa Senhora das Dores, de 21 a 28 de junho PP., as Santas Missões populares franciscanas.
As Santas Missões são uma experiência profunda e viva de Deus no coração das massas. É um jeito, uma iniciativa que uma comunidade toma para firmar e fortalecer a sua própria fé e, também, uma maneira de se conscientizar: um jeito novo de evangelizar hoje. “O nosso batismo nos põe em movimento. “A nossa vida é para ser gasta em direção dos outros: Ide pelo mundo inteiro...” São Santas, “porque são inspiradas na missão de Jesus de Nazaré, possibilitando “uma experiência profunda, existencial, envolvente com a Trindade Santa, fonte de vida e liberdade”. Porque é um tempo que a graça de Deus nos concede para reavivarmos a nossa fé e o nosso compromisso com Jesus e com a comunidade, “tempo favorável por excelência, o dia da salvação” (2Cor 6,2).
Missão é viver e cultivar a comunhão, atendendo ao desejo de Jesus que nos pede no Evangelho de São João: Pai, que todos sejam um... para que o mundo creia que tu me enviaste (Jo 17). Ela é necessária porque há ainda muitas pessoas afastadas da comunidade. Por isso, elas acontecem no meio do povo e com o povo, a partir de sua realidade local.
As Santas Missões têm como objetivo principal:
EVANGELIZAR,
·         A partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo,
·         Como Igreja discípula, missionária e profética,
·         Alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia,
·         À luz da evangélica opção preferencial pelos pobres,
·         Para que todos tenham vida,
·         Rumo ao Reino definitivo. (cf. Jo 10,10)
(DIRETRIZES GERAIS DA AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL 2011 – 2015 - Documento 94 da CNBB)
Desta forma, As Santas Missões Franciscanas, além de ser um tempo de graça, é formadora de novos missionários e missionárias e assume a máxima responsabilidade de “Testemunhar a vida plena de Cristo, mas também testemunhar a vida contra a cultura da morte no hoje da história. O mundo de hoje, marcado pela violência, pela morte, pela destruição lenta da vida com meios desumanos, precisa receber o testemunho da ressurreição. A ressurreição de Jesus não é apenas reanimação de um cadáver. É a chegada de tempos novos e de uma história nova, tempos e história que Deus inaugura com a pessoa, a mensagem, a ressurreição de Cristo, pelo “permanência” do Espírito Santo, agente principal e termo da evangelização” (Dom Clóvis Frainer).
Seguindo os passos de Jesus Cristo, e em comunhão com a Igreja, assumimos, dentro do nosso Carisma Franciscano, o projeto de Evangelização proposto pela CNBB, nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para os anos de 2011-2015.
A partir do tema: Jesus Cristo, “Caminho, Verdade e Vida” (Jo 14,6) a cada dia trabalha-se os seguintes sub-temas:
 - Igreja em estado permanente de missão; (Domingo, 21 de junho, 19h30: Celebração de envio): os missionários e missionárias, sacerdotes, religiosas e leigos, foram apresentados e enviados a todas as comunidades de nossa Paróquia na celebração de envio realizada na Igreja Matriz, Frutal do Campo, Alexandria e Porto Almeida às 19h30.
- Igreja: casa da iniciação à vida cristã; (segunda-feira, 22 de junho, 19h30: Celebração com as crianças): Em todas as comunidades foram celebradas missas com atenção especial às crianças de nossa cidade, com a participação especial dos catequistas e catequizandos da primeira eucaristia e perseverança de nossa paróquia. Ao final da celebração, foram distribuídos presentes, doces, etc, para a criançada.
- Igreja a serviço da vida plena para todos; (terça-feira, 23 de junho, 19h30: Celebração da solidariedade): foi proposto, neste dia, aos irmãos e irmãs trazerem para a celebração da missa, 2 quilos de alimentos para serem abençoados, 1 quilo para ser doado e 1 quilo para ser levado de volta para casa. Quando partilhamos o que somos e temos, sobra para todos e não falta para ninguém. Isso é solidariedade...
- Igreja: a grande família de Deus. (quarta-feira, 24 de junho, 19h30: Celebração com as famílias e casais): nesta missa voltada para a família, as casas renovaram os seus compromissos matrimoniais e, ao final da celebração, os maridos presentearam as suas esposas com flores. Foi uma celebração rica de significados e emocionante para todos, especialmente para os casais presentes.
- Igreja: comunidade de comunidades; (quinta-feira, 25 de junho, 19h30: Celebração da Luz): Todas as comunidades da cidade se reuniram no pátio da FEPASA e de lá seguiram em procissão com velas acesas até a igreja matriz. Jesus nos convida a sermos o sal da terra e luz do mundo, pela prática das boas atitudes. Este compromisso começou no dia do nosso batismo. Por isso, neste, dia, o ponto alto da celebração, foi a renovação das promessas batismais, benção e aspersão com a água benta. Também Frutal do Campo, Alexandria e Porto Almeida fizeram procissão e celebração da luz.
- Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral; (sexta-feira, 26 de junho, 19h30: Celebração penitencial): começamos este dia penitencial com a celebração da missa pelo falecidos no cemitério municipal às 6hs da manhã com a participação de grande número de fiéis. “Não nascemos para morrer, morremos para ressuscitar”. As 15hs, na Igreja Matriz, nos reunimos para rezar pelos enfermos com a celebração da missa da saúde. Ao final da missa, celebramos o sacramento da unção dos enfermos. À noite, 19h30, em todas as comunidades, celebramos a penitência. Durante o dia, atendemos confissões.
Sábado, dia 27 de junho tivemos quatro atividades:
1.      Pedalada franciscana pela paz com as crianças saindo da matriz em direção à Igreja de Santa Terezinha e retornando à praça da Matriz, as 9hs da manhã.
2.      As 15hs encontro com a juventude e com as lideranças no CPP, para estudo e avaliação. Foi, sem dúvida, um momento muito forte de alegria e partilha.
3.      As 19h30, na Igreja Matriz, celebração festiva pelas bodas de ouro de vida sacerdotal de Frei Saul Peron e pelas bodas de prata de vida sacerdotal de Frei Alonso Aparecido Pires, com a participação de toda a comunidade, sacerdotes, missionários e missionárias... Logo após a missa, todos foram convidados para uma confraternização no salão paroquial... Só festa e alegria.
No domingo, dia 28 de junho, 8h30, na Igreja Matriz, missa de encerramento das santas missões com a presença de nosso bispo diocesano, Dom José Benedito Simão. Após a missa, seguimos em procissão em direção a Igreja de Santa Clara para colocação e benção do cruzeiro.
Terminamos a semana missionária, com um almoço de “despedida” para os missionários na cozinha nova, na Igreja matriz.
Para colocar em prática estes objetivos, as Santas Missões Franciscanas de São Paulo contam sempre com a presença de: 
·         Frades (Padres e Religiosos);
·         Irmãs Franciscanas de diversas Congregações;
·         Membros da Ordem Franciscana Secular;
·         Leigos e leigas Missionários;
·         Estudantes (rapazes e moças), que postulam a Vida Religiosa.
 Os missionários são os operários do Senhor com o grande desejo de trabalharem na Construção do Reino, no Vigor e na Ternura da simplicidade Francisclariana.
O número de missionários que trabalha numa Paróquia depende da realidade e necessidade da mesma. Durante as Missões, os missionários hospedam-se nas casas das famílias, formando e fazendo acontecer a Fraternidade desejada por Jesus e vivenciada por São Francisco de Assis. Em nossa paróquia, participarem cerca de 50 missionários.
Outro momento forte das santas missões foram as visitas:
·         Às Famílias
·         Aos enfermos
·         Aos asilos
·         Às escolas: professores e alunos
·         A APAE
·         Aos órgãos públicos
·         Às creches
·         Às entidades
·         Às associações
·         Outras
Para bênçãos e outras atividades.
Deus abençoe a todos por tudo o que foi realizado em nossa Paróquia.

Frei Alonso - pároco

Nenhum comentário:

Postar um comentário