quinta-feira, 17 de maio de 2012

5º PLANO DIOCESANO DE PASTORAL

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS DORES – CÂNDIDO MOTA
Para a Assembléia Regional, 17 de maio de 2012 – Vila Glória - Assis
Quanto às duas prioridades solicitadas, rumo ao 5º Plano Diocesano de Pastoral, houve praticamente uma unanimidade nos encontros dos grupos de pastoral e de movimentos da Paróquia, unanimidade sempre baseada no Documento de Aparecida.
1. Na linha da Missão:
O conteúdo do Capítulo IX: Família, pessoas e vida. Todos os grupos consideraram que a realidade principal que deve ser evangelizada no momento, é a família. A desestruturação da família parece ser a origem dos grandes males que a nossa sociedade enfrenta hoje. A queda dos valores familiares; o ataque e a agressão que a família sofre diariamente na mídia; a irresponsabilidade dos pais, que leva à perda do sentido da hierarquia e à falta do respeito; as facilidades legais, cada vez mais ampliadas pelo poder público, em favor da separação; a confusão dos gêneros (dois do mesmo gênero podem formar uma família e adotar filhos); o desconhecimento da sacramentalidade dos laços familiares, são alguns dos pontos negativos que levam à desestruturação da família. Destruida a família, está destruída a sociedade primária onde a criança aprende a socializar-se com os laços do amor, da solidariedade, das boas maneiras, do respeito que leva à idéia de cidadania, e,  em conseqüência da falta destes aspectos da educação, que devem ser transmitidas no tempo certo, não se chega também ao sentimento de moralidade, tornando tudo permissível. Os pais perdem sua função na educação, sem a autoridade para impor os limites sadios, a adolescência fica então à deriva, perde-se o valor da dignidade da mulher e da vida, e consequentemente,  segue com facilidade a  dissolução da juventude nos vícios do sexo, do álcool e da droga. Por isso o ponto principal da missão deve ser o resgate dos valores da família.
2. Na Linha do Discipulado:
Na linha do discipulado, também foi praticamente unânime a escolha dos elementos do Capítulo VI do Documento de Aparecida, principalmente o conteúdo dos números 128 a 133. A preocupação de Jesus foi a formação dos seus discípulos. Além do chamado a segui-lo, neste próprio chamado Jesus incluíu a missão. Mas esta missão parte de uma compreensão de quem é Jesus. O conhecimento de Jesus e de sua missão é essencial para o discípulo. Isto a história demonstra muito claramente no exemplo dos Apóstolos: segundo Marcos 16, 19-20: vendo que Jesus tinha sido arrebatado “... saíram a pregar por toda parte, agindo com eles o Senhor”, e nos Atos dos Apóstolos 1, 11: dois anjos disseram: “Homens da Galiléia, por que estais a olhar para céu”? O elemento principal que se percebeu nas aspirações dos grupos é o conhecimento de Jesus. No modo como se expressaram descobre-se o que se entende por  catequese querigmática e permanente, com mais acompanhamento e zelo dos pastores, mais formação para os leigos que leve em conta não só o conhecimento, mas  uma adesão mais decidida e consciente a Cristo e sua Igreja, e uma espiritualidade mais forte. Deste conhecimento prático, o discipulado pode fluir mais facilmente. * 
 Nota: Os elementos contidos nestas duas prioridades escolhidas não foram inventadas pela equipe de análise e redação, mas apenas colocadas em ordem, quando as sugestões estavam dispersas nas diversas respostas dos grupos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário