quarta-feira, 9 de maio de 2012

MENSAGEM É MAIS DO QUE UMA SIMPLES DOUTRINA

Pontos estudados na última formação dos catequistas da Paróquia em 06/05/12.

1.  Quando na catequese se fala de conteúdo, pensa-se logo, em geral  na doutrina. Mensagem é mais do que uma doutrina, ou de uma lista de pontos que levam  a um comportamento. Isto  pode-se  chamar de simples  comportamento moral. A catequese é mais que isso. Segundo João Paulo II, é uma mensagem: “Quem diz mensagem diz algo mais que doutrina. Quantas doutrinas de fato jamais chegaram a ser mensagem. A mensagem  não se limita  a propor idéias: ela exige uma resposta, pois é uma interpelação  ( isto é, uma provocação) entre pessoas, entre aquele que propõe e aquele que responde. A mensagem é vida. Cristo anunciou a Boa-Nova, a Salvação e a felicidade: ‘Felizes os pobres no espírito, felizes os mansos, felizes os perseguidos  por causa da justiça...’ (Pronunciamento do Papa João Paulo II em Porto Alegre em 5 de julho de l980). Nas bemaventuranças, Cristo não expõe simplesmente uma doutrina, como aliás em todo o Evangelho. Ao mesmo tempo que expõe, Ele propõe como uma provocação que exige uma resposta de vida.

2. Jesus Cristo não é uma doutrina. Ele é um fato que muda o destino do mundo e dos homens. Por fidelidade e obediência ao Pai que o enviou, Ele se entrega livremente à morte: torna-se o verdadeiro cordeiro que tira o pecado do mundo. Por isso é o Senhor Salvador e Filho de Deus quando ressuscita e vai morar à direita do Pai. Ele se torna o condutor de todos ao Pai. Chegar ao Pai é a nossa meta final. Só Jesus Cristo pode fazer isso: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém vai ao Pai, senão por mim (João 14, 6; 12,35). É Ele que revela o Espírito Santo e com o Pai Ele envia este Espírito, que por sua vez, nos une a Jesus e assim forma a Igreja, Povo de Deus, que somos nós, unidos por uma só fé e pelos sacramentos na Igreja que é o Corpo de Cristo, no qual Cristo é a Cabeça e nós os membros.

3. Contudo, a Igreja só é Igreja se for uma imagem verdadeira (ícone) desta Comunidade da Trindade. O mistério da Santíssima Trindade, revelado em Jesus Cristo, é um Deus-Comunhão do Pai, do Filho e do Espírito Santo conosco, formando a família de Deus. É por isso que nos amamos. Este é o Centro da fé  e da vida cristã. Como se vê,  é mais do que um ensinamento, uma simples doutrina. É vida. O convite a viver isso, é a mensagem  salvadora do Evangelho. Ao viver isso é que nos tornamos imagem e semelhança de Deus   (criados à imagem e semelhança de Deus). Isto deve ser sentido também na vida da família e da sociedade. A sociedade não cristã se não reflete nas suas relações esta realidade.

- Trabalho realizado em grupos:
 Foram lidos e discutidos  estes pontos em grupos que tentaram  verificar o quanto a catequese é capaz de transmitir isso aos catequizandos.                                                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário