terça-feira, 10 de julho de 2012

A PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS DORES SE DESPEDE DE PADRE MARCOS ANTÔNIO DAMASCENO
"Guarda-me ó Deus, pois em Ti me refugio" (Salmo16)
Pe. Marcos Antônio Damasceno, nos deixou na noite de sábado, dia 07 de julho, em um trágico acidente próximo a Gardênia, quando ia celebrar a Santa Missa na Capela daquele Distrito. Seu corpo foi velado na Capela de São Sebastião, em Nantes, onde houve missa de corpo presente às 10h00 da manhã presidida por nosso Bispo Diocesano Dom Benedito José Simão. Por volta das 14h30 o corpo de Pe. Marcos chegou a Cândido Mota, onde foi velado na Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, havendo missa às 16h00 e às 19h30 no domingo. Fiéis de todas as comunidades por onde Pe. Marcos exerceu seu ministério, vieram a Cândido Mota prestar sua ultima homenagem.
Na manhã de segunda-feira, Dom Simão presidiu a ultima missa de corpo presente às 09h00, concelebrada pelo Pároco de Cândido Mota Frei Ismael Martignago, os demais freis de nossa Paróquia e diversos Padres Diocesanos.



Pe. David José Martins, Vigário Geral da Diocese de Assis, prestou sua homenagem a Pe. Marcos, exaltando seus esforços e lutas para alcançar seu sonho de exercer o Ministério Sacerdotal

"AME SIMPLESMENTE, PORQUE NADA NEM NINGUÉM
CONSEGUE ACABAR COM UM AMOR SEM EXPLICAÇÃO!"(Irmã Dulce)

Padre Damasceno muito se esforçou para ser padre. Quantas lutas, quantas noites escuras e amava seu ministério. Sou testemunha disto. Mas foi levado pelo Senhor e agora temos um intercessor junto ao Deus Misericordioso por todos nós. Esta frase de Irmã Dulce, diz muito sobre ele e este fato, que parece mentira, mas é a mais pura verdade: descanse em paz. Nunca o esquecerei, sua alegria, sua presença amiga e sua dedicação nesta comunidade de Nantes. Dia 02 de outubro de 2011 fui até lá, como Vigário Geral apresenta-lo a esta comunidade. Tive esta graça de ver seu trabalho muito bem realizado... quanto zelo.... Seja feliz no colo do BOM PASTOR, pois seu lema de ordenação foi: "TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE".
Quanta luta para sua ordenação...mas você venceu. Amém!
Padre David José Martins
Vigário Geral de Assis, Moderador da Cúria e Pároco da Basílica São Vicente de Paulo, em Assis / SP, mas o mais importante, SEU IRMÃO DE PRESBITÉRIO

Dom Simão durante sua homilia, fez um apelo as autoridades de nossa região para que valorizassem a vida de seus cidadãos, dando maior atenção aos reparos das pistas que ligam nossas cidades, pois foi em virtude da má conservação dessas estradas que Pe. Marcos, tentando desviar de um buraco na pista sofreu o acidente que lhe tirou a vida. O bispo também partilhou para toda comunidade os anseios e projetos de Pe. Marcos para com a Comunidade de Nantes, onde exercia seu Ministério, bem como seu desejo de trabalhar com os jovens, preparando-os para a Jornada Mundial da Juventude.

Pe. Marcos Antônio Damasceno:  Nasceu em Cândido Mota no dia 31 de outubro de 1976,  seus pais são: Aparecido Fernandes Damasceno e Joaquina Maria dos Santos Feitor Damasceno, dois irmãos: Fabio Damasceno e Aline Damasceno. Foi batizado na Paróquia Nossa Senhora das Dores de Cândido Mota no dia 28 de novembro de 1976 fez a 1ª Eucaristia na Igreja do Asilo São Vicente de Paulo em Cândido Mota no dia 27 de novembro de 1987. O sacerdote que presidiu a celebração, foi Frei Eraldo Bortoletto. Foi crismado na Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores de Cândido Mota no dia 20 de novembro de 2001, pelo Bispo Dom Antônio de Sousa.Entrou no Seminário Diocesano São José em Assis no dia 02 de fevereiro de 2002, sendo recebido pelo Reitor Padre José David Espessotti. De 2003 a 2005, fez o curso filosófico na USC – Universidade do Sagrado Coração, cursando no Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus, em Marília. De 2006 a 2009, fez o curso teológico no ITRA – Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos, em Marília. No dia 30 de setembro de 2007, recebeu os ministérios de leitor e acólito na Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança, em Lutécia. Aos 11 de dezembro de 2009, foi ordenado Diácono pelas mãos do Bispo Dom José Benedito Simão, na Catedral Diocesana do Sagrado Coração de Jesus , em Assis. No dia19 de agosto de 2011 foi Ordenado Presbítero pelas mãos do Bispo Diocesano Dom José Benedito Simão, na Paróquia Nossa Senhora das Dores , em Cândido Mota.
Trabalhos Pastorais:
2002 – Asilo São Vicente de Paulo – Água do Matão (Assis)
2003 – Pastoral Social Diocesana (Cáritas)
2004 – Pastoral da Juventude Diocesana
2005 a 2006 – Paróquia São Sebastião (Cruzália)
2007 a 2008 – Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança (Lutécia)
2009 – Paróquia Nossa Senhora das Dores – Vila Operária (Assis)
2010 – Diaconato na Paróquia Santo Antônio (Quatá)
2011 – Diaconato na Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Vila Prudenciana (Assis)
2011-2012- Vigário Paroquial-Iepê - Nantes
2012 -Assessor e Coordenador da Campanha da Fraternidade na Diocesede Assis.

Os Frades Capuchinhos, juntamente com toda a Paróquia, através dos seus conselhos, pastorais e comunidades, agradecemos a Deus, pelo dom da vida e do Sacerdócio de Padre Marcos Antônio Damasceno e ao mesmo tempo que agradecemos seus pais e toda a família pela oferta que fizeram a Deus, na pessoa do Pe. Damasceno, desejam que a esperança seja a luz que guia a todos, pois sabemos em quem nós acreditamos: em Jesus Cristo Morto e Ressuscitado, Senhor da Vida e garantia de nossa ressurreição.

 
Frei Ismael Martignago
Frei José de Oliveira
Frei Luiz Gonzaga dos Santos Filho
Frei Anderson Luis de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário