sexta-feira, 31 de agosto de 2012




O mês de setembro é dedicado à Bíblia na Igreja Católica por causa de São Jerônimo que faleceu a 30 de setembro de 420, e que  teve um papel decisivo na difusão da Bíblia no Ocidente, com sua tradução da Bíblia direta do aramaico e do hebraico, quanto aos livros do Antigo Testamento,  e do grego, quanto aos livros do Novo Testamento, para o latim popular. A Bíblia traduzida em latim veio a ser chamada de Vulgata. Vulgo em latim significa povo. Chama-se então Vulgata a Bíblia traduzida por ele, para significar a “Bíblia traduzida em linguagem popular”. Ele fez esta tradução fiel para que o povo pudesse ler, em linguagem correta, mas de modo simples e popular a Palavra de Deus.
A palavra bíblia vem do grego biblon que significa livro. Bíblia  é o plural. Isto é, não se trata de um só livro, mas de uma coleção de livros que nos trazem a Palavra de Deus, e que foram inspirados pelo Espírito Santo para nos ensinar o caminho da verdade que nos leva ao contato com Deus que nos fala e nos leva à Salvação.
O que está escrito chegou até os homens em primeiro lugar pela tradição. O fundamento da fá está na Palavra revelada por Deus aos homens através dos acontecimentos narrados por homens inspirados divinamente e que também  comentaram esses acontecimentos, dando-lhes o verdadeiro sentido. O comentarista definitivo da  Palavra de Deus foi Jesus Cristo, que não só a comentou mas viveu  que a viveu também nos acontecimentos decisivos, na sua encarnação, paixão, morte e ressurreição.
A Palavra de Deus, em primeiro lugar, foi comunicada oralmente, e depois de uma longa tradição, passou a ser escrita. O Antigo Testamento começou a ser escrito depois do ano novecentos antes de Cristo e terminou quase um século depois do seu nascimento. Os evangelhos só começaram a ser escritos  depois do ano quarenta e oito após sua morte e ressurreição. Por isso a fé vem da Palavra de Deus que tem  duas fontes: a tradição e a escritura. Da tradição em primeiro lugar, e depois da escritura que perpetua entre os homens a Palavra de Deus.
É na Bíblia  que essencialmente encontramos o caminho da salvação. Tudo o que diz respeito à finalidade do homem e de sua salvação está na Bíblia. Daí ser essencial ao cristão conhecer  os ensinamentos bíblicos, quer lendo, quer escutando com atenção, o que Deus tem a dizer e ordenar para o nosso bem total e definitivo.
Frei Ismael Martignago - Pároco




Seja feliz! Conheça, leia e medite a Palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário