quarta-feira, 3 de abril de 2013

A PÁSCOA E O TEMPO PASCAL


A Páscoa

O Domingo da Ressurreição ou de Páscoa é a festa mais importante para todos os católicos, já que com a Ressurreição de Jesus é quando adquire sentido toda nossa religião. Cristo triunfou sobre a morte e com isto nos abriu as portas do Céu. Na Missa dominical recordamos de uma maneira especial esta grande alegria. Acende-se o Círio Pascal que representa a luz de Cristo ressuscitado e que permanecerá acesso até o dia da Ascensão, quando Jesus sobe ao Céu.
A Ressurreição de Jesus é um fato histórico, cujas provas entre outras, são o sepulcro vazio e os numerosos aparecimentos de Jesus Cristo a seus apóstolos. Quando celebramos a Ressurreição de Cristo, estamos celebrando também nossa própria libertação. Celebramos a derrota do pecado e da morte.
Na Ressurreição encontramos a chave da esperança cristã: se Jesus esta vivo e esta junto a nos, “que podemos temer?”, “que nos pode preocupar?”. Qualquer sofrimento adquire sentido com a Ressurreição, pois podemos devemos estar seguros que, depois de uma curta vida na terra, se somos fieis, chegaremos a uma vida nova e eterna, na qual gozaremos de Deus para sempre. São Paulo nos diz: “Se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.” (I Coríntios 15,14).
Se Jesus não ressuscitasse, suas palavras ficaram no ar, suas promessas ficaram sem se cumprir e duvidaríamos que fosse realmente Deus. Mas, como Jesus ressuscitou, então sabemos que venceu à morte e ao pecado; sabemos que Jesus é Deus, sabemos que nós ressuscitaremos também, sabemos que ganhou para nós a vida eterna e desta maneira, toda nossa vida adquire sentido.
A Ressurreição é fonte de profunda alegria. A partir dela, nos os cristãos não podemos viver mais com faces tristes. Devemos ter face de ressuscitados, demonstrar ao mundo nossa alegria porque Jesus venceu a morte. A Ressurreição é uma luz para os homens e cada cristão deve irradiar essa mesma luz a todos os homens os fazendo partícipes da alegria da Ressurreição por meio de suas palavras, seu testemunho e seu trabalho apostólico.
Devemos estar verdadeiramente alegres pela Ressurreição de Jesus Cristo, nosso Senhor. Neste tempo de Páscoa que começa, devemos aproveitar todas as graças que Deus nos dá para crescer em nossa fé e seremos melhores cristãos. Vivamos com profundidade este tempo.


O Tempo Pascal


Com o Domingo de Ressurreição começa um Tempo Pascal, no qual recordamos o tempo que Jesus permaneceu com os apóstolos antes de subir aos céus, durante a festa da Ascensão.
A festa da Páscoa é tão importante, que em um só dia não é suficiente para festeja-la. Por isso a Igreja fixou uma oitava de Páscoa (oito dias) para contemplar a Ressurreição e um Tempo Pascal (cinquenta dias) para seguir festejando a Ressurreição do Senhor. Neste tempo:
1.       Usa-se o branco nas missas próprias desse tempo litúrgico. É muito comum usar a palavra Aleluia no fim de antífonas.
2.       Usa-se o Círio Pascal em todas as missas desse tempo litúrgico.
3.       Fala-se muito de ressurreição e de vida eterna.
4.       Fala-se muito do Batismo.
5.       Canta-se o Glória todos os dias.
6.       É um tempo liturgico que não exige penitências, nem jejuns, nem abstinências; ficando, porém, a escolha de cada um.
7.       O Tempo Pascal é composto pelos seguintes domingos:
·         Domingo de Páscoa na Ressurreição do Senhor
·         Oitava da Páscoa - semana que procede a Páscoa
·         2º Domingo da Páscoa: Domingo da Divina Misericórdia
·         3º Domingo da Páscoa
·         4º Domingo da Páscoa: Dia do Bom Pastor, e Dia mundial de orações pelas Vocações
·         5º Domingo da Páscoa
·         6º Domingo da Pácoa
·         7º Domingo da Páscoa: Ascensão do Senhor
·         Pentecostes

Festas móveis devido à Páscoa
A festa da Páscoa determina as seguintes festas: Domingo de Pentecostes: domingo após da Ascensão do Senhor. Festa da Santíssima Trindade: domingo após de Pentecostes. Festa do Sagrado Coração de Jesus: sexta-feira após o 2º domingo de Pentecostes. Festa do Sagrado Coração de Maria: sábado após a Festa do Sagrado Coração de Jesus. Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, ou Solenidade do Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, ou Corpus Christ: quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade.

( Fontes: Paróquia Imaculado Coração de Maria – Santos (www.coracaodemaria.org.br) e wikipédia (tempo pascal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário